GINECOMASTIA - A LIPOASPIRAÇÃO DAS MAMAS MASCULINAS
Ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento excessivo do tecido da região mamária masculina e ocorre nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e velhice), sem estar diretamente ligado a uma doença. Além da questão hormonal, o uso excessivo de álcool e drogas pode ocasionar este problema. Independentemente da causa, a maioria dos homens com ginecomastia sofre por ter “mamas” com formato feminino ou volume maior do que o esperado.
Técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração (a mais simples), lipoaspiração ultrassônica (para os que precisam retirar maior quantidade de gordura) e mastoplastia redutora (nos pacientes com excesso de pele).
A cirurgia plástica de ginecomastia consiste em um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola (mamilo). A cicatriz não é aparente e fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um patologista. A anestesia utilizada é a local ou geral, dependendo da preferência do paciente e do anestesista.
A cicatriz da ginecomastia fica localizada entre a dobra das mamas e o abdômen. Apresenta-se avermelhada nos primeiros meses e depois fica com a mesma coloração da pele. O resultado é alcançado no período de seis meses e um ano, conforme amadurecimento da cicatriz. Durante o procedimento é realizada uma lipoaspiração a fim de aprimorar o contorno e equilíbrio do volume da região. É possível visualizar 80% da forma definitiva do procedimento já a partir do segundo mês.
• Fatores que desencadeiam a ginecomastia - Predisposição genética - Uso de álcool e drogas - Medicamentos - Desequilíbrio hormonal e do peso corpóreo
Algumas patologias só podem ser realmente diagnosticadas a partir do exame de biópsia. Para isso, é necessária a remoção de um fragmento para estudo laboratorial.
Resumo técnico
Nome técnico: após a adolescência, quando cessar o crescimento
Idade recomendada: após a adolescência, quando cessar o crescimento
Anestesia: local com sedação
Duração da cirurgia: em média 1h30
Permanência na clínica: aproximadamente 8 horas
Cicatriz: discreta
Pré-operatório: exames de laboratório e arquivo radiográfico (mamografia)
Pós-operatório: colete utilizado durante um mês, no mínimo
Tempo de recuperação: após uma semana, a pessoa pode retomar as atividades normais
Veja os destaques dos nossos eventos
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Unidade Paulista
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Produzido por: