Fale Conosco Pelo Whatsapp

Qual é a solução para a gordura localizada? Nem mesmo as dietas e exercícios são capazes de eliminá-la completamente. Por isso, a cirurgia plástica se tornou uma excelente opção. No entanto, agora surgiu uma alternativa: a hidrolipoclasia. Você já conhece esse tratamento?

Se você ainda não conhece esta novidade ou até ouviu sobre este procedimento, mas não sabe exatamente como ele é feito, continue a leitura! Vamos explicar tudo sobre esta opção para eliminar as gordurinhas e melhorar a forma física.

O que é a hidrolipoclasia?

Trata-se de um novo procedimento para eliminar a gordura localizada por meio da aplicação de uma solução fisiológica. Ela facilita a eliminação de células adiposas.

A promessa do tratamento é eliminar gordurinhas sem a necessidade de lipoaspiração. Portanto, esse é um procedimento adequado para quem procura uma alternativa minimamente invasiva.

Como nosso corpo acumula e perde gordura?

É importante você entender como a gordura é armazenada em nosso corpo para, então, compreender como funciona a hidrolipoclasia.

Nosso corpo transforma a energia que nós comemos em gordura. Uma parte dela é utilizada pelas células para que nós executemos todas as atividades do dia. Ela funciona como um combustível.

Porém, quando nossa alimentação proporciona mais energia do que precisamos, o corpo estoca a sobra. A maneira de guardar essa reserva de energia é aumentando o volume das células adiposas, que são as células de gordura.

Existem células de gordura em regiões diferentes do corpo. Não estamos falando apenas de braços, pernas, quadris, seios, abdômen, rosto… A diferença também está na profundidade dessas camadas de gordura.

Assim, nós temos a gordura visceral, que se acumula na parte interna do abdômen, próxima aos órgãos vitais. Também existe uma gordura localizada entre os músculos, conhecida como intramuscular.

No entanto, a gordura que se acumula logo abaixo da pele, a subcutânea, é a que forma depósitos como a pochete, culote, papada…

Quando emagrecemos naturalmente — com dieta e exercícios — nosso corpo utiliza parte dessa reserva de gordura. Por isso, a célula adiposa diminui seu volume, afinando a silhueta. No entanto, a célula não morre.

Portanto, lembre-se do seguinte: quando você emagrece, as células adiposas continuam lá. Se comemos de forma errada e deixamos de nos exercitar para gastar energia, elas se enchem novamente com a gordura.

Como a cirurgia plástica elimina a gordura localizada?

Nas últimas décadas, os médicos desenvolveram uma solução para eliminar gordura localizada. Trata-se de uma cirurgia plástica que se tornou bastante popular, uma das mais realizadas no mundo — a lipoaspiração.

De forma resumida, neste procedimento o médico faz cortes e insere cânulas abaixo da pele. Então, ele quebra o tecido adiposo com a ponta da cânula e, com equipamento acoplado a ela, ele suga a gordura daquele local.

Portanto, diferentemente do emagrecimento natural, a lipoaspiração elimina muitas células de gordura. Pouquíssimas permanecem no local operado, o que provoca uma redução no volume daquela região.

Como a hidrolipoclasia combate a gordura localizada?

No entanto, recentemente surgiu outro procedimento para combater a gordura localizada. Trata-se da hidrolipoclasia. O objetivo também é eliminar as células adiposas, porém de uma forma minimamente invasiva.

Na hidrolipoclasia, o profissional aplica uma solução fisiológica na área que apresenta gordura localizada. Então, as células adiposas incham, o que facilita seu rompimento.

Devido ao rompimento das células, a gordura se dispersa. Depois da dispersão, ela pode ser eliminada ou reabsorvida. Então, a total eliminação depende de procedimentos complementares, como aspiração ou drenagem linfática.

Então, perceba: diferentemente da lipoaspiração, a hidrolipoclasia não destrói ou elimina gordura. Ela apenas faz com que essa gordura fique “desprotegida” devido ao rompimento de células, mas precisa de procedimentos complementares para que seja eliminada.

Em algumas clínicas, a hidrolipoclasia é combinada a uma sessão de ultrassom. Assim, a vibração que esse aparelho proporciona, embora seja imperceptível para nós, facilita o rompimento das células adiposas.

Qual é a indicação da hidrolipoclasia?

Assim como a lipoaspiração, a hidrolipoclasia não é um tratamento para emagrecimento. Ela deve ser usada para modelar pequenas áreas do corpo que possuem gordura localizada, como um culote discreto, abdômen inferior etc.

Em termos técnicos, o profissional avalia a gordura localizada do paciente. Caso ele tenha uma prega de gordura de mais de 3 cm, é possível que seja um bom candidato à realização da hidrolipoclasia.

Quando bem indicada, ou seja, para esses casos em que o objetivo é apenas modelar pequenas áreas, a hidrolipoclasia cumpre sua função. Por isso, ela é atualmente um dos procedimentos que os pacientes mais procuram em clínicas de estética.

A técnica pode ser aplicada em várias regiões do corpo: os flancos ou pneuzinhos, abdômen, braços, cintura, parte interna das coxas, culote, prega glútea, joelhos e costas.

Quais são as vantagens da hidrolipoclasia?

A seguir, vamos contar a você quais são as vantagens da hidrolipoclasia:

A hipolipoclasia é minimamente invasiva

Como o tratamento consiste na aplicação de injeções, não existem cortes, lesões, rompimento de vasos sanguíneos ou cicatrizes. Portanto, o procedimento é classificado como minimamente invasivo.

Não existe pós-operatório da hipolipoclasia

Depois do procedimento, a pessoa simplesmente volta às suas atividades normais. Ela não precisa cumprir repouso e também não tem hematomas ou outras consequências normais após uma cirurgia.

O procedimento não é muito doloroso

O profissional aplica a solução fisiológica com uma seringa e agulha. Portanto, embora exista a picada da injeção e uma pequena dor ou desconforto, trata-se de uma sensação suportável, minimizada com anestésicos tópicos.

As sessões têm uma curta duração

O tempo de cada sessão varia de acordo com a quantidade de soro fisiológico aplicado. Porém, em média a duração do procedimento varia entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos.

Existem desvantagens na hidrolipoclasia?

Todo procedimento, seja ele qual for, tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, a hidrolipoclasia tem benefícios que nós vimos, mas também deve ser considerada de acordo com as necessidades de cada paciente.

Não trata a obesidade

Como já explicamos, a hidrolipoclasia não oferece um tratamento para a obesidade. Portanto, para ter a indicação adequada, o paciente precisa estar relativamente próximo de seu peso ideal.

Exige procedimentos complementares

A hidrolipoclasia não elimina a gordura, embora facilite esta eliminação. Portanto, o paciente precisa estar consciente de que ele precisará de procedimentos complementares para obter resultado. Os procedimentos geralmente associados são ultrassom e drenagem linfática.

A hidrolipoclasia é um tratamento prolongado

Apesar do bom resultado, o paciente pode precisar de várias sessões para reduzir medidas de forma significativa. Geralmente, o profissional indica entre 5 e 10 sessões semanais.

O local pode ficar inchado e dolorido

Cada organismo responde aos estímulos de forma diferente. Assim, algumas pessoas têm uma sensibilidade maior à dor. Porém, o fato é que o tratamento pode deixar a região um pouco dolorida e inchada.

Existem contraindicações?

Algumas pessoas não podem se submeter à hidrolipoclasia. No entanto, as contraindicações são poucas:

  • gestantes e lactantes;
  • pacientes diabéticos ou com disfunções renais;
  • pessoas com dislipidemias;
  • pacientes que utilizam marca-passo cardíaco;
  • pessoas com infecções ou lesões de pele na área em que o tratamento seria aplicado.

Sempre é importante destacar que o profissional qualificado para indicar o procedimento adequado para eliminar a gordura localizada é o médico. Agende sua avaliação agora mesmo para descobrir qual é a melhor solução para reduzir medidas e fazer as pazes com o espelho.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)