Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nos últimos anos, diversos procedimentos que envolvem o preenchimento com ácido hialurônico ganharam destaque na área de estética. Entre eles estão a harmonização facial e a rinomodelação.

Rápida e prática, a rinomodelação caiu no gosto popular. Afinal, quem não gostaria de corrigir o nariz apenas com algumas agulhadas, sem ter que passar por uma cirurgia mais complexa?

Porém, preferir uma solução não significa que ela é, de fato, a melhor alternativa para corrigir um problema.

Por uma série de razões, a cirurgia plástica para o nariz — a rinoplastia — continua sendo a melhor opção na maioria dos casos.

Quer entender o porquê? Então continue aqui neste post. Vamos explicar tudo sobre a rinomodelação e falar sobre suas vantagens e desvantagens.

Confira!

O que é a rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento que utiliza determinadas substâncias para preencher áreas específicas do nariz para corrigir imperfeições e defeitos.

Embora atualmente o ácido hialurônico esteja em alta, a rinomodelação também pode ser feita com hidroxiapatita de cálcio, um composto com as mesmas características dos dentes e ossos humanos.

Uma terceira opção, cada vez menos utilizada para preenchimento, é uma substância chamada polimetilmetacrilato (PMMA). Porém, ela só é utilizada para correção de lipoatrofias faciais.

Como é feita a rinomodelação?

Neste procedimento, o médico injeta uma determinada quantidade do preenchedor no nariz do paciente. Assim, ele consegue tornar o formato do nariz mais harmônico.

Então veja alguns exemplos para entender melhor:

Levantamento da ponta do nariz

Quando a ponta do nariz é mais baixa que o restante de sua estrutura, a aplicação de preenchedores torna esta parte mais empinada.

Assim, o nariz fica com um formato harmônico, deixando a pessoa mais satisfeita com sua aparência.

Disfarce da giba nasal com rinomodelação

Em algumas pessoas, a giba nasal é mais alta que as outras partes do nariz, formando uma espécie de corcova. Este nariz também é conhecido como nariz adunco.

Então o profissional pode usar a rinomodelação para disfarçar a altura da giba em alguns pacientes.

Para isso, o médico preenche a área que está acima dela e a ponta. Assim, a linha de perfil do nariz fica mais reta.

É importante destacar que a rinomodelação não altera a altura da giba nasal. Afinal, o procedimento apenas disfarça seu formato, aumentando também a ponta e a ponte do nariz.

Alteração no ângulo entre o nariz e o lábio superior

Outra possível indicação da rinomodelação é a correção do ângulo entre a ponta do nariz e o lábio superior.

Afinal, em algumas pessoas, o nariz aponta para a boca, em uma inclinação que não desenha um perfil tão harmônico.

A aplicação de preenchedor um pouco antes da ponta pode tracioná-la para cima. Assim, a altura do nariz aumenta, formando um ângulo mais harmonioso.

Quais são as vantagens da rinomodelação?

Embora a rinomodelação tenha suas aplicações e indicações, o procedimento não tem uma lista muito grande de vantagens.

Basicamente, ele é uma alternativa interessante para alguns pacientes pelo simples fato de não ser uma cirurgia. Então eles optam pelo procedimento para não terem um pós-operatório e nem o processo de cicatrização.

Porém, esta comodidade nem sempre é suficiente para compensar outras desvantagens do procedimento em relação à cirurgia plástica.

No próximo tópico, explicaremos com mais detalhes.

Quais são as desvantagens do preenchimento no nariz?

Efeito temporário

Provavelmente o efeito temporário da rinomodelação é uma das principais desvantagens deste procedimento.

Afinal, tanto o ácido hialurônico quanto a hidroxiapatita de cálcio são absorvidos pelo organismo ao longo do tempo.

Portanto, quem opta pela rinomodelação precisa estar ciente que não se trata de uma solução definitiva.

Pode ser necessário reaplicar o preenchedor a cada 6 meses, 8 meses, 1 ano… depende de quanto tempo seu organismo leva para absorvê-lo.

De todos os preenchedores que mencionamos, o único com efeito definitivo é o PMMA. Porém, ele tem outras desvantagens e até mesmo riscos.

O PMMA pode causar muitos problemas como irregularidades e necrose da pele, além de deformidades no nariz.

Por isso, nem a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e nem a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomendam seu uso. Ele pode trazer consequências muito sérias.

Não permite redução do nariz

A rinomodelação só permite aumentar o volume de determinadas regiões do nariz, mas nunca diminuí-las.

Portanto, se o que incomoda você é o nariz grande e não apenas o formato, este procedimento não atenderá às suas necessidades.

Vamos voltar ao exemplo do disfarce da giba nasal. Como você sabe, esta curva no dorso do nariz incomoda muita gente.

Porém, com a rinomodelação, a altura da giba não diminui. A ponte do nariz fica mais alta e a ponta também.

Assim, quando consideramos o conjunto, a verdade é que todo o nariz ficou maior.

Então se você tem a giba destacada, mas seu nariz é pequeno, a rinomodelação pode gerar o resultado que você deseja.

No entanto, se o seu nariz já tem um tamanho grande ou normal, ele ficará ainda maior.

O mesmo vale para pessoas que se incomodam com a largura do nariz, seja na altura das narinas ou da ponte.

Com o preenchimento, você poderá deixar as outras regiões mais largas também.

Em muitos casos, isso é inviável, pois o nariz fica proporcional em relação às suas outras partes, mas desproporcional em relação ao rosto.

A rinomodelação implica em alguns riscos

Todo procedimento implica em alguns riscos e a rinomodelação não é diferente. Portanto, é importante que você os conheça.

O principal risco da rinomodelação é a oclusão ou pressão sobre os vasos sanguíneos. Esta é uma complicação séria, que exige uma intervenção imediata.

Se os vasos sanguíneos são fechados devido à aplicação de preenchedores, toda a área que eles irrigam fica sem nutrientes e oxigênio.

Isso causa a necrose (morte) daqueles tecidos, o que pode gerar um imenso problema estético ou levar a complicações mais sérias.

Vale a pena destacar que essa complicação é relativamente rara. Porém, ela pode acontecer, principalmente se o paciente não busca um médico realmente capacitado para realizar o procedimento.

Rinomodelação ou rinoplastia?

O cirurgião plástico é o único profissional habilitado a avaliar o caso de cada paciente e indicar o procedimento mais adequado para solucionar um problema.

Porém, já sabemos que a rinoplastia é o único procedimento capaz de atender às necessidades do paciente em alguns casos. Veja exemplos:

Redução do nariz ou de suas partes

Como já dissemos, é impossível reduzir o nariz com a remodelação, que só é capaz de adicionar volume.

Portanto, quando o paciente está insatisfeito com o tamanho do nariz, a rinoplastia é a melhor indicação.

O mesmo vale para pacientes que até estão satisfeitos com o tamanho do nariz, mas gostariam de reduzir apenas uma parte dele, como a giba ou a ponta.

Nesses casos, a alteração exige abertura do nariz e fratura do osso para redução do volume, o que só é possível com a rinoplastia.

Pacientes com doenças autoimunes

Quando o paciente tem uma doença autoimune, ele deve evitar a aplicação de preenchedores — portanto, não deve fazer a rinomodelação.

Afinal, o sistema imunológico desses pacientes tende a identificar qualquer mínima alteração como uma agressão ao organismo e reage atacando os próprios órgãos.

Assim, a aplicação de um preenchedor, que é um corpo estranho, pode desencadear a ação exagerada do sistema de defesa.

Então, mais uma vez, a melhor opção para esses pacientes é a rinoplastia realizada com todos os cuidados que o médico toma ao se tornar ciente desse diagnóstico.

Pacientes com narinas muito largas

Uma queixa muito frequente no consultório de cirurgia plástica é a de pacientes que têm narinas muito largas, muito abertas.

Alguns tipos de nariz geram essa queixa com maior frequência, como o nariz negroide e o nariz asiático.

Porém, o fato é que para corrigir este tipo de nariz o médico precisará fazer uma pequena incisão na base da narina, retirar um trechinho das asas nasais (ressecção) e suturá-las em uma posição mais fechada.

Além disso, é comum esses narizes terem a ponta mais baixa e arredondada. Para arrebitá-la, o médico muitas vezes faz um enxerto com ossos e cartilagem.

Então, como você pode perceber, o procedimento é mais complexo que uma rinomodelação. Somente uma rinoplastia pode realizar todas essas alterações.

O paciente quer um resultado definitivo

Esta é outra demanda que apenas a rinoplastia pode atender. Afinal, muitas pessoas querem simplesmente corrigir o nariz e nunca mais se preocupar com isso.

A médio prazo, sucessivas rinomodelações têm um preço idêntico ou até maior que de uma rinoplastia. Portanto, vale a pena optar pela solução definitiva.

Além disso, existe um certo risco de o resultado ficar diferente a cada rinomodelação.

Assim, na primeira vez, talvez a ponta fique mais empinada. Da segunda vez, a projeção é menor… o mesmo vale para a largura e altura das diferentes partes do nariz.

Agora você já sabe qual é a diferença entre a rinomodelação e a rinoplastia, bem como as vantagens e desvantagens desses procedimentos.

E então, que tal consultar um especialista para avaliar seu caso e indicar o procedimento que melhor atende às suas necessidades?

Não perca tempo! Acesse as opções de contato que você encontra nesta mesma tela e agende agora mesmo a sua avaliação.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)