Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem disse que você precisa se conformar com a queda das mamas? Afinal, a cirurgia plástica está aí justamente para ajudar você a fazer as pazes com a própria imagem e o lifting de seios é uma das soluções possíveis.

Ao longo dos anos, praticamente todas as mulheres começam a ficar insatisfeitas com a flacidez das mamas. Envelhecimento, gravidez e oscilação de peso estão entre os fatores que levam a este quadro.

Porém, você pode mudar essa situação e restaurar a firmeza de suas mamas. Quer saber como? Então confira este post sobre o lifting de seios.

O que é o lifting de seios?

O nome lifting vem do inglês e significa “levantamento”. Portanto, essa é a cirurgia plástica que levanta os seios, eliminando a flacidez.

Também conhecida como mastopexia, esta cirurgia plástica é uma das mais realizadas em todo o mundo.

Portanto, se você quer saber tudo sobre como é feito o procedimento, suas indicações e alternativas para levantar as mamas, continue a leitura.

Mamoplastia Master Health

Como é feito o lifting de seios?

O procedimento para levantar os seios começa com a sedação e aplicação de anestesia na paciente. Assim, ela poderá realizar a cirurgia sem dor e com toda a tranquilidade.

É importante entender que a flacidez tem um motivo: a extensão da pele das mamas é maior que o conteúdo que ela precisa cobrir, que é a glândula mamária, gordura e outros tecidos de preenchimento, como o estroma.

Assim, para acabar com a flacidez dos seios, o médico precisa retirar este excesso de pele. Para isso, ele pode fazer até três incisões na mama, de acordo com o grau de ptose (queda):

Incisão em volta da aréola

A primeira incisão é sempre em volta da aréola do seio, ou seja, daquele círculo mais escuro que se localiza no bico do peito. Em todos os liftings de seios, o médico precisa fazer esta incisão circular.

Quando a mulher tem uma flacidez muito pequena, extremamente discreta, o médico só precisa tirar um trechinho de pele em formato de meia-lua para chegar ao resultado desejado.

Neste caso, após retirar o trecho de pele, o médico sutura as bordas da incisão. A cicatriz da cirurgia tem o formato de um círculo fino que contorna a aréola.

Porém, a verdade é que isso raramente acontece. Pouquíssimas mulheres buscam a cirurgia plástica para corrigir uma flacidez tão leve assim, que inclusive é chamada de pseudoptose (queda falsa).

Na maioria das vezes, as mulheres que buscam o lifting de seios têm graus muito mais sérios de ptose mamária. Portanto, esta incisão em volta da aréola não é suficiente.

Então o médico faz uma segunda incisão, que você verá no tópico a seguir.

Incisão vertical do lifting de seios

Como já dissemos, todo lifting de seios começa com a incisão em volta da aréola. Porém, a segunda incisão para os casos em que o médico precisa retirar um trecho maior de excesso de pele é vertical.

Esta incisão começa bem no centro da parte inferior da aréola e desce em direção ao sulco que existe abaixo da mama. Quanto maior é o trecho de pele que o cirurgião precisa retirar, mais longa é a incisão.

Então o médico utiliza essas incisões para retirar o excesso de pele localizado nas bordas delas. Ao fechar essas partes depois, a mama fica bem modelada e firme, sem sobras de pele.

As pacientes que conseguem resolver o problema da flacidez usando apenas essas duas incisões ficam com uma cicatriz em forma de pirulito.

Mais uma vez, a maior parte das pacientes que buscam o lifting de seios também não se enquadra nesta categoria. Geralmente, elas precisam retirar um trecho de pele ainda maior.

Para isso, o médico faz uma terceira incisão que você vai conhecer a seguir.

Incisão no sulco inframamário

O sulco inframamário é essa dobra que fica abaixo da mama, tem um desenho levemente curvo e segue o contorno inferior do seio.

Portanto, a terceira incisão que o médico faz em um lifting de mamas segue esse contorno — e ao final do procedimento a cicatriz ficará coberta pelo seio.

A extensão do terceiro sulco também depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar.

Assim, se essa extensão é muito grande, a incisão chega à lateral do corpo para que, quando o cirurgião reunir novamente as bordas ao final do procedimento, a pele não fique com dobras.

Quando o médico faz essas três incisões, ele consegue um excelente resultado. Afinal, isso permite retirar todo o excesso de tecido cutâneo e realmente remodelar a mama.

Grande parte das mulheres que buscam o lifting de seios precisa realizar essas três incisões. Ao final, a mama fica com uma cicatriz em formato de âncora.

Retirar a pele é suficiente para deixar a mama firme e bem modelada?

Retirar o excesso de pele é suficiente para acabar com a flacidez e, portanto, deixar a mama firme. Porém, durante a avaliação, o médico às vezes percebe um contratempo.

Entenda que, ao retirar o excesso, a pele restante cobrirá a glândula mamária. Sem sobras e sem flacidez, a mama terá o formato deste tecido.

No entanto, às vezes o médico percebe, ainda durante a avaliação, que a paciente tem pouco tecido mamário ou que sua mama é pouco densa.

Assim, caso ele simplesmente retire o excesso de pele, ela ficará com os seios pequenos e não tão firmes.

Por isso, ele pode fazer o lifting de seios de duas formas diferentes: com prótese ou sem prótese de silicone.

Entenda a diferença nos próximos tópicos.

Lifting de seios sem silicone

O lifting de seios sem silicone é indicado para mulheres que possuem uma boa quantidade e densidade do tecido mamário e estão satisfeitas com o tamanho das mamas.

Portanto, quando elas retirarem o excesso de pele no lifting, elas terão um tamanho proporcional ao corpo (quantidade) e também uma consistência adequada (densidade).

Lifting de seios com silicone

Em outros casos, como já dissemos, a mulher não tem uma glândula mamária com quantidade e densidade proporcionais ao seu corpo.

No entanto, ainda assim, ela pode decidir fazer o lifting sem silicone, mas deve estar ciente de que o resultado não será tão bom quanto ela provavelmente gostaria.

A outra opção é fazer o lifting de seios com silicone. Neste caso, além de retirar a pele em excesso, o médico também aproveita o procedimento para inserir a prótese.

Além dos casos em que a glândula mamária é pouco densa, a mastopexia com prótese é ideal para mulheres que já gostariam de aumentar os seios e aproveitam o procedimento para colocar silicone.

O lifting de mamas reduz o tamanho do seio?

O objetivo da cirurgia não é reduzir significativamente o tamanho dos seios. Afinal, neste procedimento o médico só tira a pele em excesso.

Portanto, a redução é muito pequena, referente apenas aos trechos de pele que foram retirados.

No entanto, caso a paciente realmente queira reduzir os seios, ela deve procurar o médico e solicitar outro procedimento — a mamoplastia redutora.

Assim, o médico retirará não só trechos de pele, mas também gordura e uma parte da própria glândula mamária.

Esta cirurgia é indicada para mulheres com mamas desproporcionais ao corpo, o que pode causar dores nas costas e pescoço, ardência, má postura, assaduras e outros transtornos no dia a dia.

Como é o pós-operatório do lifting de seios?

O pós-operatório do lifting de seios é tranquilo e quase indolor, mas exige uma série de cuidados para que a paciente tenha uma boa cicatrização.

Portanto, especialmente nas duas primeiras semanas, a paciente realmente tem uma série de restrições quanto aos movimentos.

Ela não deve levantar os braços ou fazer movimentos de torção no tronco, fazer esforços e deve usar o sutiã cirúrgico continuamente, tirando-o apenas para tomar banho.

A posição de dormir também é muito importante. A paciente precisa se deitar sempre de barriga para cima, sem virar de lado ou de bruços.

Além disso, ela deve manter travesseiros apoiando suas costas e deixando-as ligeiramente mais altas que a parte de baixo do corpo.

A vantagem deste repouso é que a paciente pode tirar alguns dias de folga, já que não poderá realizar serviços domésticos ou esforço.

Depois de 3 semanas, ela pode voltar a dirigir. Exercícios físicos, como uma caminhada leve, apenas depois de 30 dias.

Já para os esforços mais pesados e exercícios intensos, como corrida e musculação, ela deve esperar pelo menos 60 dias e realizá-los somente após a liberação do médico.

Inclusive, para atividades como correr e pular, os médicos recomendam que a paciente use um top muito reforçado ou até mesmo um top duplo.

Apesar desses cuidados e da restrição, o período de recuperação passa rápido e em pouco tempo a paciente tem apenas a alegria de ter seios firmes e bem modelados outra vez.

Agora você já sabe que é possível deixar as mamas firmes e empinadas com o lifting de seios.

Gostou do post? Quer saber mais sobre os tipos de mamoplastia? Então continue aqui no blog e confira o post completo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)