Fale Conosco Pelo Whatsapp

A gestação é um momento mágico, que marca a origem de uma nova vida. Porém, depois do sonho da maternidade, muitas mulheres permanecem com sinais desse período no próprio corpo, e um dos que mais incomodam é a flacidez na barriga depois da gravidez.

E você, também sofre com esse problema ou tem medo de engravidar e ficar com a barriga flácida? Confira o post e descubra qual é a solução para esse problema.

Flacidez na barriga depois da gravidez: por que acontece?

Para entender a flacidez, é muito importante compreender a estrutura da pele. Ela possui algumas fibras, como o colágeno e a elastina, que deixam esse tecido mais flexível. Por isso, mesmo quando ela é pressionada, esticada ou puxada até um determinado limite, depois volta à sua forma original.

No entanto, essa pele também tem um mecanismo parecido com o de um elástico. Se ela é estendida demais, essas fibras se rompem. O tecido “esgarça” e não consegue voltar à sua extensão original. Então, ocorre a temida flacidez tissular, que é diferente da flacidez muscular.

Do ponto de vista orgânico, a flacidez tem uma série de causas: genética, fumo (prejudica a nutrição e oxigenação dos tecidos), má alimentação, falta de sono, baixa hidratação, tanto interna quanto externa.

Além disso, outros fatores tornam a pele flácida. Grandes variações de peso promovem o estiramento da pele, “esgarçando” o tecido. O mesmo acontece com o abdômen durante a gestação, já que a criança cresce, aumentando o volume do útero e esticando a barriga da futura mamãe.

Como evitar a flacidez depois da gestação?

Nem sempre é possível prevenir a flacidez após uma gestação. Existem alguns fatores que a mulher consegue controlar, enquanto outros estão completamente fora de seu alcance.

Se a mulher tem a musculatura do abdômen mais firme, por exemplo, a tendência é que sua barriga não cresça tanto para a frente. O bebê ocupa espaço para cima, gerando uma distensão menor da pele.

Abdominoplastia Master Health

Embora algumas atletas tenham essa experiência, não é o caso de todas as gestantes. Além disso, esse fortalecimento precisa ter ocorrido antes da gravidez, e não ao longo do período de crescimento do bebê.

A mulher também pode tomar alguns cuidados com a pele. Boa alimentação e o uso de cremes hidratantes melhoram a elasticidade da região. Assim, a capacidade de retorno à forma original é maior.

É possível corrigir a flacidez na barriga depois da gravidez?

O fato é que, como a maioria das mulheres não tem o abdômen de uma atleta, boa parte fica com uma flacidez considerável após a gestação. Algumas, por razões genéticas ou mesmo porque o bebê não cresceu tanto, não apresentam o problema. Ainda assim, as queixas são frequentes.

Por isso, muitas mulheres buscam alternativas para resolver o problema. Trataremos das principais opções oferecidas:

Cinta modeladora

Existem mulheres que apelam para a cinta modeladora após a gravidez. Porém, segundo os médicos, essa não é a melhor alternativa. A compressão não só prejudica a circulação, é desconfortável e interfere até mesmo na digestão. Ela pode exercer um efeito contrário quando a questão é a flacidez.

A compressão que a cinta exerce impede as contrações naturais dos músculos do abdômen. Como resultado, eles também se tornam flácidos. Assim, além da flacidez na pele (tissular), a mulher terá outro problema, que é a flacidez muscular.

Abdominoplastia

Mas se a gestação já aconteceu e a barriguinha flácida está aí, o que pode ser feito? A única solução definitiva para a flacidez abdominal é cirúrgica. Trata-se da abdominoplastia, um procedimento que retira o excesso de pele, deixando a região lisinha outra vez.

Apesar de ser uma cirurgia feita em um hospital e com um período de recuperação mais longo (cerca de três semanas), o resultado da abdominoplastia é excelente.

No entanto, a abdominoplastia é recomendada para quando a mulher já não pretende mais engravidar. Afinal, caso ela tenha uma nova gestação, a pele vai estender novamente, o que provavelmente terá como resultado o retorno da flacidez.

Portanto, não precisa ficar desanimada se sua barriga não está da forma como você gostaria. Com uma cirurgia segura e bem planejada, é possível recuperar o contorno corporal e a autoestima, sem sofrimento!

E então, gostou de saber que existe solução para a flacidez na barriga depois da gravidez? Quer mais informações sobre esse procedimento? Então, não perca nosso guia completo para o abdômen dos sonhos!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.