Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ele recebe vários nomes: nariz adunco, aquilino, de bruxa ou de tucano. Infelizmente, quem nasce com esse tipo de nariz passa boa parte da vida ouvindo comentários grosseiros e piadas que abalam a autoestima.

Felizmente, existe solução. É possível corrigir o nariz adunco com a cirurgia plástica e deixá-lo em um tamanho e formato proporcionais ao rosto.

Se você quer descobrir como e também deseja aproveitar para saber quais outros tipos de narizes é possível corrigir com a cirurgia plástica, este post vai tirar todas as suas dúvidas. Então continue a leitura.

O que é um nariz adunco?

O nariz adunco é, provavelmente, o que mais causa insatisfação. Tanto seu tamanho quanto formato geram um grande incômodo e podem suscitar complexos e baixa autoestima.

O nariz adunco costuma ser grande e com o dorso alto, que o projeta no centro do rosto. Porém, a partir deste ponto, ele forma um ângulo mais fechado e sua ponta desce em direção à boca, projetando-se para baixo.

Muitas vezes, ele é associado ao formato de um bico de papagaio ou águia e por isso também recebe o nome de aquilino. Na literatura e cinema, é uma característica das bruxas, o que reforça estereótipos negativos.

À medida que os anos passam, esta projeção da ponta para baixo pode aumentar. Afinal, o corpo produz cada vez menos colágeno e elastina, o que deixa esta região mais flácida e altera o tônus muscular.

No entanto, a queda da ponta não acontece apenas devido à idade. Ela também pode ocorrer quando a pessoa sorri e, ao perceber isso, ela tende a conter suas expressões naturais.

Como corrigir o nariz adunco?

A cirurgia plástica que corrige o nariz adunco é a rinoplastia. Trata-se de um procedimento muito versátil, que pode fazer alterações diversas no tamanho e no formato do nariz dos pacientes.

Assim, o cirurgião plástico consegue tanto aumentar quanto diminuir o nariz, deixá-lo mais reto ou mais empinado, tornar as narinas mais abertas ou mais fechadas e assim por diante.

No caso do nariz adunco, ele precisa alterar toda a estrutura para diminuir o volume em algumas partes, aumentar em outras e alterar o ângulo entre o nariz e a boca.

Então, na primeira parte desta cirurgia, o médico tem o objetivo de diminuir o tamanho do nariz e a altura do dorso. Para isso, ele realmente serra e lixa o osso, além de reduzir a cartilagem da região da giba.

No entanto, além dessas alterações na parte mais alta do nariz, o médico também corrige a queda da ponta. As intervenções dependerão das necessidades de cada paciente.

Assim, em alguns casos, basta o médico romper um músculo que puxa a ponta do nariz para baixo durante o sorriso — o depressor do septo.

Porém, em outros casos, o cirurgião precisa empinar a ponta do nariz com enxertos de cartilagem e outras técnicas que pode utilizar para projetar essa região.

Vale a pena lembrar que, mesmo quando o médico precisa realizar os mesmos passos no nariz de um homem ou no nariz de uma mulher, ele executa cada um deles planejando um resultado diferente.

Afinal, o nariz considerado másculo tem o dorso mais reto. Já no nariz feminino, para passar a ideia de delicadeza, ele costuma fazer uma leve curva ascendente entre o dorso e a ponta.

A partir de que idade o paciente pode fazer rinoplastia para nariz adunco?

Geralmente, os médicos realizam a rinoplastia a partir dos 16 anos, pois essa é a idade em que as estruturas do nariz já estão completamente formadas. Portanto, não existe mais uma previsão de mudança nos ossos e cartilagens.

Além disso, antes dos 16 anos a criança não tem uma estrutura psicológica tão desenvolvida e não se aconselha permitir que tome decisões definitivas, como acontece com uma cirurgia plástica.

Como a cirurgia plástica corrige outros tipos de nariz?

Embora o nariz adunco cause um grande incômodo, ele não é o formato predominante no Brasil. Muitos pacientes chegam ao consultório com esta queixa, mas eles costumam confundir o nariz romano com o aquilino.

Portanto, o cirurgião plástico precisa identificar corretamente o tipo de nariz e conhecer as soluções para corrigir cada um deles. Veja os exemplos:

Diferenças entre o nariz adunco e o nariz romano

O nariz romano é diferente do nariz adunco principalmente pelas condições da ponta. Assim, embora ele também tenha uma projeção exagerada em seu dorso, ele não aponta para baixo em seguida.

Portanto, ele já tem um ângulo mais adequado na relação entre sua ponta e a boca. O cirurgião precisa, então, focar a correção na área da giba e dorso, caso esta área seja a causa de insatisfação do paciente.

Correção do nariz romano pela rinoplastia

Então, o médico acessa esta parte do osso com o bisturi e outros instrumentos extremamente delicados usados na rinoplastia. Ele pode serrar o osso, limá-lo ou lixá-lo para reduzir o volume.

Com muito cuidado, ele modela o osso para que ele fique em uma medida proporcional ao rosto. Em seguida, ele também retira parte da cartilagem para que ela se ajuste às novas formas do osso.

Finalmente, ele faz todas as suturas necessárias para fechar o nariz. Como resultado, o paciente terá um nariz mais reto (se for uma rinoplastia masculina) ou levemente empinado, se for uma mulher.

Este procedimento elimina aquele volume na parte central do nariz que as pessoas geralmente veem quando o paciente está de perfil.

É interessante observar como esses formatos de nariz estão associados à origem étnica. No caso do nariz romano, ele é mais comum em europeus caucasianos, italianos, judeus, árabes e seus descendentes.

Semelhanças entre o nariz asiático e o nariz negroide

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o nariz negroide, muito comum entre as pessoas de origem africana, tem diversas características em comum com o nariz asiático.

Afinal, diferentemente do nariz adunco ou romano, ambos possuem o dorso muito baixo e largo, com pouquíssima projeção, bem como narinas largas.

Esses tipos de narizes são muito comuns no Brasil. Afinal, nós recebemos aqui um grande número de asiáticos e um contingente ainda maior de povos africanos. Porém, não é só por isso.

Nossa população indígena também possui narizes bem semelhantes aos narizes asiáticos. Portanto, trata-se de um tipo muito comum e que chega com frequência aos consultórios de cirurgia plástica.

Correção do nariz asiático

Devido à falta de elevação do dorso e à presença de uma ponte mais baixa e larga, o principal objetivo dos pacientes com nariz asiático é aumentar o volume do corpo do nariz.

Portanto, ao contrário dos narizes romano e adunco, eles querem mais projeção, especialmente em relação ao seu perfil, tanto na região do dorso quanto da ponta.

Outra característica que os asiáticos costumam querer mudar em seus narizes é a largura das narinas.

Por todos esses motivos, a rinoplastia em narizes asiáticos é bastante desafiadora, pois o médico precisa adicionar volume fazendo enxertos de cartilagem.

Assim, ele estrutura o dorso e a ponta, que deixa de ser arredondada — famoso nariz de batata — e se torna empinada.

Finalmente, o médico faz pequenas incisões na base das narinas, retirando um pequeno trechinho e suturando-as em uma posição mais próxima à columela, deixando a base mais estreita.

Correção do nariz negroide

A correção do nariz negroide é muito semelhante à do nariz asiático, pois as queixas se repetem — base, narinas e dorso largos, baixa projeção e ponta arredondada.

Porém, no caso do nariz negroide, essas características são ainda mais acentuadas, o que exige uma correção muito apurada e bem planejada.

O médico procura atender às expectativas do paciente, mas sem descaracterizá-lo diante de seus traços naturais. Assim, um nariz muito fininho e arrebitado tende a tornar a aparência artificial.

Afinal, existem belezas diferentes e todos podem chegar à sua melhor versão mantendo as características básicas de sua etnia.

Por isso, o cirurgião modela a ponta do nariz com cartilagem, aumenta a altura do dorso por meio de enxertos e também consegue reduzir a largura da base, mas sempre respeitando a proporção adequada.

Correção do nariz muito pequeno

Não são apenas as pessoas com nariz grande que procuram a cirurgia plástica. Em alguns casos, a queixa é justamente o contrário — um nariz pequeno demais.

Lembramos, mais uma vez, que o aumento do nariz é mais desafiador do que sua redução. Afinal, quando o nariz é grande, o cirurgião precisa retirar excessos e modelar.

No entanto, quando o nariz é pequeno, de onde o cirurgião retira “matéria-prima” para aumentá-lo? Ele precisa encontrar cartilagens que possa retirar de outras partes para fazer uma construção bastante delicada.

Assim, por meio de enxertos de ossos e cartilagens, o médico consegue aumentar o volume e criar uma nova estrutura, tornando-o proporcional ao rosto.

Correção do nariz torto

Finalmente, precisamos falar da correção do nariz torto. Este problema pode ser causado por uma condição congênita, ou seja, a pessoa nasceu assim, mas também é possível que seja decorrente de um trauma.

Neste caso, além de o nariz ficar torto e causar um problema estético, é provável que ocorra também um desvio do septo nasal, que é a cartilagem que separa as narinas.

Assim, o paciente pode ter uma série de dificuldades respiratórias e, muitas vezes, ele não sabe que a causa do problema é o desvio de septo.

Então, é muito importante que o paciente procure um médico para fazer os exames de imagem e identificar o desvio de septo. A partir do diagnóstico, o cirurgião planeja o procedimento de rinosseptoplastia.

Essa retificação pode incluir a refratura de segmentos ósseos e aplicação de enxertos para alinhar tanto o dorso do nariz quanto o septo. Portanto, a cirurgia plástica corrige um problema estético e melhora a respiração.

Agora você já sabe como corrigir o nariz adunco com cirurgia plástica, bem como outros formatos que também trazem incômodo estético e funcional.

E você, gostaria de corrigir o seu nariz? Quer saber qual desses procedimentos podem tornar seu tamanho e formato proporcional ao rosto?

Então não perca tempo! Marque sua consulta com nossos especialistas agora mesmo através do nosso site.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp