Fale Conosco Pelo Whatsapp

Já pensou na possibilidade de deixar o nariz lindo, em um tamanho e formato proporcionais ao rosto e ainda não ter nenhuma marquinha aparente? Sim, isso é possível! A cicatriz da rinoplastia nem sempre fica visível!

Porém, não são todos os casos que podem ser resolvidos desta forma. Então, neste post, você vai descobrir as diferenças entre a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada, bem como as cicatrizes de cada uma delas.

Ficou interessado? Então continue aqui neste post!

O que é a rinoplastia fechada?

A rinoplastia fechada é uma técnica cirúrgica que permite que as marcas do procedimento fiquem completamente escondidas. Assim, o paciente não tem nenhuma cicatriz visível.

Esta técnica, como você pode imaginar, deixa os pacientes extremamente satisfeitos com o resultado. Afinal, em nenhum momento da vida as pessoas imaginam que eles fizeram uma plástica no nariz.

Para fazer esta cirurgia, o médico faz todas as incisões que ele precisa para serrar e lixar ossos, retirar ou acrescentar cartilagem apenas na parte interna do nariz.

Portanto, esses cortes geralmente são no septo (“parede” que separa uma narina da outra) e nas outras áreas da mucosa nasal. O médico não abre o nariz e por isso a técnica se chama rinoplastia fechada.

Porém, como você pode imaginar, o médico fica com pouquíssimo espaço para fazer as manobras cirúrgicas. Por isso, ele só consegue fazer o procedimento com instrumentos pequenos, delicados.

Com todo o cuidado, ele remove volume do nariz ou acrescenta ossos, cartilagens e outros tecidos para remodelá-lo.

Onde fica a cicatriz da rinoplastia fechada?

Como os cortes são feitos no septo e nas mucosas nasais, as cicatrizes da rinoplastia fechada também se localizam apenas nessas regiões.

Assim, em nenhum momento o paciente fica com marcas na parte externa do nariz, como as asas nasais ou na columela, que é essa divisão visível das duas narinas.  

A rinoplastia fechada é melhor que a rinoplastia aberta?

Quando você pensa no fato de que a cicatriz fica invisível, é natural concluir que a rinoplastia fechada é uma técnica melhor. Porém, na cirurgia plástica, não é exatamente assim.

A melhor técnica cirúrgica é aquela capaz de promover a mudança que o paciente precisa. Simples assim.

Então se o médico consegue deixar o nariz bonito e proporcional ao rosto com a rinoplastia fechada, ela é a melhor. Se ele precisa abrir o nariz para chegar ao resultado, neste caso a rinoplastia aberta é a melhor.

No entanto, não podemos deixar de destacar que a rinoplastia fechada tem algumas vantagens. Além da cicatriz da rinoplastia ficar invisível, o tempo de recuperação do paciente é menor.

Como o médico não precisa descolar toda a pele da parte superior do nariz para abri-lo, esta técnica também produz menos inchaço, hematomas e equimoses no pós-operatório.

Desta forma, o paciente tem mais conforto durante sua recuperação e consegue voltar às suas atividades normais, como o trabalho, em menos tempo.

Qualquer pessoa pode fazer uma rinoplastia fechada?

Como já falamos, a rinoplastia fechada deixa pouco espaço de manobra cirúrgica para o médico. Por isso, nem sempre ele consegue fazer todas as alterações que o paciente precisa com esta técnica.

Então, nesses casos, o médico pode optar pela rinoplastia aberta, que descola a pele da parte superior do nariz e a levanta para realizar as alterações nos ossos e cartilagens.

Também não podemos negar que, com o nariz todo fechado, o médico nem sempre consegue ver todas as estruturas internas com clareza. Assim, por segurança e para alcançar um bom resultado, ele pode optar pela rinoplastia aberta.

Existe ainda outra questão. Em alguns casos, não existe a possibilidade de realizar uma rinoplastia sem uma incisão visível. Isso é especialmente verdade quando existe a correção de asas nasais, por exemplo.

Exemplo de cicatriz da rinoplastia invisível

Pensando nas diferenças, vamos trazer dois exemplos. No primeiro caso, o médico precisa diminuir a giba nasal, aquele osso saltado na parte superior do nariz.

Então, dependendo do caso, o médico talvez consiga inserir os instrumentos e usar a técnica fechada para retirar parte do osso e da cartilagem, diminuindo o volume do local. A cicatriz será invisível.

Exemplo de cicatriz da rinoplastia visível

No entanto, em um segundo caso, se o paciente tem o nariz muito aberto e deseja deixar as narinas mais fechadas, o médico terá que fazer uma incisão não só nas asas nasais, mas na base do nariz. A cicatriz será visível.

Todas essas diferenças só reforçam um fato: o médico é o único profissional capaz de tomar a decisão e escolher a rinoplastia fechada ou aberta de acordo com as necessidades de cada paciente.

Lembramos ainda que esses exemplos são meramente ilustrativos. Somente durante a avaliação do paciente o médico indicará a melhor opção tanto para correção da giba quanto das asas nasais.

O que é a rinoplastia aberta?

Diferentemente da rinoplastia fechada, a rinoplastia aberta é uma técnica que, como o próprio nome diz, exige a abertura do nariz para que o médico altere seu tamanho ou formato.

Então, para iniciar o procedimento, o médico faz alguns cortes na columela e na parte interna do nariz. O objetivo dessas incisões é descolar a pele para levantá-la e poder enxergar e alterar a estrutura do nariz sem obstáculos.

Isso permite que o médico realize movimentos muito precisos, pois ele não tem nenhuma limitação nem de visão e nem de espaço para manobras cirúrgicas.

No entanto, o procedimento tem algumas desvantagens, como a cicatriz visível e um pós-operatório um pouco mais extenso e desconfortável.

Porém, esse incômodo pode ser solucionado com analgésicos.

Como fica a cicatriz da rinoplastia aberta?

Geralmente, a rinoplastia aberta deixa uma pequena cicatriz na columela. Como esta região já está próxima de uma dobra natural, pois o nariz forma um ângulo com a pele acima da boca, ela não fica tão visível.

Além disso, o nariz costuma gerar uma sombra também sobre esta região, o que facilita ainda mais a camuflagem da cicatriz da rinoplastia.

Porém, além desta cicatriz mais comum, a rinoplastia pode deixar ainda outras cicatrizes. A mais comum é a que já comentamos, quando existe a correção das asas nasais.

Na alectomia, por exemplo, que é a cirurgia para afinar o nariz, a única cicatriz que o paciente tem segue justamente o contorno das asas nasais e base das narinas.

Portanto, esta cicatriz varia conforme a alteração que o paciente deseja em seu rosto, pois é essa demanda que determina o local das incisões.

Como cuidar da cicatriz da rinoplastia?

Mesmo para quem utiliza a técnica aberta, a cicatriz da rinoplastia pode ficar muito discreta. Afinal, o resultado depende mais do cuidado do paciente no pós-operatório do que de qualquer outro fator.

Então, para ter uma cicatriz bonita e pouco visível após a rinoplastia, fique atendo aos seguintes cuidados:

1. Siga o pós-operatório à risca

Não vamos negar que o pós-operatório da rinoplastia é um dos que mais causa incômodos como inchaço, nariz entupido, um pouco de dor. Porém, esses transtornos são suportáveis.

Então siga as recomendações do seu médico tanto para aliviar esse incômodo quanto para acelerar a recuperação: utilize a tala, faça compressas, evite alimentos quentes…

Tudo que o médico orienta tem um único objetivo: tornar a sua recuperação da rinoplastia mais rápida e fácil, o que consequentemente torna a cicatriz bonita e quase imperceptível.

2. Cuide da sua alimentação

A alimentação interfere muito no processo de cicatrização. Ela pode contribuir para acelerar a recuperação ou para sobrecarregar o organismo, dificultando a recomposição dos tecidos.

Então procure consumir alimentos mais naturais e saudáveis, reduzindo o açúcar, gorduras saturadas, produtos refinados e industrializados e assim por diante.

3. Não tome sol

Depois de todas as cirurgias plásticas, o paciente precisa evitar o sol durante pelo menos um mês. Então essa também é uma recomendação importante após a rinoplastia.

A luz solar aumenta o inchaço da região operada. Além disso, os raios ultravioleta destroem tanto o colágeno quanto os fibroblastos que produzem colágeno e elastina.

Tudo isso faz com que o corpo tenha uma dificuldade maior em recompor os tecidos e isso gera problemas estéticos relacionados à cicatrização. Inclusive, a marca tende a ficar mais escura, se destacando da pele à sua volta.

Quando o paciente ainda está com manchas roxas, isso é pior ainda. O sol emana luz e, como você sabe, ela fixa o pigmento roxo na pele, como se fosse a revelação de uma fotografia.

Assim, as manchas roxas, que costumam ser temporárias, podem se tornar permanentes quando o paciente toma sol após a cirurgia plástica.

4. Evite o cigarro e a bebida

Tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam muito a pele e causam uma série de efeitos sobre o organismo que dificultam a cicatrização.

Liberação de radicais livres, desidratação de tecidos, destruição de colágeno, baixa oxigenação e nutrição são alguns desses problemas.

Então, se você quer ter uma boa recuperação e uma cicatriz bonita, fique longe do álcool e do cigarro no pré e pós-operatório.

E então, você já sabia que é possível esconder a cicatriz da rinoplastia em alguns casos? Tem vontade de mudar o seu nariz, mas não sabe qual dessas técnicas é a mais apropriada?

Não se preocupe! Nossos especialistas vão tirar todas as suas dúvidas a respeito da rinoplastia. Acesse os contatos aqui do site e marque sua consulta!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)