Fale Conosco Pelo Whatsapp

Não há dúvidas de que você precisa escolher um bom médico para procedimentos estéticos. Porém, existe outro ponto essencial: você é um bom paciente? Esta resposta determina o sucesso no pós-cirúrgico e o resultado da sua cirurgia.

Geralmente, nós pensamos que um médico é o responsável pelo bom resultado de uma cirurgia. Porém, não podemos nos esquecer de que, se o paciente não tem os cuidados necessários no pós-operatório, ele coloca o procedimento em risco.

Quer entender melhor esse tema? Então, continue a leitura! Vamos explicar porque o pós-cirúrgico é tão importante e o que você pode ou não fazer após uma cirurgia plástica. Confira!

Qual é a importância do pós-cirúrgico?

O pós-operatório é fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica e seu resultado. Afinal, é nesse período que as incisões se fecham, ocorre a cicatrização e o corpo assume as formas desejadas pelo paciente.

A falta de cuidado no pós-operatório pode trazer uma série de complicações. A mais evidente é uma raiz inestética, feia, em alto relevo ou em tons muito diferentes da pele à sua volta.

Porém, outras complicações podem ocorrer. Veja a seguir:

Abertura de pontos no pós-cirúrgico

A abertura de pontos é, na maioria das vezes, uma consequência direta de abusos do paciente durante o pós-cirúrgico. Portanto, ele não respeita o repouso, faz movimentos inadequados e esforços.

Quando o paciente faz esses movimentos e esforços, as bordas da incisão, que ainda não se cicatrizaram, sofrem uma pressão para se afastarem. Os pontos não aguentam esta força e se rompem.

Como resultado, a incisão fica aberta, a cicatrização se torna mais lenta, o paciente fica mais sujeito a infecções e aumentam as chances de desenvolver uma cicatriz inestética.

Deslocamento de próteses

Quando a cirurgia plástica envolve próteses, o não cumprimento das recomendações pós-cirúrgicas por parte do paciente pode levar ao deslocamento dos implantes.

Assim, uma prótese pode girar em relação à posição original, deixando a região do corpo com um aspecto estranho e desfigurado. Ela também pode subir, descer, se deslocar horizontalmente.

Como exemplo, podemos citar a prótese de mamas. Se ela fica fora do lugar, a parte mais alta do implante não coincide com a posição do bico dos seios. Então, o peito fica muito estranho. Ele ainda pode ficar assimétrico em relação à outra mama.

Porém, o mesmo se aplica a outras cirurgias que envolvem próteses. Com cuidado no pós-cirúrgico, o resultado tende a ser ótimo. Sem esse cuidado, a aparência pode se tornar até mesmo grotesca.

Cicatrizes inestéticas

Na maioria das cirurgias plásticas, as cicatrizes ficam muito bonitas e discretas. Afinal, o médico utiliza uma série de técnicas justamente para que a linha se torne fina, preferencialmente escondida em dobras da pele.

Porém, a falta de cuidado no pós-operatório pode gerar um processo de cicatrização anormal. Assim, a cicatriz pode ficar mais larga, mais alta ou até mesmo com um formato diferente da incisão original.

O que fazer ou não fazer durante o pós-cirúrgico?

Algumas medidas para o pós-cirúrgico são gerais, ou seja, servem para todos os tipos de cirurgias plásticas. Afinal, elas dizem respeito às condições que o paciente dá ao corpo para uma boa cicatrização.

Outras recomendações são mais específicas. Portanto, são cuidados referentes a determinadas cirurgias plásticas, considerando as características do local onde o procedimento foi feito.

Trouxemos aqui tanto as orientações gerais quanto algumas orientações específicas, de acordo com o tipo de cirurgia realizada. Veja a seguir.

Fuja do sol no pós-cirúrgico

A luz do sol traz muitos benefícios à saúde e, inclusive, é a grande responsável pela nossa produção de vitamina D. Porém, no pós-operatório, é importante ficar longe do sol.

Em primeiro lugar, o próprio calor do sol já não contribui para uma boa cicatrização. Ele faz com que o corpo inche, exercendo pressão sobre as áreas onde houve uma incisão, dificultando a cicatrização. Ele também favorece sangramentos.

No entanto, existe uma preocupação ainda maior com a luz do sol. Afinal, ela tem, sobre a pele, o mesmo efeito que uma luz utilizada para revelar fotografias.

Então, se você toma sol com uma espinha avermelhada no rosto, a luz solar faz com que os pigmentos vermelhos que aparecem naquele momento se fixem na pele, tornando a mancha permanente.

O mesmo acontece com cicatrizes de cirurgias plásticas. É natural que, após os procedimentos, o paciente tenha algumas manchas vermelhas ou arroxeadas nas regiões próximas às incisões.

Assim, tomar sol nesse período é muito arriscado, pois a formação de manchas permanentes a partir dos hematomas da cirurgia é praticamente certa. Tenha certeza de que vale a pena esperar um pouco mais.

Finalmente, os raios ultravioleta do sol penetram na pele e destroem o colágeno. No entanto, após uma cirurgia plástica, seu corpo precisa de muito colágeno para a regeneração dos tecidos e cicatrização.

Por todos esses motivos, é melhor ficar muito longe do sol pelo menos no primeiro mês após uma cirurgia plástica. Este período pode se estender de acordo com seu ritmo de cicatrização e as recomendações do seu médico.

Mantenha uma alimentação balanceada

Poucas pessoas falam sobre a importância da alimentação no pós-operatório. No entanto, ela é essencial para a cicatrização, boa recuperação do paciente e manutenção dos resultados.

Proteínas magras e de boa qualidade, como carnes sem gordura, feijões e oleaginosas (castanhas, nozes), são essenciais para o corpo produzir proteínas.

Essas proteínas são, por sua vez, essenciais para a formação de novas células que o corpo precisará fabricar para reconstituir os tecidos. Portanto, elas não devem faltar em seu cardápio.

Além disso, as frutas e verduras, em seu estado mais natural possível, são fundamentais, pois proporcionam antioxidantes que o corpo precisa para combater os radicais livres e permitir a formação de uma pele saudável.

Já os açúcares, alimentos gordurosos e refinados produzem o efeito contrário. Eles aumentam a quantidade de radicais livres e não proporcionam os nutrientes que o corpo precisa para se restabelecer.

Use a malha compressora no pós-cirúrgico

Quase todas as cirurgias plásticas demandam algum tipo de acessório com finalidade compressora no pós-operatório. Assim, depois de qualquer tipo de mamoplastia, a mulher precisa utilizar o sutiã pós-cirúrgico.

Após a abdominoplastia ou lipoaspiração abdominal, o paciente deve utilizar uma cinta compressora. Depois de uma cirurgia plástica nas orelhas, a faixa da otoplastia, e assim por diante.

Esses são apenas alguns exemplos, mas o objetivo é mostrar a você que o uso desses acessórios é simplesmente indispensável. Eles mantêm os tecidos que precisam cicatrizar estáveis e em contato, facilitando a aderência.

Além disso, eles combatem o inchaço, reduzem a pressão sobre os pontos, evitam lesões acidentais e deslocamentos. Em muitos casos, eles contribuem para modelar devidamente a região operada. Então, use-os conforme a orientação do seu médico.

Fique longe do cigarro

Definitivamente, cirurgia plástica e fumo não combinam. O cigarro prejudica a circulação do sangue e ainda faz com que ele distribua substâncias tóxicas para o corpo.

Consequentemente, ele traz um impacto negativo terrível para a cicatrização. As células não recebem oxigênio e nutrientes em quantidade adequada nem para a própria sobrevivência, quanto mais para um processo de regeneração.

Se fôssemos falar sobre todos os impactos negativos do cigarro no pós-operatório, precisaríamos de mais que um artigo para isso. Portanto, por enquanto, vale apenas a recomendação de suspender o hábito de fumar no pré e pós-operatório.

Durma na posição adequada

As regiões operadas não devem sofrer pressão em nenhum momento do dia, incluindo a hora de dormir. Por isso, o paciente não deve se sentar ou deitar em determinadas posições.

Essas posições dependerão de cada cirurgia plástica. Assim, quem fez mamoplastia não deve se deitar de bruços. Já quem fez uma gluteoplastia não pode se sentar e nem se deitar sobre os glúteos. Precisa ficar de barriga para baixo.

Então, consulte seu médico e entenda quais são as posições que você pode ou não ficar, bem como o período pelo qual deve manter este cuidado. Utilize travesseiros e apoios para evitar se virar enquanto dorme.

Realize os procedimentos indicados pelo médico

Quando realizamos qualquer cirurgia, as incisões separam tecidos e rompem vasos tanto do sistema circulatório quanto do sistema linfático. Além disso, o próprio processo inflamatório que se desencadeia leva o corpo a acumular líquidos.

Por isso, é importante que o paciente faça sessões de drenagem linfática após diversas cirurgias plásticas. Então, se o seu médico fez essa recomendação, procure um profissional qualificado e comece o quanto antes.

Também não podemos nos esquecer de que algumas cirurgias, como a lipoaspiração, apresentam uma incidência maior de fibroses. Para evitá-las, é preciso fazer procedimentos como drenagem linfática e ultrassom.

Outras vezes, o paciente pode precisar de betaterapia, aplicações de corticoides, fitas de silicone e outros procedimentos para evitar queloides. Realize tudo que seu médico indicar, mas somente se ele indicar.

Afinal, algumas pessoas exageram no cuidado e querem fazer não só o que o médico indicou, mas também outros procedimentos que viram na internet. Neste caso, elas colocam sua cicatrização e segurança em risco. Ouça sempre o seu médico.

Cumpra o período de repouso

Por incrível que pareça, muitos pacientes têm dificuldade para fazer repouso após a cirurgia plástica. Afinal, eles se sentem tão bem, quase não percebem dor, e acham que já podem retomar uma série de atividades.

Não caia neste erro! Você pode não estar sentindo dor e isso é ótimo, mas seu corpo precisa de repouso para se restabelecer, para regenerar tecidos e fechar cicatrizes. Não faça esforços e movimentos inadequados nesse período.

Agora você já sabe quais são as principais recomendações do que fazer ou não no pós-cirúrgico. Mas lembre-se: seu médico fará outras indicações dependendo da sua cirurgia e do seu ritmo de recuperação.

Gostou do post? Então, salve aí naquele grupo do WhatsApp onde nós sabemos que você guarda tudo o que vê de interessante na internet. Assim, você pode consultá-lo quando fizer sua cirurgia plástica!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)