Você já usou todos os cremes, fez dietas restritivas, foi para a academia e nada de ver resultados no abdome? Não sabe como acabar com a flacidez da barriga de forma definitiva? Então esse post é para você.

Isso porque nós temos a solução para essa questão: a única saída eficaz pode ser mesmo a realização de uma abdominoplastia!

Por que temos muita flacidez na barriga?

É comum que a pele da barriga fique flácida com o passar dos anos. Isso acontece principalmente após a gravidez e em processos intensos de emagrecimento. O efeito iô-iô (engorda emagrece) também é responsável pelo excesso de flacidez. Porém, muitas pessoas confundem excesso de pele com excesso de gordura. Mas eles são coisas bastante diferentes.

Enquanto o excesso de gordura pode ser resolvido com uma reeducação alimentar e exercícios físicos, o excesso de flacidez não. A pele funciona como um elástico, e uma vez esticada ao extremo, ela não volta mais à sua textura original.

Sendo assim, a abdominoplastia é a única alternativa que proporciona resultados reais de como acabar com a flacidez da barriga. Para entender mais sobre o procedimento, acompanhe:

Como acabar com a flacidez da barriga? Tudo sobre abdominoplastia

Como a abdominoplastia é realizada?

Abdominoplastia é o nome dado à cirurgia plástica de abdome, a qual é indicada nos seguintes casos:

  • flacidez extrema (a popular “pelanca”);
  • após a gravidez (ou repedidas gravidezes);
  • após a cirurgia bariátrica;
  • após grandes emagrecimentos.

O cirurgião irá analisar o caso da paciente, podendo realizar uma anestesia geral ou até mesmo anestesia peridural com sedação. Porém, isso varia de acordo com cada situação.

Após a aplicação da anestesia, o médico realizará um corte na mesma região de cesárea, logo acima dos pelos pubianos. Em geral, o corte se inicia em um osso da bacia e termina no outro.

Em casos em que a paciente possui uma quantidade exacerbada de pele, é necessário que o cirurgião realize um corte em formato de “T” na barriga da paciente. Porém, estes são casos esporádicos.

Após a realização do corte, o cirurgião faz uma costura nos músculos do abdome, chamados de reto abdominais. É justamente esta técnica que proporciona o efeito de barriga “chapada”.

Depois de costurar a região abdominal, o procedimento ainda não estará finalizado. Nessa fase, o profissional esticará a pele do paciente e realizará a marcação do umbigo, que é reconstruído na cirurgia.

O último passo é a sutura, ou seja, costurar a pele de forma delicada para que a cicatriz fique discreta, ou mesmo imperceptível.

A duração total da cirurgia de abdominoplastia pode ser de duas a quatro horas e sempre requer internação pós-cirúrgica. Quando aliada à lipoescultura, a cirurgia pode demorar mais de cinco horas para ser realizada.

Para quem tem pouca flacidez

E você sabia que o procedimento também é indicado para quem tem pouca flacidez? Sim. Para esses casos, a solução é a miniabdominoplastia. Que consiste na técnica usada para quem possui pouca flacidez, ou seja, pouca pele sobrando.

As principais vantagens da versão mini da abdominoplastia são:

  • corte cirúrgico bem menor, consequentemente, cicatriz bem menor;
  • não necessidade de reposicionamento do umbigo;
  • menos tempo de cirurgia: duração de cerca de duas horas;
  • recuperação mais rápida, voltando às atividades normais logo na primeira semana do procedimento.

A cicatriz do procedimento cirúrgico

O processo de cicatrização é indefinido e varia de acordo com a pele da paciente. Geralmente, peles claras possuem um processo de cicatrização melhor do que peles morenas.

Se você tem tendência a ter queloides, é importante informar seu médico. Entretanto, se sua cirurgia for realizada por um bom profissional, não há o que temer!

A escolha do profissional

Se você quer saber como acabar com a flacidez da barriga, saiba que o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico.

Antes de fazer o procedimento, procure sempre boas referências e sinta confiança no profissional, que deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A realização de uma abdominoplastia requer muita responsabilidade e deve ser feita em locais adequados. A cirurgia só pode ser executada centros hospitalares.

O pós-operatório

Para que sua cirurgia possa dar um bom resultado, é essencial que você siga o processo de recuperação adequadamente.

Após a realização do procedimento, você ficará pelo menos mais um dia no hospital em observação. Depois, irá para sua casa, ficando em repouso por pelo menos dois dias.

Os médicos indicam caminhadas rápidas pela casa, principalmente para evitar a má circulação. Você também vai precisar usar uma cinta específica na região abdominal.

A alimentação deve ser regrada, sem gorduras e com bastante ingestão de líquidos.

Também é de suma importância que você comece o tratamento de drenagens linfáticas logo após a cirurgia. As massagens ajudam muito no processo de cicatrização e diminuição dos líquidos corporais.

Preço estimado da abdominoplastia

Agora que você já sabe como acabar com a flacidez da barriga, é preciso fazer orçamentos e conhecer os melhores médicos. Isso porque, só eles podem, de fato, fornecer os preços no ato da consulta, pois cada corpo precisa de uma solução, o que significa ter um preço diferente.

O valor varia de acordo com o preço da internação, do anestesista e do médico que irá realizar o procedimento. Juntando todas as despesas, o preço médio pode ser de quinze a vinte mil reais, dependendo da região do Brasil.

Agora que você já sabe como acabar com a flacidez da barriga, leia também: 5 mitos e verdades sobre cirurgia plástica após grandes emagrecimentos.