Fale Conosco Pelo Whatsapp

Dar nomes fofos para problemas estéticos não os torna menos desagradáveis. Por isso, é natural que tantas pessoas busquem um tratamento que acabe com as bunny lines, essas ruguinhas que conseguem estragar até mesmo um lindo sorriso.

E você sabe o que são as bunny lines? Ou será que você apresenta essas ruguinhas e nem sabe que elas recebem este nome? É possível tratá-las? Continue a leitura deste post para descobrir essas respostas.

O que são as temidas bunny lines?

Bunny lines são rugas que se formam nas laterais do nariz e também recebem o nome de ruguinhas de coelho, pois realmente se parecem com as linhas que surgem na carinha deste animal. A princípio, como muitas outras rugas dinâmicas, elas não aparecem quando o rosto está relaxado, em repouso.

As expressões faciais que mais geram bunny lines são o sorriso, a cara de raiva ou nojo. Todas fazem com que a musculatura do nariz se contraia e, consequentemente, gere dobras na pele desta região. O processo é semelhante ao dos pés de galinha, mas em outro local da face.

Ao longo do tempo, conforme nós repetimos essas dobras, elas se transformam em sulcos mais profundos. Então, elas aparecem mesmo quando não fazemos essas expressões e os músculos estão relaxados. Neste ponto, elas passam a ser rugas estáticas.

O ideal é iniciar o tratamento enquanto as rugas ainda são dinâmicas, para que elas não se aprofundem. Para isso, precisamos identificá-las e buscar procedimentos que atuem preferencialmente nas causas do problema.

Vamos, então, entender quais são as causas das bunny lines? Veja o próximo tópico.

O que causa as bunny lines?

Embora sempre seja possível dizer que as rugas dinâmicas são resultado da combinação entre expressão facial e envelhecimento, existem outros fatores que contribuem para a formação dessas linhas ao redor do nariz.

Em primeiro lugar, não podemos ignorar o papel das expressões faciais. Elas promovem efeitos na nossa musculatura e, desta forma, também causam alterações na pele. Assim, é natural que aquelas pessoas mais expressivas tenham mais rugas, embora isso também dependa de outros fatores, como a qualidade da pele.

Porém, existem outros fatores que causam ou acentuam as bunny lines. Entre eles, podemos destacar o uso de Botox em outras regiões do rosto, o que causa uma compensação no movimento dos músculos e uma expressão mais marcada nas laterais do nariz.

Uma corrente de profissionais defende a ideia de que, quando a musculatura da testa e ao redor dos olhos fica mais paralisada, os músculos de ambos os lados do nariz se tornam hiperativos. Como é bastante comum as pessoas aplicarem Botox na glabela, testa e têmporas (para suavizar os pés de galinha), as bunny lines seriam enfatizadas.

Como tratar as bunny lines?

Nós vimos que as rugas dinâmicas se formam porque os músculos que estão abaixo delas se movimentam ou se contraem. Por isso, o único tratamento que impede o aprofundamento dessas rugas é a paralisação ou relaxamento das fibras musculares.

Se você acompanha nossos conteúdos há mais tempo, já sabe que o tratamento que bloqueia os estímulos nervosos sobre o músculo, fazendo com que ele não se movimente ou se contraia de forma mais suave, é a toxina botulínica.

Portanto, se o profissional aplica o famoso Botox na região onde se formam as bunny lines, a musculatura não responderá na hora em que você sorri, faz cara de raiva ou de nojo. Bastam dois pontinhos de aplicação, um de cada lado, para que as laterais do nariz permaneçam lisas, sem as marcas indesejadas.

Que outros sinais de envelhecimento surgem no rosto?

Ainda falando do nariz, existem outros sinais de envelhecimento que merecem atenção. Em seguida, falaremos de como a face sofre com a perda de volume, gordura e fragilização da pele. Confira:

Queda da ponta do nariz

À medida que envelhecemos, o nariz perde sustentação. Isso ocorre devido a fatores como a calcificação das cartilagens. Ao mesmo tempo, os músculos puxam a região para baixo, provocam a rotação desta região e a queda de sua ponta.

A aplicação de Botox pode suavizar este efeito, porém sempre de forma temporária, exigindo novas aplicações. Então, a alternativa que promove uma solução duradoura é a rinoplastia, ou seja, a cirurgia plástica no nariz.

Redução dos coxins de gordura

Quando depositada no lugar certo, a gordura é muito bem-vinda na estética. Nosso rosto possui uma série de coxins de gordura, ou seja, compartimentos preenchidos com células adiposas, que contribuem para manter o volume e a sustentação da face.

À medida que os anos passam, esses coxins de gordura têm uma redução em seu volume. Consequentemente, a pele começa a “sobrar”, se desloca em direção à parte mais baixa do rosto, o que contribui para acentuar o sulco nasolabial (bigode chinês), fazer com que o contorno da face perca definição, entre outros efeitos.

Entre esses efeitos, tempos também a perda de gordura no nariz, o que deixa suas estruturas internas mais evidentes. Portanto, ele pode ficar com um aspecto esquelético. Junto à falta de sustentação e queda da ponta, o nariz realmente adquire uma aparência envelhecida.

Rugas periorbitais

No dia a dia, nós chamamos as rugas periorbitais de pés de galinha. Elas são formadas por linhas finas e pequenas que irradiam a partir dos cantos dos olhos. A princípio, elas aparecem quando realizamos algumas expressões faciais, como sorrir. Conforme envelhecemos, elas aparecem até com o rosto em repouso.

Vale destacar que a pele ao redor dos olhos é extremamente fina e delicada. Portanto, ela fixa marcas e aprofunda as rugas com mais facilidade. Hidratação, ácidos e Botox atuam preventivamente, mas a correção só é possível com cirurgia plástica.

Sulcos nasolabiais

Você provavelmente conhece os sulcos nasolabiais pelo nome de bigode chinês. Esses sulcos são rugas profundas que se estendem dos lados do nariz até os cantos da boca e se tornam cada vez mais profundos conforme a pele das bochechas cede e se acumula neste local.

Os sulcos nasolabiais são resultado de alterações naturais da anatomia facial. Com a idade, nosso rosto tem uma redução no volume dos ossos, perde gordura subcutânea, tem uma redução na quantidade de colágeno e elastina. Ao mesmo tempo, a gravidade exerce pressão e puxa a pele para baixo.

Como paliativo, podemos dizer que tratamentos como o preenchimento com ácido hialurônico permitem nivelar um pouco mais esta ruga. Porém, a solução mais completa é o lifting facial, também chamado de ritidoplastia.

Linhas de marionete

As linhas de marionete são rugas verticais que começam nos cantos da boca e podem se estender para baixo, em direção ao queixo. Elas lembram justamente a boca e o queixo desses bonecos, que, para simular o movimento de fala, deslocam a parte central do rosto para baixo. Por isso recebem este nome.

Assim como o bigode chinês, a perda de suporte estrutural da face (redução no volume dos ossos, nos coxins de gordura etc) agrava esta condição. Porém, por puxarem a boca e o queixo para baixo, as linhas de marionete fazem com que o rosto adquira uma expressão de tristeza.

Rugas periorais

O famoso código de barras corresponde à formação de linhas finas que se formam ao redor dos lábios, irradiando a partir deles, formando sulcos perpendiculares. Embora estejam relacionados ao envelhecimento e perda de espessura da pele, alguns movimentos repetitivos que realizamos contribuem para que eles se acentuem.

Entre os movimentos que acentuam as rugas periorais, podemos destacar os atos de fumar, beijar, usar canudos — em resumo, tudo que nos faz realizar o mesmo movimento de quando falamos a letra U. Peelings e preenchimentos são as melhores alternativas para restaurar o volume desta região, nivelar os sulcos e melhorar a textura da pele.

Rugas frontais

Rugas frontais são as linhas horizontais que se formam na testa. Elas ocorrem devido à perda de elasticidade da pele, mas se acentuam porque realizamos movimentos como levantar as sobrancelhas, às vezes de forma bilateral e, em outras, de um lado só, com a expressão de desconfiança.

Existem cosméticos que suavizam a pele e promovem sua firmeza. Outro tratamento possível é a toxina botulínica. Finalmente, o lifting frontal (frontoplastia) reposiciona os músculos e elimina os excessos de pele, corrigindo o problema de forma mais satisfatória.

Rugas glabelares

A glabela é a região entre as sobrancelhas. Portanto, as rugas nesta região são conhecidas como a “ruga do bravo”. Esta área pode ser tratada com Botox e também com cirurgia plástica. Liftings de testa e ritidoplastia são alguns dos procedimentos indicados para esta região do rosto.

O preenchimento dérmico com ácido hialurônico pode ser perigoso. Afinal, mesmo que viscosa, a substância pode se deslocar e obstruir estruturas relacionadas ao funcionamento dos olhos.

Existem diversos casos relatados na literatura científica que mostram uma alta probabilidade de necrose na pele, isquemia cerebral e cegueiras causadas por aplicações de ácido hialurônico na glabela. Portanto, esta é considerada uma região de risco para este tratamento.

Devo usar Botox ou fazer cirurgia plástica para reverter as bunny lines e esses outros sinais?

De forma equivocada, muitas pessoas acreditam que o Botox e a cirurgia plástica são tratamentos “concorrentes”. Portanto, seria possível escolher um dos dois, conforme a conveniência, para solucionar os mesmos problemas.

Esta é uma visão bem distorcida da correção de problemas estéticos. Podemos até dizer que o Botox e a cirurgia plástica são complementares, mas não concorrentes, pois eles recebem indicações em momentos diferentes do processo de envelhecimento facial.

A cirurgia plástica altera a estrutura da face, reposicionando músculos, tecidos moles e eliminando o excesso de pele. A aplicação de uma substância como o Botox, por mais eficaz que seja, jamais consegue realizar uma alteração como essa no rosto.

O Botox tem, em primeiro lugar, um papel preventivo no processo de envelhecimento. Então, quando aplicado no momento certo, ele pode impedir o aprofundamento das rugas e, desta forma, postergar em vários anos a realização de uma cirurgia plástica.

Também após a cirurgia plástica, ele atua de forma complementar. O Botox surge como um aliado que retarda esse processo de envelhecimento a partir daquele ponto, fazendo com que o resultado do procedimento se torne muito mais duradouro.

Portanto, não é uma questão de escolher realizar cirurgia plástica ou aplicar Botox. Para uma boa gestão do envelhecimento, é preciso procurar profissionais qualificados que indiquem quais são os procedimentos mais eficientes para corrigir os problemas de acordo com seu estágio de manifestação.

E você, já sabia o que eram as bunny lines? Apresenta algum desses outros sinais de envelhecimento na face? Quer entender mais sobre eles? Acompanhe nossos perfis no Instagram e Facebook para acompanhar nossas publicações sobre cirurgia plástica, estética e beleza. Você vai amar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)