Fale Conosco Pelo Whatsapp

Talvez você não tenha ideia do que é ptose, mas todos nós, em algum momento da vida, vamos nos deparar com este problema. Felizmente, a cirurgia plástica pode corrigi-lo, pelo menos em grande parte dos casos.

Então, não perca este post. Ele será muito útil para você, se não agora, no futuro. Confira!

O que é ptose?

Ptose é um termo que os médicos utilizam para descrever principalmente a queda de uma parte do corpo, mas que também pode definir o afundamento de uma região.

A ptose palpebral, por exemplo, é a queda da pálpebra superior, fazendo com que este trecho de pele cubra parte do olho ou até mesmo atrapalhe a visão.

Existe ainda a ptose de mamas ou ptose mamária, que é classificada em vários graus, de acordo com a flacidez que este órgão apresenta.

Em alguns casos, a ptose é congênita. Portanto, trata-se de uma característica da pessoa com a qual ela nasceu. Isso é mais evidente na ptose palpebral.

Você pode ver que muitas celebridades, sejam homens ou mulheres, têm a pálpebra do olho mais caída desde jovens. Isso não os impede de serem lindos, mas é um traço que envelhece um pouco a face.

Outras vezes, a ptose é resultado da flacidez, especialmente da pele. Isso acontece com a mama, por exemplo, depois que ela aumentou seu volume durante a gestação e foi reduzida ao final da amamentação.

Abdominoplastia Master Health

Em outros casos, doenças neurológicas causam a ptose. Até mesmo a ptose palpebral pode ser resultado da miastenia gravis. A síndrome de Guillain-Barré, síndrome de Horner, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e neuropatia do terceiro nervo craniano também podem dar origem a ptoses.

Como corrigir a ptose?

A correção da ptose depende principalmente da causa do problema. Portanto, quando nos referimos a um problema neurológico, por exemplo, o paciente precisa tratar primeiro a doença subjacente. Em alguns casos, depois deste tratamento é necessário fazer uma cirurgia.

Porém, em muitos outros casos, a cirurgia plástica é suficiente para corrigir o problema, especialmente se ele for causado por uma flacidez de pele. Veja a seguir:

Ptose palpebral

A flacidez nas pálpebras costuma ser o primeiro sinal de envelhecimento do rosto para a maioria das pessoas. Em alguns casos, ela aparece ainda na juventude.

Quando a ptose ocorre na pálpebra superior, a pessoa pode ter desde um problema estético até obstruções que dificultam a visão, principalmente na região periférica.

Na pálpebra inferior, a ptose também pode causar problemas para os olhos. Embora seja mais comum em idosos, esta condição acomete pessoas com menos idade.

Neste caso, a queda da pálpebra faz com que a linha d’água se afaste do olho, propriamente dito. Consequentemente, as lágrimas escorrem pela face e não cumprem sua função, que é umedecer o olho.

Assim, o olho fica irritado, seco, vermelho. A pessoa pode sentir coceira e ardência. Além do incômodo, essa condição torna o olho mais vulnerável a infecções e outros problemas.

Como corrigir a queda das pálpebras?

Porém, existe cirurgia plástica para corrigir as pálpebras. Trata-se da blefaroplastia, que o médico pode realizar na parte superior do olho, na inferior ou em ambas.

Neste procedimento, o médico elimina o excesso de pele e remodela a região. Ele ainda pode retirar bolsas e placas de gordura, rejuvenescendo toda essa área do rosto.

Queda dos seios

A ptose mamária é um dos problemas estéticos que mais causa desconforto às mulheres. Afinal, em algum momento da vida, a maioria delas enfrentará esta situação.

Algumas mulheres, por tendência genética, já nascem com uma propensão a terem seios mais caídos. Muitas outras relatam a flacidez nas mamas a partir da gestação, depois de um grande emagrecimento ou à medida que envelhecem.

É importante entender que a ptose mamária pode ter diferentes graus. No primeiro, o seio apresenta uma leve queda, mas seu bico ainda aponta para a frente, embora o contorno inferior da aréola esteja na linha do sulco mamário.

No grau 2 da ptose mamária, ou ptose moderada, os seios começam a ter um aspecto caído. O bico do seio aponta para uma linha diagonal descendente, embora a aréola não esteja completamente abaixo do sulco inferior da mama.

Finalmente, no grau 3, a aréola fica totalmente abaixo do sulco mamário e o bico do seio também aponta para baixo. Portanto, as mamas estão completamente caídas.

Como corrigir a ptose mamária?

Vale a pena destacar que não é possível corrigir a ptose mamária com prótese de silicone. O implante dá volume aos seios, mas não consegue levantá-los. Seu peso pode fazer a mama cair ainda mais.

No caso das mamas, a causa da ptose é uma extensão de pele maior que o conteúdo do seio (glândula mamária, gordura e estroma). Assim, para corrigir o problema, o médico precisa eliminar a flacidez.

Então, a cirurgia plástica capaz de corrigir a ptose mamária é a mastopexia ou lifting de seios. Ela pode ser feita de duas formas diferentes:

Mastopexia sem prótese de silicone

Na mastopexia sem prótese de silicone, o médico elimina o excesso de pele que cobre a mama, mas não altera o tamanho do conteúdo do seio. Para isso, a glândula mamária precisa ter um volume proporcional ao corpo da paciente.

Então, o médico faz algumas incisões para que, por meio delas, ele consiga retirar a pele em excesso e deixar apenas o necessário para cobrir o seio, sem deixar sobras.

Em seguida, ele remodela os tecidos para dar à mama um formato adequado, deixar as aréolas direcionadas à frente, na altura ideal, de acordo com o biotipo da paciente.

Ao final, o médico sutura todas as incisões. A linha de cicatriz externa é fechada com pontos que, depois de retirados, deixam uma marca muito discreta, embora possa haver diferenças de cicatrização devido a fatores pessoais.

Mastopexia com prótese de silicone

O cirurgião plástico costuma recomendar a mastopexia com prótese de silicone quando a mulher deseja aumentar os seios ou quando não têm tecido mamário suficiente para dar volume às mamas.

Quando estudamos a anatomia das mamas, descobrimos que elas possuem diversas estruturas diferentes. Algumas delas, como os dutos, lobos e ampolas, fazem parte da glândula mamária.

Porém, o seio contém ainda outros tecidos que não fazem parte desta glândula, como a gordura e o estroma, além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e assim por diante.

Para que, ao retirar o excesso de pele, o seio fique em um tamanho e formato adequados, o médico precisa identificar uma boa quantidade de tecido mamário nos exames que antecedem a cirurgia plástica.

Quando isso não acontece e o tecido mamário é insuficiente, o médico propõe a mastopexia com prótese, ou seja, a colocação de um implante para dar volume e modelar a mama.

A cirurgia é muito parecida com a mastopexia que já mencionamos: o cirurgião faz as incisões, retira o excesso de pele, sutura… Porém, entre essas etapas, ele coloca uma prótese de silicone que ajuda a modelar os seios.

Essas são as duas alternativas para corrigir a ptose mamária. Portanto, a cirurgia pode eliminar a flacidez e ainda aumentar os seios, caso esse seja o desejo da paciente.

Queda das bochechas

Voltando ao rosto, não poderíamos deixar de falar da malar, ou ptose das bochechas. Esta é uma queda geralmente relacionada ao envelhecimento e que tem sido alvo de muitos procedimentos estéticos.

A queda das bochechas afeta todo o rosto. Afinal, a perda de estrutura e preenchimento na região malar faz com que a pele que sobra se acumule na lateral da boca, aprofundando o bigode chinês.

Além de o rosto ficar mais fundo, este excesso de pele também pode se acumular do contorno inferior da face, gerando o efeito buldogue, que é um dos sinais mais nítidos de envelhecimento.

Como tratar a queda das bochechas?

Atualmente, existem muitas opções para evitar a queda das bochechas. Procedimentos como bioestimuladores injetáveis, fios de sustentação, preenchimento e ultrassom prometem firmar esta área do rosto.

Esses tratamentos costumam gerar excelentes resultados quando se trata de prevenção. Eles também podem melhorar muito a pele do rosto, mesmo que ela esteja flácida.

Ainda assim, toda essa melhora pode não ser suficiente para acabar com o aspecto de rosto derretido, o aprofundamento do bigode chinês e o efeito buldogue, com consequente perda do contorno facial.

Tratar uma flacidez mais significativa apenas com procedimentos estéticos, além de não solucionar o problema, pode levar a um efeito indesejado, como o exagero no preenchimento e, consequentemente, ao pillow face.

Por isso, quando se trata de uma flacidez acentuada, a única forma de corrigir o problema é com a cirurgia plástica facial. Neste procedimento, o médico elimina os excessos de pele e ainda sutura os músculos da face, posicionando as estruturas do rosto no local correto.

Na ritidoplastia ou lifting facial, o médico ainda consegue corrigir outras quedas na face, como a ptose de sobrancelhas e do lábio inferior.

Muitas partes do corpo podem sofrer com a ptose. Afinal, todas as estruturas suspensas do organismo, devido à ação da gravidade ou questões neurológicas, tendem a cair.

Portanto, existe a ptose dos pulmões, rins, estômago, útero, intestino, testículos, vesícula biliar, ovários, reto, pênis, língua, entre tantos outros.

Aqui, você conheceu alguns exemplos de ptose que a cirurgia plástica pode corrigir. Quer saber mais sobre o assunto? Quer entender quais são as opções para acabar com a flacidez do rosto e rejuvenescer?

Então, continue em nosso blog e confira o post completo sobre cirurgia plástica facial.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)