Fale Conosco Pelo Whatsapp

No pós-operatório, muitos pacientes ficam com receio do que pode acontecer em sua recuperação. Por isso, mesmo sinais normais nesse período levantam a suspeita de uma complicação, como o rompimento dos pontos internos da abdominoplastia.

Afinal, tudo é novo. No começo, o corpo incha. Depois, começa a assumir novas formas. O paciente não está acostumado a levantar o tronco depois de algumas semanas e ter a sensação de que a pele está puxando. Diante de tudo isso, é natural que a insegurança apareça.

Se tudo é desconhecido, como saber se os pontos internos da abdominoplastia se romperam? Continue a leitura para saber!

Para que servem os pontos internos da abdominoplastia?

O principal objetivo da abdominoplastia é corrigir a flacidez. Para isso, o médico retira o excesso de pele do abdômen.

Porém, o que causa o excesso de pele? Primeiro, ela precisou ser estendida, seja pelo aumento de peso desproporcional ao corpo ou por uma gravidez.

Em qualquer uma dessas duas situações, não é só a pele que se estende. Os músculos retos do abdômen também se separam na região central, formando um espaço que chamamos de diástase.

Então, durante a abdominoplastia, o médico aproxima esses músculos e os costura na região central da barriga. Essa técnica se chama plicatura abdominal.

Dessa forma, os músculos voltam à posição normal e garantem uma silhueta mais bonita ao paciente. Eles empurram o estômago para o interior, evitando que ele fique alto. Também afinam levemente a cintura.

Abdominoplastia Master Health

Os pontos internos da abdominoplastia são essa costura que aproxima os músculos. Eles também fecham a camada gordurosa da pele.

A plicatura abdominal se estende desde a parte superior do abdômen, perto do peitoral até a região pubiana. Portanto, ela forma uma sequência vertical de pontos bem extensa.

Esses pontos são diferentes dos pontos de cicatrização. Por isso, o médico não usa fios absorvíveis. Eles realmente ficam ali, ao longo de anos, segurando a musculatura.

Se você tem medo de que esses pontos se rompam facilmente, fique tranquilo. Afinal, eles são feitos com fios muito resistentes, o que torna o rompimento bastante raro.

Em que situação os pontos internos da abdominoplastia se rompem?

Logo após a cirurgia, no primeiro ou no segundo mês, existe uma chance maior de rompimento dos pontos. Assim, é fundamental evitar esforços e o aumento da pressão no interior do abdômen.

Portanto, nos primeiros dias e semanas, o médico faz algumas recomendações quanto ao repouso. Nesse período, até mesmo uma crise forte de tosse pode levar ao rompimento.

Problemas gástricos, que geram um inchaço muito grande do abdômen, também colocam os pontos em risco. Nesses casos, a paciente precisa buscar ajuda médica para combater os fatores que os causam.

Usar a cinta elástica é uma medida que ajuda a evitar o rompimento de pontos. Afinal, ela mantém os tecidos ali bem juntinhos, por meio da compressão. Esse é um dos motivos para usar corretamente esse acessório.

Nesses primeiros meses, o paciente retorna ao consultório médico periodicamente. Portanto, o cirurgião avaliará sua evolução e identificará um possível rompimento dos pontos.

Porém, à medida que o tempo passa e a recuperação fica completa, esse risco diminui. O afastamento dos pontos até pode acontecer, mas somente se houver um novo aumento significativo de peso ou uma gravidez.

Quais são os sintomas do rompimento de pontos internos?

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Portanto, caso perceba esse sinal no seu abdômen, entre em contato com seu médico. Ele avaliará a situação e, a partir do exame clínico, solicitará exames de imagem ou descartará a hipótese de um rompimento.

Em alguns casos, o paciente percebe também vermelhidão na região dos pontos e pode sentir dor. Porém, essa situação não é comum e o rompimento pode ser completamente indolor.

Como ter certeza da integridade dos pontos?

Um simples exame de ultrassom mostra se os músculos da parede abdominal continuam juntos, como o médico os costurou, ou se estão separados.

O que fazer se os pontos internos da abdominoplastia se romperam?

Em primeiro lugar, fique tranquilo. Afinal, esses pontos foram feitos apenas para aproximar músculos que já estavam separados, às vezes há muito tempo.

Portanto, o rompimento dos pontos só causa um prejuízo estético. O resultado da cirurgia não será tão bom, já que aquela região ficará abaulada. Isso não acarreta nenhum risco ou prejuízo à saúde.

Porém, para recuperar o resultado estético, o médico precisa costurar os músculos novamente. Isso só é possível em uma nova cirurgia.

Por esse motivo, o paciente deve seguir todas as recomendações médicas para o pós-operatório. O repouso, uso da cinta e drenagem linfática para combater o inchaço evitarão o rompimento dos pontos e todo esse transtorno.

Meu abdômen já não está mais retinho, os pontos se romperam?

Se você já fez abdominoplastia há alguns anos e agora seu abdômen não está mais retinho, provavelmente o problema não é com os pontos.

Os pontos geralmente continuam firmes e fortes. Porém, o músculo fica mais frouxo com os anos, alterando o formato do abdômen.

Assim, para manter um abdômen bonito depois da cirurgia, o paciente precisa cuidar de seu peso, não permitir grandes variações. Em caso de uma nova gravidez, o afastamento desses músculos é bastante provável.

O segundo ponto é ter uma rotina de exercícios para fortalecer esses músculos. A parede abdominal é importante não só por uma questão estética, mas para sustentar o próprio tronco.

Portanto, consulte um educador físico e siga o programa prescrito por ele. Isso o ajudará a ter um abdômen sempre firme e bonito.

Entendeu para que servem os pontos internos da abdominoplastia, em que situações eles se rompem e quais são os sinais de que há algo errado? Quer saber mais sobre essa cirurgia?

Então, acesse agora mesmo o nosso guia completo e descubra como ter o abdômen dos sonhos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.