Fale Conosco Pelo Whatsapp

Para a maioria de nós, o sorriso é praticamente o cartão de visitas do rosto. Mas o que acontece quando a pessoa se sente muito incomodada, seja séria ou sorrindo, porque os lábios são assimétricos? É possível corrigir uma boca torta?

Para descobrir esta resposta, você precisa entender que este problema costuma ter diversas causas. Assim, o tratamento e as soluções dependem de uma série de fatores. Vamos falar sobre cada um deles neste post. Então, continue a leitura e entenda quais são os procedimentos que podem ajudá-lo a corrigir a boca torta.

O que causa a boca torta?

A boca torta é um problema estético que pode ter diversas causas. Algumas delas, inclusive, são condições médicas muito sérias, como acidente vascular cerebral (AVC) — conhecido popularmente como derrame — esclerose múltipla, doença de Parkinson, tumores cerebrais ou que afetam nervos faciais…

Da mesma forma, a boca pode ter um problema de assimetria por causas mais simples e até temporárias. A paralisia de Bell, por exemplo, é uma condição em que a pessoa sofre com a paralisação dos músculos de um lado do rosto devido um dano ou inflamação do nervo facial. Porém, a maioria das pessoas se recupera totalmente com o tempo.

Existem ainda casos em que a boca entorta devido a distúrbios temporomandibulares (DTM), ou seja, a articulação que conecta a mandíbula ao crânio. O desalinhamento desta articulação pode deixar a boca torta e o tratamento pode exigir desde o alinhamento com placas até a cirurgia.

Não podemos nos esquecer, também, dos traumas e lesões. Muitas vezes, a pessoa nasce com a face relativamente simétrica, mas pode sofrer acidentes e outras intercorrências que danificam os nervos ou músculos faciais, causando a boca torta.

Finalmente, não poderíamos deixar de nos lembrar de que alguns desvios na estrutura facial são congênitos. Portanto, a pessoa nasce com esta condição devido a fatores genéticos ou intercorrências no desenvolvimento fetal.

Algumas vezes, esta característica genética pode resultar em uma assimetria simples. Outras vezes, ela envolve transtornos congênitos e de desenvolvimento como a fissura labial, lábio leporino, microssomia hemifacial, síndromes de Goldenhar, Treacher Collins, Pierre Robins e Moebius, entre outras.

O fato é que, como você pode perceber, existem diversas causas para a boca torta. Da mesma forma, as soluções para este problema estarão relacionadas à sua origem, o que pode envolver a atuação de diversos especialistas como neurologistas, dentistas, fisioterapeutas e assim por diante.

Como corrigir a boca torta?

A resposta depende muito da causa do problema. Quando falamos da assimetria decorrente de um AVC, por exemplo, a fisioterapia pode desempenhar um papel significativo na recuperação de pacientes. Os resultados dependem da extensão do dano neurológico, mas muitas vezes há uma melhora na função e na aparência.

Já a paralisia de Bell, pelo menos na maioria dos pacientes, nem precisa de tratamento. A condição regride espontaneamente, conforme ocorre a redução do inchaço no nervo facial. Até mesmo recém-nascidos podem apresentar esta condição quando seus nervos faciais são pressionados durante o trabalho de parto.

Quando a causa da boca torta está relacionada a lesões, características faciais da pessoa, problemas congênitos ou mesmo assimetrias após determinados diagnósticos, a pessoa pode encontrar solução na realização de cirurgias.

Algumas vezes, a correção demanda a realização de uma cirurgia plástica. Outras vezes, esses procedimentos cirúrgicos estão muito mais relacionados à remodelagem de estruturas da face, como ossos da região da mandíbula, reposicionamento de disco articular e até mesmo substituição da articulação.

Esses procedimentos que alteram a estrutura da face não são realizados pelo cirurgião plástico. Porém, este profissional pode fazer diversas outras correções:

Correção da boca torta por anomalias congênitas

Quando a boca torta ocorre como resultado de anomalias congênitas, como fissuras labiais e deformidades faciais, a cirurgia plástica pode ser a solução. Neste procedimento, o médico realinha tecidos afetados e os reconstrói, restaurando simetria e proporcionalidade.

O resultado depende tanto da perícia do médico quanto da condição inicial do paciente. De qualquer forma, as correções costumam ser bastante satisfatórias, quando comparadas à aparência inicial do paciente.

Reparo após trauma

Se a causa da assimetria é um trauma ou lesão facial, existem diversos procedimentos cirúrgicos que podem reparar, reconstruir e remodelar os músculos, nervos e tecidos danificados.

Correção de desvios pós-tumorais

Após a remoção de tumores que afetam os nervos ou músculos faciais, estejam eles localizados no próprio rosto ou no cérebro, a cirurgia plástica pode ajudar a corrigir desvios residuais deste problema.

Quais são as técnicas utilizadas na correção de assimetria labial?

É importante destacar que, em todas essas correções, o médico planeja o procedimento de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Por isso, não existe uma fórmula pronta. O cirurgião utiliza a técnica — ou um conjunto de técnicas — que proporciona o resultado desejado.

Entre essas técnicas, podemos destacar:

Lifting labial na correção da boca torta

O lifting labial tem diversas indicações. Uma delas é a correção de diferenças na altura dos lábios. Para isso, o médico remove uma estreita faixa de pele localizada entre o nariz e a boca. Quando se trata de assimetria, o trecho retirado de um lado do rosto é maior que o do outro lado.

Ainda com esta técnica, o médico pode fazer alterações como encurtamento do lábio superior, melhora na posição da boca e seu contorno, entre outras. Portanto, este procedimento é um dos principais quando se fala em correção da boca torta.

Preenchimento dérmico na correção da boca torta

O preenchimento dérmico corrige assimetrias menores nos lábios ou pode ser um coadjuvante na correção de assimetrias mais significativas. Trata-se da aplicação de substâncias que dão volume à boca, como o ácido hialurônico ou a própria gordura do paciente (lipoenxertia).

A aplicação de preenchedores permite correções pontuais em áreas específicas da boca. Portanto, a técnica proporciona um resultado bastante controlado, que melhora o volume, a simetria e o contorno labial, tornando-os mais equilibrados.

Redução labial na correção da boca torta

Em alguns casos, a boca torta tem como causa a desproporção dos lábios. Em um dos seus quadrantes (lábio superior direito, lábio superior esquerdo, lábio inferior direito e lábio inferior esquerdo), os lábios podem ser excessivamente grandes.

Então, nesses pacientes, o médico pode realizar uma redução labial. Ele remove uma faixa de tecido dos lábios para diminuir o tamanho deles, criando uma aparência mais equilibrada.

Enxertos de tecido na correção da boca torta

Alguns pacientes não precisam apenas do preenchimento dérmico. Eles necessitam de tecidos de outras regiões do corpo para reconstituir os lábios ou corrigir irregularidades em sua boca. Esses tecidos costumam ser extraídos de áreas pouco expostas como a parte interna do braço, atrás da orelha, além de cartilagens ou mucosas.

Toxina botulínica na correção da boca torta

Muitos casos de diferenças entre os lados da boca têm como causa um desequilíbrio muscular. A pessoa pode ter um lado hiperativo, enquanto o outro se contrai com a força normal. Outras vezes, não há hiperatividade, mas o lado oposto é menos ativo, o que pode incluir até mesmo paralisia.

Portanto, nesses casos, pode ser necessário realizar a correção por meio da toxina botulínica. O Botox relaxa os músculos da área mais ativa, proporcionando o equilíbrio necessário para que o sorriso seja simétrico.

Que outras correções a cirurgia plástica permite realizar?

Existem diversos outros problemas relacionados aos lábios que a cirurgia plástica permite corrigir. Na maioria das vezes, essas outras correções tendem a ser bem menos complexas que os procedimentos que mencionamos para solução da boca torta. Alguns exemplos são:

Correção do sorriso triste

O sorriso triste ou boca triste ocorre quando os cantos dos lábios se direcionam para baixo. Isso pode acontecer à medida que a face envelhece ou, em muitos casos, trata-se de uma característica natural da pessoa.

Se esse formato da boca incomoda o paciente, é possível corrigir o problema com cirurgia plástica. Para isso, o médico realiza o lifting labial, ou seja, retira um trecho de pele acima da boca. Assim, ao fazer a sutura dos dois cantos, forma-se uma linha mais harmônica, de acordo com as características do paciente.

Assim, em alguns pacientes, esta linha será levemente ascendente. Em outros, ela tenderá a ser um pouco mais horizontal, porém corrigindo o aspecto caído, triste. As cicatrizes são discretas, formando linhas finas no contorno dos lábios.

Redução do filtro nasal

O envelhecimento da face causa uma série de alterações no rosto. A perda dos coxins de gordura, de volume ósseo e também a redução na elasticidade da pele fazem com que os lábios se tornem mais caídos, tornando o sorriso baixo.

Além disso, a região dos lábios perde gordura, tornando-os mais finos. A distância entre o nariz e a parte superior tende a aumentar porque a pele desta área, conhecida como filtro nasal, começa a apresentar flacidez.

O lip lift é uma das cirurgias plásticas recomendadas para este momento, pois corrige todos esses problemas. Ao retirar o excesso de pele do filtro nasal, o levantamento de lábios remodela esta região, rejuvenescendo-a e proporcionando um resultado bastante satisfatório.

E você, já sabia que é possível corrigir não só a boca torta, mas também o sorriso triste e a flacidez da região que contorna os lábios? Quer saber como essas técnicas podem rejuvenescer seu rosto e torná-lo mais harmônico? Agende hoje mesmo sua consulta com nossos especialistas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)