Calvície é o processo de perda capilar gradual ou progressiva, mais comum em homens. A alopécia ou calvície é decorrente de vários fatores, como envelhecimento, predisposição genética, patologias, falta de vitaminas, uso de drogas (inclusive medicamentosas), entre outros.
A ocorrência da calvície feminina, assim como em crianças, é considerada rara, pois tal evento depende da presença de hormônios masculinos e de sua concentração. A alopécia pode ter início já na puberdade e, apesar de contínua, sua evolução tende a ser irregular.
Há também outras formas de calvície, como a decorrente do uso de drogas e a alopécia tóxica, cuja ocorrência está, normalmente, relacionada a uma doença grave em associação a febre alta. Fatores como gravidez, alterações na tireóide e hipófise podem levar a queda capilar temporária.
Outra manifestação do distúrbio é a alopécia areata, caracterizada pela queda súbita de pelos em uma só região, como barba ou couro cabeludo. Quando a queda capilar se estende por todo o corpo, a calvície recebe o nome de alopécia universal, em que, dificilmente, os pelos voltam a crescer, diferentemente da alopécia areata. Além dessas manifestações de calvície, há ainda a alopécia cicatricial, na qual ocorre a queda dos cabelos em regiões cicatrizadas, possivelmente resultantes de queimaduras, radioterapia, lupus eritematoso sistêmico, infecções e lesões graves.
Veja os destaques dos nossos eventos
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Unidade Paulista
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Produzido por: