Fale Conosco Pelo Whatsapp

Afinal, onde ficará a minha cicatriz depois de colocar silicone? Para responder esta pergunta tão frequente nas clínicas de cirurgia plástica, precisamos conhecer as possibilidades de incisão da mamoplastia de aumento.

Se você ainda não conhece essas possibilidades ou não sabe quando o médico opta por cada uma delas, continue a leitura deste post! Vamos abordar este assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

Incisão periareolar na mamoplastia de aumento

Na incisão periareolar, o cirurgião faz um corte em torno da aréola da paciente. Assim, por meio deste espaço, ele abre uma passagem para levar o silicone até à loja, que fica atrás da glândula mamária ou do músculo peitoral.

A principal vantagem da incisão periareolar é a cicatriz. Afinal, como existe uma diferença natural de coloração entre a aréola e a pele normal do seio, as marcas da cirurgia ficam muito discretas.

Depois que o processo de cicatrização se completa, a cicatriz é apenas uma linha que contorna a aréola. Portanto, é um local que disfarça completamente a marca da cirurgia.

No entanto, a incisão periareolar tem duas desvantagens. A primeira é que, devido ao diâmetro da aréola, que é o limite da abertura, a mulher nem sempre consegue colocar ali uma prótese do tamanho que ela deseja.

Mamoplastia Master Health

Assim, caso a mulher queira colocar uma prótese grande, o médico precisará usar outro tipo de incisão. Esta não permite uma variação tão ampla no volume.

A segunda desvantagem está relacionada à amamentação. Para criar a abertura e inserir a prótese, o médico precisa cortar algumas estruturas presentes na anatomia da mama, inclusive dutos mamários.

Portanto, mesmo com a glândula mamária produzindo leite normalmente, nem sempre esse alimento chegará na quantidade adequada aos mamilos. Por isso, os médicos raramente utilizam esta técnica em mulheres na idade fértil.

Incisão da mamoplastia de aumento transaxilar

Uma das possibilidades é colocar o silicone por meio de uma incisão nas axilas. Então, neste caso, ele faz um corte em uma das dobras que a paciente tem debaixo do braço, onde fica a cicatriz visível.

Como você pode imaginar, não é tão fácil conduzir uma prótese colocada na axila até o local adequado, que é atrás do músculo ou da glândula mamária. Por isso, o cirurgião precisa abrir toda esta passagem com muito cuidado.

Colocar silicone por uma incisão nas axilas exige muita perícia, especialização no procedimento e o uso de instrumentos cirúrgicos especiais, diferentes dos convencionais.

Na verdade, essa é uma técnica com uma série de desvantagens. Portanto, vamos falar dessas desvantagens no próximo tópico:

Desvantagens da incisão da mamoplastia de aumento transaxilar

Colocar silicone pela axila não é a forma mais simples de realizar a cirurgia plástica. Afinal, como já mencionamos, o procedimento exige técnicas e até mesmo instrumentos cirúrgicos diferenciados.

Além disso, o espaço para que a prótese seja inserida se torna muito mais estreito. Portanto, mesmo que a paciente queira colocar um silicone de maior volume, ela terá que se contentar com um implante menor.

Outra desvantagem é que a cicatriz fica embaixo do braço. Assim, todas as vezes que a paciente usar uma blusa sem mangas e levantar os braços, as pessoas verão ali a cicatriz da mamoplastia.

O pós-operatório da mamoplastia de aumento com incisão transaxilar também tende a ser mais doloroso, com a paciente tendo que tomar um cuidado ainda maior com a movimentação dos braços.

Enfim, o uso desta técnica também pode trazer algumas complicações no pós-operatório. Entre todas as possibilidades de incisão, esta é a que tem maiores chances de deslocamento da prótese.

Embora não seja um evento tão frequente, a prótese sobe através do caminho aberto para sua entrada. Esse problema é mais comum quando se realiza a incisão transaxilar do que os outros tipos de incisão.

Indicações para a incisão transaxilar

Mas se colocar o silicone pela axila tem todas essas desvantagens, por que os médicos ainda utilizam a incisão transaxilar? Na verdade, essa é uma escolha realizada em situações bastante específicas.

A incisão transaxilar é indicada quando a paciente sabe que tem uma propensão muito significativa à formação de queloides. Assim, nesses casos, a pele da axila está menos suscetível à formação de uma cicatriz inestética.

Porém, ainda nesses casos, é cada vez menos comum utilizar a incisão transaxilar. Muitos cirurgiões preferem colocar o silicone por um corte abaixo do seio e complementar o pós-operatório com procedimentos.

Fitas de silicone, injeções de corticoide, laser e betaterapia são alguns recursos para tratar a pele caso apareçam os primeiros sinais da formação de queloides.

Então, na maioria das vezes é mais simples fazer uma incisão inframamária e complementar com esses procedimentos do que colocar o silicone através da axila.

Incisão da mamoplastia de aumento no sulco inframamário

Definitivamente, a incisão inframamária é hoje a mais utilizada pelos cirurgiões plásticos. Trata-se de um corte que pode ter entre 3 e 6 centímetros feito no sulco (dobra) abaixo da mama.

A incisão inframamária tem uma série de vantagens. Em primeiro lugar, ela dá fácil acesso à região que fica atrás da glândula mamária, onde o cirurgião abrirá a loja.

Mesmo se o plano é colocar a prótese por trás do músculo, o cirurgião tem fácil acesso a esse local também. Portanto, isso reduz o tempo cirúrgico, o que traz muitos benefícios à paciente.

Outra vantagem desta incisão é o fato de que o médico precisa descolar tecidos para abrir a loja. Os tecidos desta região se separam mais facilmente uns dos outros, agilizando esta etapa.

E como se isso não bastasse, esses tecidos também permitem um controle maior do sangramento. Portanto, isso reduz os riscos da cirurgia e aumenta a segurança da paciente.

Finalmente, a incisão inframamária não tem os mesmos limites de espaço que as anteriores. Assim, o médico consegue inserir até mesmo uma prótese de tamanho maior sem nenhum problema.

Então, caso a paciente deseje uma prótese realmente bem grande, o médico só precisa fazer uma incisão mais longa. Porém, na maioria dos casos, o corte tem uma extensão pequena, que varia entre 3 e 4 centímetros.

A cicatriz fica extremamente escondida. Tanto o sutiã quanto o biquíni a cobrem naturalmente. Até mesmo quando a mulher está nua ela não aparece, pois a mama tem um caimento natural que cobre o sulco inframamário.

Por todas essas vantagens, a incisão inframamária é a mais realizada atualmente. Então, a menos que você tenha alguma condição clínica muito diferenciada, essa provavelmente será a escolha do médico.

Quer saber mais?

Agora que você já sabe quais são os locais da incisão da mamoplastia de aumento, que tal conferir nosso guia completo da prótese de silicone? É só clicar no link e acessar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.