Fale Conosco Pelo Whatsapp

Os cuidados com a pele não envolvem apenas a questão estética. Embora não faltem produtos e procedimentos para deixá-la mais firme e jovem, sua integridade é fundamental à saúde.

Afinal, como o título diz, a pele é nossa “embalagem”. Ela não mostra apenas a nossa beleza e jovialidade, mas realmente protege os tecidos internos do corpo, sendo essencial para nosso bem-estar.

Há pessoas que sofrem com a pele no inverno. Ela fica ressecada, descama, apresenta rachaduras… Por outro lado, também há quem sinta que o calor em excesso traz algumas desvantagens, como brotoejas por suor, além do exagero no bronzeado.

Sabe a qual conclusão chegamos? Precisamos cuidar da pele durante todo o ano, seja no verão, no inverno e em situações especiais, como um pós-operatório.

Quer saber como? Continue a leitura!

Cuidados com a pele no inverno

Durante o inverno, a pele sofre os efeitos do frio. Ao mesmo tempo, nossa tentativa para compensar a baixa temperatura é justamente aquele banho fervendo.

A água quente, principalmente combinada com um sabonete mais agressivo, retira a barreira que protege a pele, chamada de camada manto-lipídica.

Portanto, além do ressecamento imediato, essa falta da barreira deixa a pele exposta e sem proteção. Assim, ela perde água para o ambiente, piorando esse quadro.

Mas o que fazer para promover a saúde da pele no inverno?

Reduza a temperatura do banho

Em vez do banho quente, utilize água morna. Ela evitará essa perda do manto lípídico, preservando a pele.

Evite sabonetes agressivos

Os sabonetes cheios de sulfato realmente promovem uma boa sensação de limpeza. No entanto, eles têm um efeito detergente e, além de eliminarem a barreira de proteção, irritam olhos, pele e até mesmo os pulmões.

E aproveitando que estamos falando do banho, as buchas também não são adequadas. Nossa pele não precisa desse tipo de atrito. Então, é melhor trocá-la por uma ou duas esfoliações semanais.

Aposte na hidratação

Bons cremes hidratantes, além de reporem substâncias importantes para a pele, reforçam a barreira de proteção. Portanto, ela ficará menos exposta aos fatores ambientais (vento, poluição) que causam ressecamento.

Um ótimo momento para hidratar a pele é justamente logo após o banho. Então, aproveite que os poros estão abertos para aplicar o produto e massageie a pele até que ele seja absorvido.

Não descuide do filtro solar nos cuidados com a pele

Mesmo quando o sol não aparece ostensivamente, ele emite raios ultravioleta que atingem a pele. Portanto, a temperatura baixa não dispensa o uso de protetor solar.

Cuidados com a pele no verão

E quando a temperatura sobe? O que fazer para cuidar bem da pele no verão? Veja a seguir!

Proteja-se de todas as formas

A maior parte do Brasil se localiza na zona tropical. Portanto, a tendência é de sol forte na maioria dos estados. Para proteger sua pele, use tanto barreiras químicas como físicas.

A barreira química é o protetor solar. Então, use esse produto com um fator alto (nunca inferior a 30), adequado para seu tom de pele e sua sensibilidade ao sol.

Também é importante que o produto tenha proteção para raios UVA e UVB. Aplicar o produto na pele cerca de meia hora antes de tomar sol é essencial para que a pele o absorva devidamente e fique blindada.

Além do protetor, use barreiras físicas. Chapéus, viseiras e roupas de algodão, além de deixarem a pele respirar, bloqueiam grande parte da radiação.

Hidrate-se para manter os cuidados com a pele

Quando está calor, nós suamos. Esse mecanismo, que serve para equilibrar a temperatura corporal, faz com que o organismo perca muito líquido. Assim, a pele também sofre essa perda.

Por isso, no verão precisamos consumir mais água pura. Dessa forma, o organismo consegue fazer a reposição em todos os tecidos, inclusive a pele.

Mantenha a pele limpa

No calor, gostamos de tomar banho porque refresca. No entanto, a água não tem apenas essa função. Ela ajuda a eliminar o suor que, se mantido na pele, contribui para a proliferação de bactérias.

Como cuidar da pele no pós-operatório?

Finalmente, vamos falar de situações especiais, como o pós-operatório. Nesse período, a pele demanda alguns cuidados adicionais, pois eles têm impacto na cicatrização.

Então, primeiro a pessoa precisa favorecer a cicatrização. Não se trata apenas de aplicar produtos ou pomadas, que devem ser utilizados apenas sob orientação médica, mas eliminar fatores que prejudicam a regeneração.

Veja o que você pode fazer!

Use os acessórios que amenizam o inchaço

O inchaço, embora seja normal, dificulta a cicatrização e prejudica a pele. Ele estira esse tecido e pressiona os pontos. Portanto, acessórios como cintas, malhas cirúrgicas e sutiãs pós-operatórios, entre outros, são fundamentais.

Hidrate de acordo com a orientação médica

Além disso, o paciente precisa seguir as orientações do médico quanto à limpeza, cuidados com os curativos e manutenção da hidratação. Quanto mais ressecada a pele, mais difícil é a nova união das bordas da cicatriz.

Algumas cirurgias plásticas demandam um cuidado ainda maior com a pele, até mesmo antes do procedimento. A colocação de próteses de silicone, seja nos seios, nos glúteos ou na panturrilha estão entre elas.

Ao colocar a prótese, o paciente adiciona volume em uma área que não tinha aquele tamanho. Portanto, a pele da região precisará se esticar de forma repentina.

Então, a boa hidratação faz com que a pele fique mais preparada para esse estiramento.

Assim que o paciente pensa em colocar a prótese de silicone, ele deve hidratar a região duas vezes por dia, sempre com produtos de boa qualidade. Dessa forma, ele evita a formação de estrias.

Nunca use produtos que o médico não recomenda

Vale a pena destacar um dos cuidados com a pele mais importantes no pós-operatório: nunca use produtos que seu médico não indica, mesmo que seu uso seja cirúrgico.

Um exemplo é a fita de silicone. Ela realmente favorece a cicatrização quando a pessoa está começando a desenvolver um quelóide ou uma cicatriz hipertrófica.

Porém, existem pacientes que ouvem a dica de amigas que usaram e, mesmo sem necessidade, começam a usar a fita de silicone. Nesse caso, elas podem prejudicar a cicatrização, pois a região fica úmida demais, inibindo a formação de colágeno.

Lembre-se ainda de que, por mais que os cuidados externos sejam importantes, a pele é composta de células. Assim, a qualidade da sua alimentação se reflete na qualidade da pele.

Agora você já sabe quais são os cuidados com a pele em todos os momentos do ano. Cuide bem dessa embalagem e siga nossos perfis no Facebook e no Instagram para não perder outros conteúdos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)