Fale Conosco Pelo Whatsapp

O processo de envelhecimento facial é inevitável e, a partir dos 30 anos, as marcas da idade são notadas com mais frequência. Pés de galinha, rugas que se acentuam na testa, bigode chinês… na maioria das pessoas, esses são os primeiros indicadores de que, deste momento em diante, a pele revelará os efeitos da perda de colágeno.

Porém, a maneira como lidamos com o envelhecimento facial pode transformar completamente nossa experiência ao longo dos anos. Graças aos avanços em dermatologia, estética e cirurgia plástica, agora temos ao nosso alcance uma variedade de métodos para não apenas desacelerar esse processo, mas também corrigir seus efeitos visíveis.

Além de todos os recursos desenvolvidos nas últimas décadas para desacelerar esse processo e, em alguns aspectos, revertê-lo, também não podemos nos esquecer do fator prevenção. Afinal, não precisamos esperar que os sinais de envelhecimento apareçam para agir.

Hoje, temos peelings, lasers, toxina botulínica e muitos outros procedimentos que retardam o envelhecimento facial. Descobrir se chegou o momento de investir em um procedimento para prevenir alterações estéticas é tão ou mais importante do que tratar os resultados desse incômodo.

Afinal, cada paciente possui uma indicação de locais e tratamentos a serem executados, levando em conta cada queixa e padrão de envelhecimento. Por isso, neste post, vamos falar tanto sobre as estratégias preventivas que podem retardar o envelhecimento facial quanto as opções de tratamento mais invasivas, como procedimentos cirúrgicos, que prometem rejuvenescer e revitalizar a aparência. Continue a leitura!

Cuidados para retardar o envelhecimento facial

Existem diversos cuidados que podem desacelerar o envelhecimento facial. São hábitos que, de fato, ajudam a nossa pele a continuar produzindo colágeno, manter seu viço e a integridade celular, impedindo uma degeneração rápida. Falaremos deles a seguir:

Proteção durante a exposição ao sol

Tomar sol diariamente é um cuidado com a saúde. Este hábito permite a síntese de vitamina D, um hormônio que contribui para melhorar a imunidade, reduz o risco de doenças crônicas, regula os níveis de fosfato e cálcio no corpo, previne osteoporose e reduz até mesmo o risco de transtornos mentais.

Porém, embora a exposição ao sol precise ocorrer diariamente, é necessário tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, permaneça apenas por um período muito curto sem protetor solar. Esse tempo pode variar entre 5 e 20 minutos, dependendo do tom da pele e intensidade dos raios solares.

A partir deste tempo curtíssimo, use sempre protetor solar. Utilize barreiras físicas, como chapéus, para cobrir o rosto e evitar a exposição direta. Esses cuidados evitarão que os raios ultravioleta destruam os fibroblastos, que produzem colágeno, além de reduzirem a produção de radicais livres.

O filtro solar precisa ser adequado ao seu tipo de pele, de acordo com o nível de exposição ao sol. Pessoas com a pele mais clara necessitam de um fator de proteção maior, mas as de pele negra não podem abrir mão do uso do filtro solar.

Além de prevenir contra o câncer de pele, o filtro solar funciona como um agente para retardar o processo de fotoenvelhecimento, responsável por manchas e rugas. Portanto, ele é indispensável. Pessoas com melasma também precisam proteger a pele diariamente, mesmo permanecendo em ambientes fechados.

Mantenha hábitos saudáveis

Nosso corpo é formado por bilhões de células. A qualidade de cada uma delas, por sua vez, depende de diversos fatores relacionados ao estilo de vida: alimentação saudável, bom aporte de proteínas, ingestão de água… Até mesmo a quantidade e qualidade do sono interferem na renovação celular.

Portanto, se você quer desacelerar o envelhecimento, mantenha hábitos saudáveis. Cuide da alimentação, do sono, mantenha uma garrafinha de água por perto e beba este líquido ao longo do dia. Quanto mais longe do cigarro e das bebidas alcoólicas você conseguir ficar, melhor será a sua pele.

Mantenha uma rotina de skincare

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a dar mais atenção à sua rotina de skincare. Utilizar produtos sob a orientação de um dermatologista é o melhor caminho para gerenciar melhor o processo de envelhecimento.

O dermatologista personalizará o tratamento conforme as suas necessidades, maximizando a eficácia dos produtos utilizados e reduzindo riscos. Além disso, o acompanhamento regular permite que o profissional detecte problemas de pele precocemente, indicando procedimentos mais efetivos para que sua pele fique mais saudável e jovial ao longo do tempo.

Procedimentos para desacelerar o envelhecimento da pele

Se você não manteve os cuidados necessários com a pele ou, independentemente disso, o tempo passou e você se incomoda com as primeiras rugas, a aplicação de toxina botulínica proporciona resultados satisfatórios aos pacientes. Afinal, ela apresenta uma melhora estética rápida e permite o retorno imediato às atividades — tudo isso por um custo acessível.

Embora muitas pessoas só procurem o médico após o surgimento das marcas que geram incômodo, é possível aplicar Botox preventivamente. Assim, o profissional relaxa a musculatura das regiões afetadas, onde surgem as primeiras rugas dinânicas, evitando a formação de sulcos profundos ou de rugas estáticas.

Em relação ao popular bigode chinês (sulco nasogeniano), por exemplo, o preenchimento com ácido hialurônico ou outro material traz resultados que aliviam a expressão pesada gerada por essa marca. Porém, é preciso procurar profissionais realmente qualificados para não haver um exagero na quantidade de preenchedor, criando o efeito pillow face.

Nos últimos anos, também aumentou a indicação para uso de bioestimuladores. Esses tratamentos, seja por meio de injeções de substâncias ou aplicação de fios sob a pele, causam lesões controladas na pele, o que estimula os fibroblastos a sintetizarem uma quantidade maior de colágeno, melhorando a qualidade da pele e sua firmeza.

Nós poderíamos citar ainda muitos outros procedimentos estéticos que retardam o envelhecimento facial: lasers, radiofrequência, peelings, ultraformer… são inúmeras opções! O mais importante, neste caso, é fazer o acompanhamento com seu dermatologista para que ele indique os adequados para solucionar os problemas referentes ao seu padrão de alterações na pele, que é único.

Cirurgias para reverter o envelhecimento facial

Caso o grau de envelhecimento já esteja mais adiantado, a cirurgia plástica pode ser a recomendação. Existem diversos procedimentos focados no rejuvenescimento da face, sejam eles localizados — correção de pálpebras, de testa, de sobrancelhas, de bochecha — ou um lifting facial completo, que reestrutura todo o rosto.

Conheça as principais opções a seguir:

Blefaroplastia

A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia plástica das pálpebras, revitaliza a área ao redor dos olhos ao remover o excesso de pele, gordura e músculo das pálpebras superiores e inferiores. Inclusive, o médico pode indicar apenas a correção da área superior ou inferior, conforme as características e necessidades de cada paciente.

Esta cirurgia ajuda a reduzir a aparência cansada e envelhecida, proporcionando um olhar mais jovem e descansado. Embora os pacientes recorram a este procedimento com mais frequência devido a motivos estéticos, os médicos costumam indicá-lo também para melhorar a visão prejudicada pelo excesso de pele.

A recuperação da blefaroplastia geralmente dura algumas semanas. Nos primeiros dias, o paciente apresenta hematomas e inchaço nas regiões operadas. No entanto, o resultado final proporciona um contorno ocular significativamente mais definido e rejuvenescido.

Lifting de sobrancelha e testa

Outra área do rosto que também costuma apresentar sinais de envelhecimento bem evidentes é o conjunto formado pela testa e sobrancelhas. À medida que a pele desta região se torna flácida, ela forma rugas ou ainda se acumula acima dos olhos, criando uma projeção que traz um peso para o olhar.

O lifting de sobrancelha e testa serve para elevar essas estruturas, combatendo os sinais do envelhecimento facial típico desta região. Para isso, o cirurgião descola a pele da testa e sobrancelhas, retira os excessos, reposiciona e sutura os músculos que dão sustentação a ela, suavizando as linhas de expressão que conferem um aspecto de fadiga.

O lifting de sobrancelha e testa pode transformar significativamente a expressão facial. Afinal, ele oferece um aspecto mais alerta, acessível e jovial. Os pacientes apreciam a melhoria na expressão facial e a aparência rejuvenescida que este procedimento proporciona.

Lifting facial

A ritidoplastia, ou lifting facial, promove, de forma natural, o rejuvenescimento do rosto. O cirurgião planeja essas intervenções para que as alterações ocorram sem prejudicar as características individuais do paciente e sua expressão.

Para isso, ocorre uma reestruturação completa da face. O médico remove o excesso de pele, reposiciona e aperta os tecidos subjacentes e reposiciona a gordura facial. Em alguns casos, ele precisa repor o volume perdido, seja com lipoenxertia ou com ácido hialurônico. Este procedimento é eficaz para suavizar as rugas profundas e melhorar o contorno da face e do pescoço.

Os resultados do lifting de rosto é uma reversão significativa do envelhecimento facial. Assim, o paciente fica com uma pele mais lisa e firme. Com uma recuperação que requer algumas semanas, a ritidoplastia é uma opção para quem deseja uma solução duradoura e abrangente para os sinais visíveis do tempo. A satisfação com a aparência rejuvenescida é alta, fortalecendo a confiança e a autoestima dos pacientes.

Rejuvenescimento do pescoço

A aparência do pescoço tem grande impacto no rosto. Por isso, em alguns casos, para obter um resultado satisfatório, o paciente opta por corrigir também esta região. A lipoaspiração na papada é uma opção para quem tem excesso de gordura nesta região, um problema conhecido também como queixo duplo.

Outro procedimento frequente na região do pescoço é o lifting cervical. Nesta cirurgia, o médico reposiciona a musculatura e retira excessos de pele. Assim, ele suaviza as linhas que costumam denunciar o envelhecimento nesta área. Ambos os procedimentos geralmente podem ser realizados em conjunto com a ritidoplastia.

Agora você já sabe que existem diversas alternativas para prevenir ou retardar o envelhecimento facial. Quer manter seu rosto jovem por mais tempo? Então, não perca tempo! Agende agora mesmo sua consulta com os especialistas da Master Health e encontre a melhor solução para você!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp