Fale Conosco Pelo Whatsapp

A correção do nariz é a segunda cirurgia plástica de rosto mais realizada no Brasil. Afinal, esse é um traço que chama muito a atenção e pode incomodar quando seu tamanho ou formato são desproporcionais. Mas você sabe como é a recuperação da rinoplastia?

Neste post, vamos explicar o que esperar de cada etapa do pós-operatório, o que fazer para aliviar o desconforto e a partir de quando o paciente realmente vê o resultado final da cirurgia.

Como é a rinoplastia e a recuperação?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica delicada. O nariz é um traço bastante evidente do rosto. Por isso, é fundamental que o médico seja extremamente preciso na intervenção.

Além disso, essa região do rosto é extremamente sensível. O nariz costuma inchar com uma frequência maior, o que acontece até mesmo quando choramos, por exemplo. Também não é raro encontrar pessoas que apresentam sangramentos nasais em diversas ocasiões, inclusive quando faz calor.

Abdominoplastia Master Health

Portanto, é natural que, após uma cirurgia plástica, essa região fique bastante inchada. Os hematomas, que são as manchas roxas, também aparecem no nariz e na região próxima a ele. Porém, tudo isso faz parte do processo de recuperação da rinoplastia.

Por todas essas razões, o pós-operatório dessa cirurgia é um pouco mais delicado. Mas com os cuidados apropriados, é possível driblar o desconforto, garantir a recuperação perfeita e um resultado incrível. Saiba o que esperar e fazer durante esse período.

Etapas da recuperação da rinoplastia

Etapa 1: primeiros dias após a cirurgia

O paciente sai do centro cirúrgico com um nariz novo. Porém, durante os primeiros dias, ele também precisará conviver com alguns “acessórios” um pouco incômodos. Os principais são a tala e os tampões.

Esses dois acessórios ajudam a manter o nariz no formato adequado. Além disso, os tampões de gaze introduzidos nas narinas também contribuem para segurar o sangramento.

No entanto, os tampões são retirados em cerca de três dias. Até lá, será necessário respirar pela boca. A tala costuma ser usada por 7 dias após a cirurgia plástica do nariz. Depois, ela é substituída por curativos.

Durante pelo menos três dias, é importante ingerir apenas alimentos leves, pastosos e frios. Um prato quente aquecerá a região, o que contribuirá para o surgimento de sangramentos e também para aumentar o inchaço.

Etapa 2: segunda semana após a cirurgia

Na segunda semana após a rinoplastia, o paciente já está sem os tampões e a tala. Porém, a parte interna do nariz ainda estará inchada, o que causa a sensação de entupimento. Esse é um incômodo pequeno, quando comparado ao fato de que a pessoa terá uma solução definitiva para seu problema.

Nesse período, vale a pena prestar atenção nos cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico. Assim, as compressas geladas ajudarão a desinchar e a aliviar o desconforto, é preciso voltar ao consultório nas datas marcadas para acompanhamento, retirar o curativo apenas de acordo com a orientação do cirurgião e não esfregar a área.

Etapa 3: entre a terceira semana e o primeiro mês da rinoplastia recuperação

Entre a terceira e a quarta semana após a rinoplastia, o inchaço interno será bastante reduzido. Dessa forma, o paciente volta a respirar com maior tranquilidade. Também já é possível realizar grande parte das atividades do dia a dia, exceto exercícios físicos.

Essa região do corpo é a que mais demora para desinchar e cicatrizar depois de uma cirurgia. Então, se ainda houver inchaço ou hematomas na região do nariz e dos olhos, não se apavore. As compressas frias ajudam a eliminá-las gradualmente, mas é preciso ter paciência.

Etapa 4: segundo mês após a rinoplastia

Depois de um mês após a cirurgia, o paciente já pode fazer quase tudo. Até os exercícios físicos podem ser retomados, desde que não sejam atividades de contado, que trazem o risco de uma colisão com traumatismo nasal.

Ao final do segundo mês, o inchaço já regrediu bastante. Tanto o modelo quanto o tamanho do nariz estarão mais próximos do resultado final. No entanto, a região continuará desinchando por cerca de 1 ano, quando a maioria dos pacientes já está com a aparência definitiva. Quando a pessoa tem a pele mais grossa, essa espera pode ser um pouco maior, chegando a 2 anos.

Durante todo esse período, é importante destacar que o excelente resultado da rinoplastia não depende apenas da habilidade do médico. Assim, o cuidado do paciente durante o pós-operatório é essencial para uma boa recuperação. Por isso, é fundamental seguir o repouso e as orientações do cirurgião à risca!

Em alguns casos, além do repouso, pode ser necessário fazer fisioterapia e sessões de drenagem linfática facial. Também é comum os médicos prescreverem analgésicos e outros medicamentos que aliviam o desconforto e tornam o pós-operatório mais tranquilo.

E você, sabia dessas etapas durante a rinoplastia recuperação? Quer saber mais sobre essa cirurgia? Então, continue aqui no blog e descubra como funciona a plástica de nariz.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Abdominoplastia Master Health

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

(Preencha, envie e aguarde a confirmação)