Fale Conosco Pelo Whatsapp

Dores nas costas, assaduras abaixo das mamas, dificuldade para encontrar roupas, constrangimento ao fazer atividades físicas — esses são apenas alguns dos incômodos de mulheres que chegam à clínica com a necessidade de diminuir os seios.

Embora os seios grandes estejam na moda, infelizmente, eles não são os mais adequados para todos os biotipos. Assim, sempre que eles se tornam desproporcionais, a redução é recomendada.

Mas e você, sabe como é o procedimento para reduzir as mamas? Entende quais são as indicações, o passo a passo da cirurgia e o que fazer ou não durante o pós-operatório?

Então, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a diminuição dos seios com cirurgia plástica.

Qual é a cirurgia para diminuir os seios?

A cirurgia plástica que diminui o volume dos seios é a mamoplastia redutora. Trata-se de um procedimento que retira o excesso de gordura, tecido mamário e as sobras de pele.

Desta forma, o médico reduz não só o volume, mas também o peso dos seios. Este é um fator que causa muito incômodo às pacientes, que relatam muitas dores, especialmente na área cervical (pescoço, ombros, costas).

Mamoplastia Master Health

Com a mamoplastia, o médico ajusta o volume mamário, tornando-o proporcional ao corpo da paciente. Portanto, a importância desta cirurgia vai além da estética e realmente impacta na qualidade de vida da mulher.

Quais são as indicações da mamoplastia redutora?

Geralmente, o cirurgião indica a mamoplastia redutora quando a paciente tem seios grandes, desproporcionais ao seu corpo e se sente incomodada com esta questão, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

Afinal, existem mulheres que, mesmo tendo seios grandes, gostam do volume e estão dispostas a enfrentar alguns incômodos para mantê-los com este tamanho.

No entanto, outras se queixam das dores e prejuízos funcionais do dia a dia. Elas sentem dificuldade até mesmo para fazer alguns exercícios aeróbicos como corrida ou polichinelos, pois os seios balançam demais.

Também existem mulheres que, embora não tenham um desejo tão forte de reduzir os seios, sentem que o excesso de peso já está causando problemas na coluna. Portanto, elas recebem recomendação médica para fazer uma mamoplastia redutora.

Outro grupo de pacientes que também necessita reduzir os seios são as que recebem diagnóstico de macromastia. Para saber mais sobre este problema, confira nosso post completo sobre gigantomastia.

Qual é o passo a passo para a mamoplastia redutora?

Se você se incomoda com o tamanho dos seios, vamos contar como solucionar este problema. A seguir, você verá um passo a passo, desde a avaliação médica até o pós-operatório

1. Avaliação médica antes de diminuir os seios

O primeiro passo para diminuir os seios é buscar um cirurgião habilitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, esta certificação indica que ele está apto a realizar o procedimento com segurança e proporcionar os melhores resultados possíveis.

Na consulta médica, o cirurgião perguntará sobre suas expectativas e também sobre o seu histórico médico pessoal e até mesmo familiar. Isso acontece porque, para fazer o procedimento, você precisa estar em boas condições de saúde.

Após conversar com você e coletar uma série de informações, o médico realizará o exame físico. Portanto, ele avaliará suas mamas e também registrará outras medidas do seu corpo.

Essas medidas são importantes porque, como já dissemos, os seios precisam ser proporcionais ao corpo. Então, para definir o tamanho final, ele precisa considerar sua altura, largura dos ombros e tórax, cintura, quadril etc.

Ao final, ele explicará para você como é o procedimento e também solicitará exames pré-operatórios. Assim, se eles mostrarem que sua saúde está em boas condições, o médico e você já podem marcar uma data para a cirurgia.

E se os exames não forem favoráveis? Isso não é o que ocorre com a maioria das pacientes, porém pode acontecer. Se você tem uma doença crônica ou autoimune, por exemplo, será necessário fazer um acompanhamento e controle prévios.

Portanto, o cirurgião pedirá que você primeiro controle essas condições de saúde com o acompanhamento do seu médico especialista naquela área. Assim que os indicadores estiverem adequados para a realização da cirurgia, ela será marcada.

2. Preparação para a mamoplastia redutora

Depois que a sua cirurgia for marcada, é hora de se preparar para o procedimento. Então, o médico fará algumas recomendações para que você tenha boas condições tanto no procedimento quanto para a cicatrização.

Portanto, é importante interromper o anticoncepcional e uma série de medicamentos que podem prejudicar tanto a cirurgia quanto sua recuperação após o procedimento.

Inclusive, é importante que você leve uma lista com todos os remédios que toma continuamente para a consulta com o médico. Assim, ele avaliará quais são os que precisam ser suspensos e por quanto tempo.

Além disso, os médicos recomendam que a paciente interrompa o uso do cigarro. Ele contém uma série de substâncias que prejudicam o organismo, a recuperação e ainda impede a boa circulação do sangue.

Sem a quantidade adequada de sangue, os tecidos que precisam cicatrizar após a cirurgia não recebem oxigênio e nutrientes em quantidade suficiente. Portanto, o cigarro atrasa a cicatrização e pode gerar complicações.

O médico também orientará você a ter uma alimentação mais leve nos dias que antecedem a cirurgia para diminuir os seios. É importante não consumir bebidas alcoólicas e dar preferência a alimentos frescos, naturais, com baixo teor de gordura e proteínas magras.

Outro cuidado necessário antes do procedimento é comprar antecipadamente seu sutiã pós-operatório e levá-lo no dia da mamoplastia redutora. Você sairá da sala de cirurgia já vestindo esta peça e, portanto, ela deve estar pronta para uso.

Finalmente, no dia anterior à cirurgia, você deve realizar os últimos preparativos. Retire esmaltes, brincos, alianças e qualquer outro acessório. Não se esqueça também de cumprir o jejum de acordo com a quantidade de horas estabelecidas pelo médico.

3. Cirurgia para diminuir os seios

Chegou o tão esperado dia de fazer sua cirurgia plástica. Ao chegar ao hospital, a equipe preencherá uma documentação para registrar sua entrada no hospital. Em seguida, você será encaminhada ao quarto.

Já no centro cirúrgico, o anestesiologista preparará você para o procedimento. Ele aplicará uma sedação e também a anestesia. Inclusive, o tipo de anestesia utilizado no procedimento pode variar bastante.

Afinal, para a mamoplastia redutora, o médico pode usar tanto a anestesia geral quanto a peridural com sedação ou até mesmo a anestesia local com sedação.

A escolha depende de fatores como as condições da paciente, tempo estimado de procedimento, associação com outras cirurgias plásticas, entre outros.

Depois da anestesia, o médico começa a realmente reduzir os seios da paciente. Então, ele faz três incisões — uma ao redor da aréola, outra vertical em direção à parte de baixo do seio e uma terceira, acompanhando o sulco mamário.

Por meio dessas incisões, o cirurgião retira gordura, parte da glândula mamária e pele em excesso. Assim, ele mantém apenas a quantidade de tecido necessário para modelar a mama e deixá-la proporcional ao corpo da paciente.

Ao final, ele sutura a mama, modelando-a. Portanto, o seio passa a ter o tamanho, o peso, o formato e altura adequados. A partir de então, a paciente deixa de ter tanto os problemas estéticos quanto funcionais que enfrentava devido ao tamanho exagerado dos seios.

É preciso colocar prótese na mamoplastia para diminuir os seios?

É importante destacar que, embora a paciente precise retirar volume das mamas, às vezes ela precisa colocar também uma prótese de silicone na mesma cirurgia.

Isso acontece quando o volume das mamas é composto por muita gordura e pouca glândula mamária. Nesses casos, o seio não tem tecido suficiente para ser modelado e formar uma mama firme.

Esta condição é mais comum do que você imagina. Se você quiser saber mais sobre esse procedimento, sugerimos que confira nosso post sobre a mamoplastia redutora com prótese.

4. Pós-operatório da mamoplastia redutora

O pós-operatório da mamoplastia redutora é tão importante quanto a própria cirurgia. Afinal, por mais que o cirurgião faça um excelente trabalho, a paciente arrisca todo o resultado quando não cumpre as recomendações médicas.

Portanto, programe sua cirurgia para um período em que realmente possa cumprir o repouso e ter apoio inclusive para as tarefas domésticas básicas. Nas primeiras semanas, você não poderá levantar os braços e nem fazer esforço.

Outros cuidados necessários são:

Dormir de barriga para cima

Nos primeiros meses após a redução dos seios, você precisará dormir de barriga para cima, de preferência com dois travesseiros, para que o tronco fique um pouco mais alto que o restante do corpo. Não é possível virar de lado e, muito menos, de bruços.

Usar o sutiã pós-operatório

O sutiã pós-operatório é fundamental para uma boa recuperação. Além de outros benefícios, ele mantém os tecidos da mama estabilizados mesmo quando a paciente faz alguns movimentos, o que proporciona a condição necessária para a cicatrização.

Aguardar liberação médica para voltar à rotina

Dirigir, levantar os braços acima da altura dos ombros, carregar pesos, fazer exercícios — todas essas atividades exigem esforço dos braços ou podem levar a torções do tronco.

Isso implica no risco de retardar a cicatrização. O esforço também pode levar ao rompimento de pontos ou ao deslocamento do silicone, caso você tenha feito a mamoplastia redutora com prótese.

Portanto, aguarde a liberação médica para retomar gradualmente essas atividades. Em alguns casos, será necessário esperar duas semanas. Outras vezes, como no caso dos exercícios, a restrição pode durar 2 ou 3 meses.

O tempo é variável devido ao ritmo individual de recuperação de cada paciente. Então, retorne ao médico nas datas recomendadas e aguarde a liberação dele para retomar sua rotina.

Agora você já sabe os principais fatos sobre a cirurgia plástica para diminuir os seios. Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá o prazer de responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)