Fale Conosco Pelo Whatsapp

Aumentar, reduzir, empinar os seios, corrigir assimetrias — sim, tudo isso é possível com a cirurgia plástica! Porém, as pacientes que chegam ao consultório procurando esses procedimentos têm, geralmente, muitas dúvidas a respeito da cicatriz da mamoplastia.

Se você também é uma dessas mulheres que gostariam de fazer uma cirurgia nos seios, mas têm um pouco de receio por causa da cicatriz, este post vai ajudá-la.

Vamos explicar como ficam as marcas depois de cada um dos diferentes tipos de mamoplastia. Então continue a leitura para saber tudo sobre este assunto!

Onde e como fica a cicatriz da mamoplastia?

Esta resposta depende de uma série de fatores, especialmente do tipo de mamoplastia realizada e também da técnica que o médico utiliza.

Na verdade, todas as cirurgias plásticas nas mamas recebem o nome de mamoplastia. Por isso, vamos explicar melhor cada uma dessas possibilidades:

Cicatriz da mamoplastia de aumento

Dentre todas as mamoplastias, o aumento de seios é a cirurgia menos complexa. Até mesmo por isso ela gera a menor cicatriz.

Mamoplastia Master Health

Neste procedimento o médico faz uma abertura para colocar a prótese de silicone na paciente. Assim, sua cicatriz é a mais discreta.

Como fica a cicatriz da mamoplastia de aumento?

A cicatriz da mamoplastia de aumento depende da técnica que o médico escolhe para colocar a prótese e o local da incisão, que é o corte.

Então conheça as diferentes opções:

Cicatriz após colocar silicone através da axila

Existe a possibilidade de colocar o silicone através da axila, embora os médicos dificilmente optem por esta técnica. Esta incisão é conhecida como transaxilar.

Neste caso, o médico faz um pequeno corte em alguma dobra abaixo do braço, na região da axila. Então ele abre um caminho para colocar a prótese atrás do seio.

Quando a paciente coloca a prótese por meio da incisão transaxilar, não existe nenhuma cicatriz visível na mama. Na maior parte do tempo, as pessoas também não veem o corte na axila.

Porém, caso a mulher use uma blusa sem mangas e levante os braços, haverá ali uma marca discreta da cirurgia e quem conhece o procedimento sabe que se trata da colocação de silicone.

No entanto, os médicos raramente utilizam a incisão transaxilar. Geralmente, sua recomendação se restringe a casos muito sérios de tendência a queloides.

Este tipo de cirurgia não permite que a mulher coloque uma prótese de tamanho grande, implica em um risco um pouco maior de deslocamento e exige técnicas e instrumentos cirúrgicos específicos.

Por todos esses motivos, é pouco provável que o médico utilize a incisão transaxilar em sua cirurgia.

Cicatriz da mamoplastia de aumento realizada através da aréola

Colocar a prótese de silicone através da aréola é outra possibilidade, embora os médicos não escolham essa alternativa com frequência.

Na incisão periareolar, o médico faz uma incisão em volta da aréola, exatamente na divisão entre a parte mais clara da mama e o bico do peito, que é mais escuro.

Assim, depois da cirurgia, apenas quem vê a paciente sem sutiã ou biquíni consegue visualizar a cicatriz. Ainda assim, ela pode ser praticamente imperceptível.

A cicatriz da mamoplastia de aumento realizada com incisão periareolar é uma linha fina que circunda a aréola.

Portanto, por estar em uma região onde naturalmente existe um contraste de cores, ela se parece apenas com um simples contorno.

Apesar disso, a incisão periareolar também é pouco utilizada pelos médicos. Afinal, como a prótese passa pela circunferência da aréola, não é possível inserir um silicone de tamanho maior.

Além disso, para abrir passagem para a prótese, o médico precisa cortar uma série de ductos lactíferos, dificultando uma possível amamentação posterior.

Cicatriz da mamoplastia de aumento com incisão inframamária

Quando o médico faz a incisão inframamária, isso significa que ele coloca a prótese por meio de um corte na dobra abaixo da mama.

Portanto, ele faz uma incisão que segue a curva da parte inferior do seio, mas a extensão deste corte é variável.

Na maioria das mulheres, esta linha tem entre 3 e 4 centímetros de extensão. Porém, se a paciente deseja uma prótese realmente grande, o corte pode chegar a 6 centímetros.

Depois da cirurgia plástica, a mama forma uma dobra natural nesta região. Assim, a cicatriz fica escondida até mesmo quando a mulher está de frente e sem roupa.

A cicatriz só aparece em situações muito específicas, como quando ela levanta os braços, ao deitar de barriga para cima sem roupas, entre outras.

Porém, na maior parte do tempo a cicatriz fica imperceptível para as outras pessoas. É praticamente impossível saber que a mulher colocou silicone.

Além da cicatriz discreta, a incisão inframamária tem uma série de vantagens. Ela permite total acesso à parte de trás da glândula mamária e a colocação de uma prótese de tamanho maior.

A incisão inframamária também permite que o médico abra o espaço onde ele colocará a prótese em meio a tecidos que sangram pouco.

Portanto, além de reduzir o risco de um sangramento maior durante a cirurgia, o próprio procedimento se torna mais rápido.

Por essas e outras vantagens, a incisão inframamária é a queridinha da maioria dos cirurgiões plásticos.

Cicatriz da mamoplastia redutora e mastopexia

Tanto a mamoplastia redutora quanto a mastopexia têm cicatrizes muito parecidas. Portanto, a única diferença é o objetivo de cada cirurgia.

Conheça cada uma delas a seguir:

Mamoplastia redutora

Como o próprio nome indica, a mamoplastia redutora tem o objetivo de diminuir o volume dos seios.

Afinal, muitas mulheres não desejam ter mamas tão grandes. Além do incômodo estético, elas podem ter prejuízos funcionais.

Entre esses prejuízos funcionais, destacamos as dores nas costas e pescoço, assaduras frequentes e até mesmo a dificuldade para comprar roupas.

Portanto, muitas mulheres precisam recorrer a esta cirurgia para melhorar sua autoestima, saúde osteomuscular e qualidade de vida.

Existe a mamoplastia redutora sem prótese de silicone e também com prótese.

Na mamoplastia redutora sem prótese, o médico retira gordura da mama, uma parte da própria glândula mamária e trechos de pele para que o seio fique firme.

Porém, em outros casos, essas etapas não são suficientes. Durante o exame clínico, o médico observa que a paciente tem muita gordura na mama, mas pouco tecido glandular.

Então, caso ele apenas retire a gordura, a mama não ficará com um volume adequado e proporcional. Por isso, ele adiciona uma prótese de silicone para deixar os seios no tamanho e formato adequados.

O resultado da mamoplastia redutora, com ou sem prótese, é deixar os seios em um tamanho proporcional ao corpo, resultando em beleza e harmonia.

Mastopexia ou lifting de mamas

Na mastopexia ou lifting de mamas, o objetivo não é alterar o tamanho dos seios e sim deixá-los firmes e empinados.

Afinal, por diversos motivos, a paciente pode ter um excesso de pele nas mamas. Isso acontece principalmente com a idade, variações de peso ou após a gravidez e amamentação.

Então o médico precisa retirar o excesso de pele dos seios e remodelar a mama para que ela fique firme e na posição correta, com as aréolas apontando para a frente.

Assim como a mamoplastia redutora, a mastopexia também pode ser realizada com ou sem prótese de silicone.

Tudo dependerá do tamanho dos seios que a paciente deseja, de suas medidas corporais e do volume e densidade de sua glândula mamária.

Como fica a cicatriz da mamoplastia redutora e da mastopexia?

Como já adiantamos, as cicatrizes dessas duas cirurgias são semelhantes. Isso acontece porque o tamanho e o local das incisões não depende do objetivo do procedimento e sim da extensão do problema.

Veja quais são as cicatrizes possíveis:

Cicatriz periareolar

Quando a paciente precisa reduzir apenas um pouco do volume das mamas ou tem uma flacidez bem discreta, ela pode ter uma cicatriz periareolar.

Neste caso, o médico faz um corte em volta da aréola e retira apenas um pequeno trecho de pele e de outros tecidos. Então a cicatriz será um risco fino em volta do bico do seio.

Porém, a verdade é que a maioria das pacientes não chega ao consultório para corrigir uma flacidez discreta ou para diminuir um pouco o seio.

Assim, elas precisam usar outros tipos de incisão e têm uma cicatriz de formato diferente, como você verá nos próximos tópicos.

Cicatriz em formato de pirulito

A paciente fica com uma cicatriz em formato de pirulito quando o médico precisa retirar uma extensão maior de pele e de outros tecidos da mama.

Portanto, ele faz uma incisão circular em volta da aréola e, em seguida, um segundo corte vertical que desce a partir do bico do seio.

A extensão deste corte depende da quantidade de pele e tecido que o médico precisa retirar. Porém, em muitos casos, ele chega ao sulco abaixo da mama.

Depois que a cirurgia termina e o médico fecha todas as incisões, a cicatriz adquire o formato de um pirulito.

Cicatriz em formato de âncora

Na cicatriz em formato de âncora, o médico faz três incisões no seio da paciente: um círculo em volta da aréola, a linha vertical e também um traço que segue a curvatura do sulco inframamário.

Por meio dessas aberturas estratégicas, o cirurgião consegue retirar um grande trecho de pele, além de gordura e partes da própria glândula mamária.

Ao final do procedimento, o resultado é uma cicatriz em forma de âncora, com uma curva na parte de baixo, uma linha vertical e o círculo em volta da aréola.

Porém, ela fica escondida sob o sutiã ou biquíni e, com exceção do parceiro que vê a paciente sem essas peças, outras pessoas não conseguem ver a cicatriz.

Agora você já sabe como fica a cicatriz da mamoplastia após a cirurgia. Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica?

Então não perca tempo! Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder os próximos conteúdos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.