Fale Conosco Pelo Whatsapp

O verão está chegando e, com ele, as mil oportunidades de deixar o corpo à mostra. Neste momento, crescem as buscas por academias, exercícios para secar a barriga, tonificar o bumbum e muitos outros recursos para melhorar a forma física.

E você, quer perder aquela barriguinha, deixar a cintura fina e ostentar uma silhueta maravilhosa no próximo verão? Então, não perca este post. Ele vai ajudar você a alcançar os seus objetivos!

Exercícios para secar a barriga: atividades aeróbicas

Os exercícios aeróbicos (ou aeróbios) são aqueles que exigem um alto consumo de oxigênio do organismo. Eles aumentam a frequência cardíaca e, consequentemente, a respiração, de preferência por períodos prolongados.

Para realizar exercícios aeróbicos, geralmente nós utilizamos os grandes músculos do corpo (braços, pernas) de maneira contínua e rítmica. Alguns exemplos são a corrida, pular corda, ciclismo, dança etc.

Os exercícios aeróbicos são imprescindíveis para fortalecer o coração. Por isso, em uma rotina de treinos, eles costumam ser chamados de “cardio”. Eles também melhoram a saúde pulmonar e aumentam a resistência física.

Esse grupo de exercícios contribui com o emagrecimento porque aumenta o gasto calórico do corpo. Se o organismo precisa de mais energia do que a quantidade que ingerimos naquele dia, ele recorre à reserva de gordura para continuar funcionando.

Exercícios para definir a barriga: fortalecimento muscular

Talvez você tenha se perguntado: se o objetivo é secar a barriga, por que até agora não falamos dos abdominais? Afinal, eles têm o objetivo de diminuir a gordura desta parte do corpo, certo?

Errado! Exercícios abdominais não promovem a queima de gordura. Sua função é fortalecer os músculos da região abdominal e tonificá-los. Assim, esta região do corpo fica mais lisa e bem torneada.

Essa aparência mais lisa faz com que as pessoas associarem o abdominal à possibilidade de secar a barriga. Porém, tecnicamente, não é isso que acontece.

Existem diferentes tipos de exercícios abdominais e essa divisão acontece para que, ao fazer cada um deles, você consiga modelar partes diversas do seu abdômen. Veja alguns exemplos:

Abdominal reto

Trata-se do exercício abdominal clássico. Também recebe o nome de crunch. Deitada de costas, com os joelhos flexionados e pés no chão, a pessoa coloca as mãos atrás da cabeça e levanta o tronco em direção aos joelhos. Também é possível realizar o movimento com as mãos cruzadas no peito.

É importante destacar que, ao fazer exercícios abdominais, a pessoa precisa ter o cuidado de realmente colocar seu esforço no abdômen. Então, observe atentamente seu corpo para ver se não está projetando mais os ombros para cima e usando-os para dar impulso. Tem que sentir o centro da barriga. o músculo reto abdominal.

Elevação de pernas

A elevação de pernas também trabalha o músculo reto abdominal, porém, com foco na sua porção inferior, ou seja, na área da pochete.

Para isso, mais uma vez, deite-se de costas. Mantenha as pernas esticadas, com os calcanhares tocando o chão. Então, levante as pernas esticadas até que fiquem perpendiculares ao chão, formando um ângulo de 90 graus. Em seguida, abaixe-as lentamente, mas sem tocar o chão. Não é fácil, mas vale a pena!

Abdominal oblíquo

O abdominal oblíquo é semelhante ao tradicional. A pessoa adota a mesma postura, deitada de costas, com joelhos flexionados e pés no chão. Porém, ao subir, ela deve girar o tronco para a lateral cruzada.

Assim, o cotovelo direito se direciona ao joelho esquerdo. Já o cotovelo esquerdo se direciona ao joelho direito. Esse movimento fortalece os músculos laterais do abdômen, deixando a cintura mais definida.

Prancha

A prancha é um dos exercícios mais temidos em qualquer academia. Afinal, dizem que nós só acreditamos que o tempo passa rápido quando nunca tentamos nos manter nesta posição por 1 minuto.

Para realizar a prancha, você precisa primeiro se deitar de bruços. Em seguida, levante seu corpo, o tronco e as pernas, usando os antebraços e os dedos dos pés. Dos ombros até o calcanhar, seu corpo precisa ficar reto, exatamente como uma prancha. Permaneça assim por 60 segundos ou o máximo possível.

A prancha é um dos exercícios mais completos para o core. Ele fortalece o músculo reto abdominal, os oblíquos e até mesmo o transverso do abdômen. Então, podemos considerar sua dificuldade proporcional aos seus benefícios.

Canivete

Deitado de costas, estenda as pernas. Estenda também os braços para trás da cabeça. A partir desta posição, levante as pernas e o tronco simultaneamente, tentando tocar as mãos nos pés. Este exercício fortalece o músculo reto abdominal e os oblíquos.

Bicicleta no ar

Para fazer a bicicleta no ar, você precisará se deitar de costas. Coloque as mãos atrás da cabeça, dobre suas pernas e levante os joelhos em direção ao peito.

Em seguida, movimente as pernas alternadamente, como se estivesse pedalando uma bicicleta no ar. Este exercício fortalece o músculo reto abdominal e os oblíquos.

Abdominal reverso

Mais uma vez, você vai se deitar de costas, com os braços estendidos ao lado do corpo ou com as mãos sob os glúteos. Então, levante os joelhos em direção ao peito e depois estenda as pernas para cima, levantando ligeiramente os quadris do chão.

Este exercício fortalece o músculo reto abdominal, especialmente na parte inferior do abdômen.

Algumas observações sobre os exercícios para secar a barriga:

Na maioria das vezes, os treinadores costumam recomendar que a pessoa faça 3 sessões de cada exercício, com 15 ou 20 repetições em cada uma. Porém, isso é uma média, e não uma prescrição.

Cada pessoa tem necessidades específicas. Em alguns casos, não podem fazer determinados movimentos. Por isso, recomendamos fortemente que você busque um profissional de Educação Física para orientá-lo em seus treinos.

Estes exercícios, quando realizados em conjunto, podem oferecer um treino abrangente para toda a região abdominal. A chave para obter os melhores resultados é a técnica correta e a variação regular dos exercícios para continuar desafiando os músculos.

Exercícios para secar a barriga: o que você precisa saber

Você viu aqui uma série de exemplos de exercícios para secar a barriga. Porém, existem alguns fatos que não podemos ignorar quando se trata de modelar esta parte do corpo.

Exercícios para secar a barriga não eliminam a flacidez

É possível diminuir muito a gordura da barriga por meio de uma combinação de dieta e exercícios físicos. Inclusive, com um treino adequado, muitas pessoas conseguem eliminar a flacidez muscular desta região.

Porém, os exercícios não são capazes de eliminar a flacidez tissular, ou seja, a flacidez de pele. Afinal, depois que a pele se estende, a única forma de restaurar a firmeza é retirando os excessos por meio de cirurgia plástica.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica que elimina os excessos de pele da região da barriga. Além da remoção da pele, muitas vezes o médico costura os músculos no centro do abdômen, melhorando a silhueta do paciente.

Exercícios aeróbicos não diminuem apenas a barriga

Quando se trata de exercícios que queimam a gordura, como os aeróbios, eles não atuam em uma única região do corpo. Afinal, eles utilizam as células adiposas de várias áreas, promovendo um emagrecimento mais ou menos homogêneo.

Não se trata de uma perda totalmente homogênea porque cada pessoa tem mais facilidade para acumular gordura em determinadas regiões do corpo devido à sua predisposição genética. Assim, algumas retêm mais gordura nos quadris, outras na barriga etc.

Por isso, é possível que você comece a fazer exercícios aeróbicos com muita frequência para reduzir a barriga e continue com uma pochete na parte inferior do abdômen. Enquanto isso, o volume dos glúteos vai embora…

O contrário também pode acontecer. Algumas pessoas afinam rapidamente na cintura, mas acumulam mais gordura na região dos glúteos, coxas e até mesmo nos braços.

Portanto, se você está lutando para perder uma barriguinha, se alimenta bem, faz exercícios e nada de ela desaparecer, talvez o treino não adiante. Quando se trata de combater uma gordura altamente localizada, a melhor alternativa é a lipoaspiração.

Se você tem diástase, alguns exercícios podem piorar o quadro

Entre as mamães que já enfrentaram uma ou mais gestações, a diástase é um quadro relativamente comum. Trata-se do afastamento dos músculos do abdômen.

Algumas pessoas, inclusive homens, podem ter diástase mesmo sem engravidar. A principal causa, nesses casos, é um aumento realmente significativo de peso, uma obesidade severa, um acúmulo de gordura que pressiona os músculos do abdômen para a frente.

Esse afastamento pode se tornar muito evidente e até mesmo visível. Pode ser medido, inclusive, com os dedos que afundam naquela região sem que a mulher precise sequer pressionar.

É importante que você saiba que, se apresenta diástase, diversos exercícios abdominais podem piorar o seu quadro. Esses músculos, quando forçados, tendem a se afastar ainda mais.

Por isso, a pessoa com diástase precisa de um programa de exercícios elaborado para que esse fortalecimento ocorra de forma gradual. Não se arrisque a fazer abdominais ou prancha sem auxílio profissional.

Os resultados obtidos com exercícios desaparecem ao parar o treino

Você pode fazer milhares de abdominais para definir sua barriga. Porém, é importante saber que os músculos se mantêm firmes e tonificados enquanto estimulados. Se o estímulo para, eles ficam flácidos novamente.

A gordura eliminada pode até não voltar caso você mantenha uma dieta estritamente equilibrada, mas para que o fortalecimento muscular seja duradouro, o treino precisa ser permanente.

Agora, a pergunta que não quer calar: seu abdômen está preparado para o verão? Gostou das dicas de exercícios para secar a barriga? Quer saber como a cirurgia plástica pode ajudar você a vencer a gordura localizada e conquistar o resultado com que sempre sonhou?

Então, não perca tempo! Continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre os procedimentos para conquistar uma barriga lisa. Você vai amar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)