Fale Conosco Pelo Whatsapp

A mastopexia é a cirurgia plástica conhecida por levantar os seios. Assim, ela tem como objetivo reverter a ptose mamária, ou seja, o caimento natural da mama.

Também conhecido como lifting de mama, o procedimento remove o excesso de pele dos seios, eliminando a flacidez, e elevando os seios a sua posição original.

Com isso, o resultado são seios firmes, rejuvenescidos e em posição mais alta.

Para quem a mastopexia é indicada?

A cirurgia de mastopexia, geralmente é indicada para mulheres que apresentam queda, assimetria ou flacidez nos seios.

Também conhecida como ptose mamária, essa queda pode ser consequência do emagrecimento, do processo natural de envelhecimento, da amamentação ou, até mesmo, de distúrbios genéticos e hormonais.

Graus de ptose mamária

A ptose mamária pode ser classificada em 3 graus e, na maioria das vezes, acompanha a atrofia ou redução da glândula mamária.

Mamoplastia Master Health

Além disso, a mastopexia é indicada apenas para mulheres que já apresentam o desenvolvimento completo dos seios, o que costuma acontecer entre os 16 ou 17 anos.

Vale dizer, porém, que o lifting de mama não possui uma idade máxima para ser realizado.

Como a mastopexia é feita?

Anestesia

Na maioria das vezes, a mastopexia é feita com anestesia local e sedação.

No entanto, o tipo de anestesia pode variar de acordo com o volume das mamas e o grau de sensibilidade da paciente. Assim, fica a cargo do cirurgião plástico definir a melhor maneira.

Incisões

Frequentemente, as incisões normalmente são realizadas ao redor dos mamilos.

No entanto, pode haver a necessidade de estendê-la até à base dos seios, formando um ´T´ invertido.

Mastopexia com prótese de silicone

A cirurgia pode acontecer associada à colocação da prótese de silicone ou não. Afinal, o silicone se faz necessário quando a quantidade de tecido disponível no corpo não é suficiente para aumentar os seios.

Quando os seios são muito assimétricos ou a paciente deseja um volume maior na região, o uso de prótese de silicone também é uma alternativa.

Mastopexia sem prótese de silicone

Nos casos em que não há necessidade ou vontade de colocar a implante de silicone, o excesso de pele das mamas é retirado e o tecido mamário reposicionado para dar um novo formato ao colo.

Pode ser que o cirurgião também remova gorduras ou glândulas para obter um resultado final mais simétrico e bonito.

Duração

De forma geral, a mastopexia tem uma duração média de 1h a 4h. Sendo que a duração depende da complexidade da cirurgia.

Normalmente, a paciente deixa a internação no mesmo dia, mas pode ser necessário ficar no local por até 24h.

Cuidados pré-operatórios

Exames

Toda cirurgia plástica requer a realização de alguns exames básicos, como hemograma completo e avaliação de coagulação do sangue. Afinal, você estará passando por um procedimento médico.

Além desses, a mastopexia pede uma avaliação da mama por ultrassom e mamografia.

Esses exames são importantes para detectar possíveis lesões ou alterações nos seios. Dessa forma, os médicos costumam solicitá-los para saber se um nódulo ou cisto não apareceu em decorrência da cirurgia.

Alimentação, sono e medicação

É recomendável que, no dia anterior da mastopexia, você evite ingerir bebidas alcoólicas, comer muito ou se alimentar com produtos muito gordurosos e industrializados.

Uma boa noite de sono também é de extrema importância nesse dia. Afinal, é importante que você esteja saudável e descansada para o procedimento.

Também é preciso evitar ingerir medicamentos à base de ácido acetilsalicílico ou fórmulas para emagrecer nos 10 dias anteriores ao procedimento.

Jejum

Para fazer a mastopexia, deve ser feita um jejum de 8 horas no dia da cirurgia.

No dia da cirurgia

Vá acompanhada no dia da cirurgia e leve roupas confortáveis e mais largas para voltar para casa depois.

Evite usar muitos acessórios, como brincos, anéis e pulseiras, afinal você precisará retirá-los para o procedimento.

Também é importante levar todos os exames e termos solicitados pela clínica. Assim, você poderá realizar a cirurgia sem nenhum imprevisto.

Pós-operatório da mastopexia

Primeiras horas

Nas primeiras 24h após a cirurgia, você precisará ficar sentada ou manter com a cabeça elevada a, pelo menos, 30 graus.

Da mesma forma, deverá evitar se mexer muito e fazer apenas movimentos leves e sutis. Afinal, as primeiras horas após o procedimento são mais delicadas e, por isso, precisam de cuidados maiores.

Movimentação dos braços

Nos primeiros dias, a movimentação dos braços é mais limitada. Isso acontece porque, ao mexer os braços, a musculatura se movimenta e, consequentemente as mamas.

Além disso, você não poderá levantar os braços acima dos ombros por 2 semanas.

Repouso

Normalmente, o repouso indicado é de 15 dias. Após esse período, se não houver nenhum problema, você poderá voltar às atividades rotineiras e ao trabalho, desde que não faça muito esforço.

Para voltar a dirigir é preciso esperar cerca de 20 dias. Da mesma fora, exercícios leves podem ser realizados após 1 mês da realização da mastopexia.

atividades mais intensas, como a musculação, só serão liberadas após o segundo mês.

Por fim, evitar relações sexuais por duas semanas também é importante para os cuidados pós-operatórios da mastopexia.

Medicação após a cirurgia

Normalmente, os cirurgiões plásticos receitam anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos.

Também é comum o uso de pomadas à base de silicone para ajudar a cicatrização e massagens diárias na mama e nas cicatrizes.

Por fim, o filtro solar também deve ser aplicado na região diariamente para não causar manchas.

Alimentação e tabagismo

Salvo em casos especiais, a alimentação pode ser normal. No entanto, é recomendado evitar doces, frituras e bebidas alcoólicas.

O tabagismo deve ser evitado no pós-operatório da cirurgia. Afinal, o cigarro dificulta a circulação de sangue no local, favorecendo a formação de queloides ou de cicatrizes feias.

Se não for possível abandonar de vez o hábito, você deverá ficar um mês sem fumar.

Posição para dormir

Após a mastopexia, você deverá dormir de barriga para cima, usando um travesseiro para apoiar o tórax e/ou as pernas.

Da mesma forma, dormir de bruços só após 3 meses da cirurgia e, de lado, apenas após 6 semanas.

Sutiã cirúrgico

O sutiã cirúrgico será o seu melhor companheiro após o lifting de mamas. Assim, ele deverá ser utilizado por 30 dias para ajudara diminuir o inchaço e sustentar e remodelar a nova mama.

Dessa forma, o sutiã cirúrgico precisa ser usado de forma contínua nesse período, inclusive para dormir. Após os 30 dias, você poderá substituí-lo por sutiãs normais que não possuam arame de sustentação.

Após 3 meses da mastopexia, você poderá usar o sutiã que desejar, inclusive os com arame.

Higiene e curativos

Você já vai sair da cirurgia de lifting de mamas com um curativo impermeável. Ele só será trocado uma semana depois no consultório médico.

A partir daí você deverá fazer um curativo simples com gaze. A região deve ser limpa com água e sabonete neutro.

Também é recomendado o uso de gases nos mamilos, uma vez que eles podem ficar mais sensíveis.

Cicatrizes da mastopexia

Toda cicatriz, independentemente da cirurgia plástica, é permanente. Porém, a cicatriz sofre modificações até 18 meses após a mastopexia ou qualquer outro procedimento.

Como a incisão é realizada, normalmente, ao redor da aréola ou em formato de ´T´ invertido, as chances de ela ficar praticamente imperceptível são grandes.

No entanto, tudo vai depender da qualidade da pele e do tipo de cicatrização, que são próprios de cada pessoa.

Como minimizar as cicatrizes

Para minimizar a ocorrência de situações desfavoráveis com a cicatriz, é possível aplicar cremes no local fazendo massagens.

Os cuidados com a limpeza também ajudam, no entanto, não é possível garantir que o aspecto final ficará 100%.

Contraindicações do lifting de mama

A mastopexia não costuma ser indicada para mulheres muito jovens, uma vez que pode prejudicar a amamentação.

Como a sua incisão é realizada ao redor da aréola, o lifting dos seios causa a perda dos ductos de mama, que são os canais responsáveis pela condução do leite.

Normalmente, a mulher tem 50% de chances de que os canais voltem a se formar. No entanto, a cirurgia não é a mais indicada para aquelas que ainda desejam engravidar.

Da mesma forma, mulheres que possuem doenças autoimunes ou doenças crônicas descompensadas, como o diabetes e a hipertensão, devem evitar a cirurgia para que não elevem o risco de piorar o quadro da doença.

Efeitos adversos da mastopexia

Como dissemos mais acima, é possível que a cicatriz fique desfavorável após o lifting de mama. Também podem ocorrer sangramentos, formação de hematomas e alteração temporária ou permanente de sensibilidade.

Em alguns casos, ainda pode ser necessária a realização de um novo procedimento para deixar os seios mais simétricos.

Mastopexia antes e depois: o que esperar dos resultados

O resultado da mastopexia antes e depois vai aparecer ao longo dos meses. Em geral, após um ano você conseguirá ver o resultado final da forma e da posição dos seios.

As cicatrizes, no entanto, continuarão em seu processo de mudança depois desse período.

Situações que comprometem o lifting de mama

Vale dizer que o lifting de mama não é um procedimento definitivo. Afinal, as mamas podem voltar a cair com o passar dos anos e de acordo com a qualidade da pele.

Da mesma forma, oscilações grandes de peso e a amamentação também podem ser responsáveis pela volta dos seios à condição anterior.

Profissional que pode fazer mastopexia

O lifting de mama deve ser realizado por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Apesar de outros médicos também realizarem a cirurgia, é sempre indicado procurar por um cirurgião plástico com esse requisito. Afinal é isso que vai garantir a sua integridade, segurança e satisfação com o resultado.

Informe-se antes da cirurgia

É de extrema importância verificar se o cirurgião tem registro no Conselho Federal de Medicina (CFM). E essa checagem pode ser feita pelo site da instituição.

Além disso, o médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afinal é isso que garante a capacidade e experiência do profissional para realização da cirurgia.

Da mesma forma, é fundamental que a cirurgia plástica seja realizada em ambiente hospitalar com certificação para realizar cirurgias de médio porte. Você pode checar essa informação com o próprio hospital.

Por fim, converse com pessoas que já realizaram o lifting de mama com o mesmo médico e clínica e se informe sobre a experiência e os resultados obtidos.

Valor da mastopexia

Todo e qualquer valor da mastopexia e de cirurgias plásticas em geral não podem ser mencionados devido às proibições do Conselho Federal de Medicina.

Além disso, é preciso realizar uma avaliação em consulta médica para que o cirurgião consiga entender melhor o seu caso.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)