Fale Conosco Pelo Whatsapp

Uma das principais recomendações no pós-operatório é o uso de acessórios compressores: cintas, sutiãs, faixas… Embora o inchaço não seja o único motivo para essa recomendação, ele é um dos principais.

Mas você sabe o que é o inchaço? Entende por que ele é normal após uma cirurgia plástica? Se ele é um processo natural, por que é importante desinchar no período de recuperação?

Você vai descobrir todas as respostas neste post. Então continue a leitura e comece a se preparar para o inchaço no pós-operatório.

Normalidade do inchaço após uma cirurgia plástica

Para começar, precisamos destacar que o inchaço é uma das principais reações de defesa do organismo. Por isso, ele não acontece apenas após uma cirurgia plástica, mas também depois de uma série de lesões, ainda que sejam muito simples.

Então, considerando o fato de que qualquer cirurgia, inclusive as cirurgias plásticas, provocam lesões controladas no organismo, é natural que a região (ou mesmo outras áreas do corpo) apresentem inchaço.

Durante a cirurgia, o médico corta vários tecidos, separando uns dos outros. Inclusive, os cortes internos são muito maiores do que aquela pequena cicatriz externa que você vê após o procedimento.

A partir do momento que essas lesões acontecem, o corpo entra em estado de alerta para regenerar os tecidos. Tudo o que ocorre, em seguida, faz parte do processo inflamatório com finalidade restauradora.

São as primeiras etapas do processo inflamatório que causam o inchaço, como você verá a seguir:

Resposta imediata ao trauma (lesão)

Assim que o organismo detecta a lesão dos tecidos durante a cirurgia, ele libera uma série de substâncias químicas que causam a dilatação dos vasos sanguíneos para que o sangue se dirija à área operada. Entre essas substâncias, estão a histamina, a bradicinina e as prostaglandinas.

E qual é o objetivo desse fluxo sanguíneo? Levar aos tecidos o oxigênio, nutrientes e outros elementos que eles precisam para se recompor. Por isso, a região recebe mais sangue, aumentando seu volume e gerando inchaço.

Aumento da permeabilidade vascular

Para o organismo, o procedimento causa uma reação de emergência. Ele quer defender a parte lesionada, recuperando-a. Para isso, ele permite que proteínas plasmáticas, glóbulos brancos e nutrientes saiam de dentro dos vasos sanguíneos e cheguem aos tecidos em recuperação.

O fluido adicional que sai dos vasos sanguíneos e vai até os tecidos é responsável pelo maior volume do inchaço.

Depois dessas duas etapas, nós temos também a migração de células imunológicas (de defesa), multiplicação dos fibroblastos que produzem colágeno e resolução do edema, que é quando os líquidos são drenados pelo sistema linfáticos e reabsorvidos pelos vasos sanguíneos.

Portanto, lembre-se: o inchaço no pós-operatório de uma cirurgia é normal. Ele faz parte de todo o processo que o organismo desencadeia para recuperar tecidos e promover a cicatrização.

Importância de desinchar no pós-operatório

Se o inchaço é tão normal, por que os médicos fazem tantas recomendações para controlá-lo ou eliminá-lo? A resposta é que tudo isso é um processo. O acúmulo de líquido é normal, e sua eliminação nos dias e semanas seguintes, também.

O controle do inchaço e a eliminação dos líquidos é fundamental para o conforto do paciente, já que a região pode até ficar dolorida devido ao estiramento dos tecidos. Também não queremos que, devido ao aumento de volume na área operada, os pontos sejam pressionados e se abram.

Além disso, o inchaço é normal, mas mantê-lo por um período muito longo não é. Esse inchaço excessivo pode distorcer o formato daquela região do corpo, impedindo que o médico tenha uma visão mais clara dos resultados iniciais do procedimento e identifique a necessidade de intervir.

Também é importante controlar o inchaço para proporcionar uma condição melhor de cicatrização. O inchaço excessivo dificulta a nutrição dos tecidos e sua oxigenação, retardando a aderência e a formação de um tecido recuperado e saudável.

Finalmente, controlar o inchaço previne complicações. O edema prolongado aumenta o risco de formação de seromas e hematomas, além de infecções.

Medidas para eliminar o inchaço no pós-operatório

Apesar de o inchaço ser normal, ele precisa ser contido em um primeiro momento e eliminado em seguida. Por isso, o paciente deve tomar alguns cuidados no pós-operatório:

Utilize acessórios que comprimem a região

Em praticamente todas as cirurgias plásticas, o médico orienta o paciente a utilizar algum tipo de acessório de compressão. Assim, ele recomenda cintas, bermudas elásticas, sutiã cirúrgico, faixas (para orelhas, para o queixo) e assim por diante.

As cintas ajudam a reduzir o inchaço, embora essa não seja sua única função. Ela também estabiliza os tecidos da região operada, fazendo com que eles permaneçam em contato o tempo inteiro, o que ajuda acelerar a aderência e a cicatrização.

Geralmente, os médicos recomendam que o paciente retire a cinta apenas no momento do banho. Ela deve ser usada até mesmo para dormir. Inclusive, é fundamental para que mudanças de posição durante o sono não afetem a região em processo de cicatrização.

No entanto, o período de uso de cinta ou de faixa elástica varia bastante. Em algumas cirurgias, ele é de 30 dias ou 60 dias. Já na otoplastia, por exemplo, o uso pode ocorrer apenas por 10 dias, dependendo da evolução do paciente.

É importante que, ao realizar uma cirurgia plástica, você siga as orientações do seu médico a esse respeito. Afinal, ele sabe qual é o tempo ideal para uso de compressão de acordo com o tipo de cirurgia, bem como o tempo adequado para você, de acordo com seu ritmo de recuperação e cicatrização.

Cumpra o repouso

Atualmente, as técnicas utilizadas em cirurgias plásticas evoluíram muito. Assim, os pacientes geralmente têm alta em 24 horas e, ao retornarem para casa, não enfrentam um pós-operatório extremamente doloroso. Esse período costuma ser muito tranquilo.

Isso representa um benefício para os pacientes. Porém, é um benefício que eles nem sempre sabem utilizar. Muitas vezes, eles interpretam todo esse bem-estar e a ausência de dor como um sinal para voltarem à vida normal.

Porém, descumprir o repouso prejudica a cicatrização. A atividade em excesso, contrariando a recomendação médica, aumenta o inchaço e prolonga o período de recuperação.

Evite o sol e outras fontes de calor

O calor faz o nosso corpo inchar. Isso acontece sempre, e não apenas após uma cirurgia. Pode observar que, após um dia de verão, seus pés e pernas provavelmente estarão mais inchados.

Então, durante a recuperação da cirurgia plástica, evite fontes de calor ou ambientes muito quentes. Eles deixarão você mais inchado, prejudicando a evolução do seu quadro.

Evite principalmente tomar sol. Este cuidado é importante tanto para controlar o inchaço, não tornar os processos inflamatórios mais agudos do que já são, além de evitar que as cicatrizes e hematomas fiquem marcados na pele.

Durma na posição que seu médico recomenda

É comum, após diversas cirurgias plásticas, o médico recomendar uma posição para dormir. Ao fazer um procedimento no rosto, por exemplo, o cirurgião dirá que é importante colocar mais um travesseiro para mantê-lo em uma altura maior que a do corpo.

Manter a região operada em uma posição mais alta evita sangramentos e inchaços. Assim, você terá uma cicatrização mais rápida. Então, fique atento a essas orientações.

Fique longe do álcool para evitar o inchaço

O álcool prejudica a recuperação de diversas maneiras. Em primeiro lugar, ele intoxica o organismo e acelera a produção de radicais livres, ou seja, de moléculas que danificam e destroem os tecidos.

Então, ao entender isso, você percebe que tomar álcool no pós-operatório é trabalhar contra o seu corpo. Seu organismo está tentando recuperar tecidos, enquanto o álcool chega ali e os destrói. Não faz sentido!

O álcool interfere, inclusive, na questão do inchaço. A bebida alcoólica desidrata o corpo. Porém, quando o organismo percebe esse processo, ele retém líquidos para evitar danos mais sérios. Consequentemente, nós inchamos.

Também não podemos nos esquecer de que o álcool diminui a capacidade do corpo para absorver alguns nutrientes essenciais, como a albumina. Esta proteína ajuda a manter o fluido do sangue dentro dos vasos sanguíneos.

Assim, se a pessoa consome álcool, cai a quantidade de albumina no organismo. O resultado é o extravasamento do fluido, ou seja, eles saem dos vasos sanguíneos e encharcam outros tecidos do corpo, causando inchaço.

Tenha uma alimentação que evita o inchaço

Nossa alimentação contribui para a eliminação saudável dos líquidos ou para sua retenção. Alimentos ou produtos alimentícios ricos em sódio dificultam os processos que naturalmente eliminam o excesso de líquidos do organismo. Como você sabe, eles estão muito presentes em industrializados.

A cafeína também contribui para o aumento do inchaço. Por isso, vale a pena, pelo menos durante o pós-operatório, evitar o café, chá mate, chá preto, refrigerantes e o chocolate.

Até mesmo os carboidratos e outros alimentos com alto índice glicêmico dificultam a eliminação de líquidos. Portanto, aposte no que existe de mais natural e integral durante sua recuperação: verduras e legumes com pouco sal, cereais integrais e carnes magras.

Realize drenagem linfática

Os médicos recomendam a realização de drenagem linfática após quase todas as cirurgias plásticas. Trata-se de uma técnica que, com manobras suaves, estimula a eliminação de líquidos pelo corpo.

A drenagem ainda reduz a tensão sobre a cicatriz, facilita a aderência da pele aos tecidos que ficam abaixo dela, evita a formação de fibroses e proporciona mais conforto ao paciente durante o pós-operatório.

Agora você já sabe que o inchaço após uma cirurgia plástica é normal, mas que precisa de controle para proporcionar as melhores condições de recuperação.

Gostou do post? Quer saber mais sobre as diferentes cirurgias plásticas e ainda as notícias do universo da estética e beleza?

Então, siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)