Fale Conosco Pelo Whatsapp

A mulher brasileira é conhecida ao redor do mundo pela sua beleza. Uma das características mais valorizadas é o bumbum avantajado. Mas como nem todo mundo nasce com essa genética, o enxerto de gordura nos glúteos é um procedimento cada vez mais procurado.

Mas não são apenas as mulheres que buscam esse procedimento, não. Embora elas realmente sejam a maioria, também existem homens que não estão satisfeitos com essa região do corpo e procuram o cirurgião para adicionar volume.

Portanto, se você está em um desses dois grupos — homens e mulheres que desejam aumentar o bumbum — continue aqui. Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o procedimento: como é feito, proporções, cuidado ao procurar um profissional e até mesmo alternativas a ele. Confira!

O que é o enxerto de gordura nos glúteos?

O nome do procedimento já é bastante explicativo. No meio médico, ele também recebe o nome de gluteoplastia de aumento com gordura. Afinal, trata-se da injeção de gordura retirada de outra região do corpo para aumentar o tamanho do bumbum ou preencher áreas específicas.

Quais são as indicações de gluteoplastia de aumento com gordura?

Um dos motivos para a gluteoplastia de aumento com gordura é estético. As pessoas simplesmente querem aumentar o bumbum. Porém, ela também pode ser necessária em outras situações. Veja a seguir:

Enxerto de gordura nos glúteos por agenesia

A agenesia é uma deformidade congênita. Ela acontece quando a pessoa simplesmente nasce sem uma parte do corpo, que podem ser dentes, vasos, membros. Neste caso, estamos falando de uma agenesia na área dos glúteos.

Então, nesses casos, o paciente precisa de preenchimento, seja para dar volume ao bumbum ou para corrigir uma possível assimetria.

Enxerto de gordura nos glúteos devido a deformidades adquiridas

Também existem pessoas que adquirem uma deformidade devido a diversas situações da vida. Então, depois de um acidente, tumor ou retração pós-injeção ela fica com uma depressão no bumbum, e precisa de preenchimento.

Enxerto de gordura nos glúteos para aumento estético

Finalmente, existem pessoas que desejam aumentar o bumbum ou deixá-lo mais empinado e recorrem ao enxerto de gordura. No entanto, embora seja possível realizar o procedimento nesses casos, nem sempre ele é a melhor opção. Nós falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Como é feita a gluteoplastia de aumento com gordura?

Na verdade, o enxerto de gordura nos glúteos envolve dois procedimentos. O primeiro deles é a lipoaspiração. Afinal, a gordura utilizada é do próprio paciente, e precisa ser retirada de áreas onde ela está sobrando no corpo.

Então, o primeiro passo é realizar a lipoaspiração. O médico utiliza cânulas finas para traumatizar o mínimo possível o tecido adiposo da região doadora, que pode ser da barriga ou flancos (lateral do corpo, entre o abdômen e as costas).

As células de gordura são sugadas por um aparelho de vácuo acoplado à cânula. No entanto, ela não pode ser injetada diretamente no bumbum. Antes, ela precisa passar por todo um processo de limpeza que envolve decantação, filtração e purificação.

Assim, a gordura fica livre do que os médicos chamam de elementos figurados do sangue. Nesse processo, o profissional também elimina células que foram destruídas durante a retirada, fazendo com que o corpo receba apenas aquelas que são viáveis.

Enfim, o médico injeta a gordura na parte superior das nádegas. Desta forma, ela ganha um contorno mais arredondado e atraente, que garante destaque ao bumbum.

Todo esse procedimento dura cerca de duas horas. No entanto, o tempo varia de acordo com as necessidades do paciente. A pessoa permanece sedada e o médico pode utilizar a anestesia peridural ou geral.

Quais são as vantagens e desvantagens do enxerto de gordura nos glúteos?

A primeira vantagem desta cirurgia é o fato de que ela pode resolver dois problemas do paciente. Assim, se ele tem aquela gordurinha indesejada nos flancos, ele consegue retirá-la e dar volume ao bumbum. Nesses casos, a solução é muito boa!

O enxerto de glúteo também é extremamente vantajoso quando o paciente precisa corrigir deformidades menores ou menos aparentes. Alguns exemplos são a depressão no bumbum após um tumor ou injeção.

Nesses casos, não existe indicação para o uso de prótese de silicone. Então, o enxerto de gordura atende essa necessidade e restaura o contorno das nádegas de forma bastante natural.

A terceira vantagem é o fato de que, por se tratar de células do corpo do próprio paciente, não existe rejeição. O organismo aceita aquele volume e o trata de forma natural, sem desenvolver cápsulas e outros mecanismos de defesa.

No entanto, quando a cirurgia tem o objetivo de realmente aumentar o volume do bumbum, o enxerto de gordura nos glúteos pode ter desvantagens. Veja quais são elas:

Reabsorção da gordura

Como a gordura é do próprio corpo do paciente, o organismo reabsorve uma parte dela, que pode chegar a 30%. Portanto, mesmo quando o paciente fica feliz com o volume logo após a cirurgia, esse resultado não se mantém ao longo do tempo.

Assim, quem vê o bumbum logo após a cirurgia precisa estar ciente de que esse não será seu tamanho definitivo. Em primeiro lugar, ele vai desinchar. Em segundo lugar, o corpo reabsorverá gordura. O resultado não é tão previsível quanto o de uma prótese de silicone.

Risco de complicações

Atualmente, as cirurgias plásticas são muito seguras. No entanto, no caso do enxerto de gordura nos glúteos, o risco de complicações ainda é um pouco mais acentuado, principalmente quando se fala da embolia gordurosa.

Esse é um problema que acontece quando, devido a traumas nos vasos sanguíneos, as células de gordura entram na corrente sanguínea. Elas circulam pelo corpo e causam bloqueios nos vasos sanguíneos do pulmão, causando dificuldades na respiração e oxigenação dos tecidos, podendo evoluir para óbito.

Portanto, considerando o fato de que a colocação de uma prótese de silicone nos glúteos envolve um risco menor, os médicos costumam indicá-la quando o objetivo do paciente é aumentar o volume do bumbum.

Quais são os principais cuidados relacionados ao enxerto de gordura nos glúteos?

O primeiro cuidado é a escolha do cirurgião. Afinal, como se trata de um procedimento que envolve riscos, o profissional precisa ser altamente qualificado. Sempre certifique-se de que o seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Também é fundamental se preparar para o pós-operatório. O paciente precisará dormir de bruços e evitar qualquer posição que pressione a área do enxerto, como ficar sentado. Então, devido a isso, muitas pessoas precisam se afastar do trabalho por pelo menos três semanas.

O terceiro cuidado fundamental é o uso de cinta. Ao comprimir a região correta, ela evita que a gordura se desloque para outras regiões. Assim, ela fica concentrada no local adequado, o que também reduz a reabsorção.

Enfim, o quarto cuidado é entender que existe uma proporção adequada para aumento dos glúteos. Seu cirurgião está preparado para fazer o cálculo e propor um aumento adequado de acordo com seu biotipo. Ouça a orientação dele!

Entendeu como é feito o enxerto de gordura nos glúteos, qual a indicação para o procedimento e que nem sempre ele é a melhor alternativa para os pacientes que desejam aumentar o bumbum?

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e nós responderemos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)