Fale Conosco Pelo Whatsapp

A adolescência é uma fase de grandes transformações físicas, psicológicas e comportamentais. Nessa idade, a autoaceitação pode ser um desafio, ainda mais quando alguma característica do corpo é diferente do padrão exaltado pela sociedade. Assim, meninas que têm um crescimento acentuado das mamas costumam ficar ansiosas para realizarem a cirurgia mamoplastia redutora.

Mas será que é possível reduzir os seios ainda durante a adolescência por meio da cirurgia plástica? Esse é o tema da nossa conversa neste post. Então, continue a leitura e descubra a partir de qual idade esse procedimento pode ser feito.

Quando a cirurgia mamoplastia redutora é necessária?

O crescimento das mamas depende principalmente de fatores genéticos. Por isso, enquanto algumas mulheres sofrem por terem seios muito pequenos, outras desenvolvem peitos grandes desde a adolescência. Nos dois casos, existe um desconforto com a própria aparência. No entanto, quando a gigantomastia ocorre, a garota pode ter não só complexos, mas também problemas físicos.

Um exemplo de problema físico causado pelo tamanho exagerado das mamas é o comprometimento da coluna. O peso excessivo dificulta a manutenção de uma boa postura e causa dores nas costas e região cervical. Frequentemente, as mulheres relatam também outros desconfortos, como assaduras causadas entre os seios, no sulco mamário e até mesmo na região onde acontece o atrito entre os braços e o peito.

É possível reduzir o seio de adolescentes?

Embora seja possível fazer a mamoplastia redutora mesmo em adolescentes, os médicos recomendam cautela no procedimento. Esse cuidado é necessário porque as mamas continuam se desenvolvendo ao longo desses anos. Normalmente, elas crescem por cerca de três anos após a primeira menstruação (menarca), mas esse período pode ser ainda mais extenso.

Por isso, mesmo que uma adolescente faça a mamoplastia redutora, seus seios podem crescer após o procedimento. Então, o ideal é esperar o completo desenvolvimento das mamas para fazer a cirurgia. Assim, a mulher terá um resultado definitivo, menos sujeito a novas mudanças no volume.

Mamoplastia Master Health

Qual é a melhor idade para fazer a cirurgia mamoplastia redutora?

Os médicos afirmam que é muito comum as mamas crescerem pelo menos até os 16 ou 17 anos. No entanto, em alguns casos esse período se estende até os 20 anos. Considerando esses fatos, eles afirmam que uma idade relativamente segura para fazer a cirurgia e garantir um resultado duradouro é a partir dos 18 anos.

Apenas em situações extremas os médicos recomendam que a cirurgia mamoplastia redutora seja feita antes desse período. Ainda assim, e necessário obter o consentimento por escrito dos responsáveis legais. Diversos cirurgiões também só aceitam fazer o procedimento depois de um parecer de outros especialistas nesse processo de desenvolvimento, como o endocrinologista e o mastologista.

Para chegar a uma decisão, o cirurgião plástico analisará o parecer dos outros médicos e o impacto do problema no dia a dia da paciente. Comprometimento sério da coluna, por exemplo, é um dos fatores que contribuem para uma decisão favorável. Se o maior incômodo for psicológico, o ideal é buscar ajuda terapêutica para aliviar o sofrimento até que a paciente atinja a idade correta.

Entendeu por que é preciso esperar para fazer a mamoplastia redutora? Ainda ficou com dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em respondê-la!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)