Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já decidiu realizar sua abdominoplastia e se pergunta sobre quais passos devem ser tomados neste momento? 

Não se preocupe, abordaremos sobre toda a preparação para a cirurgia aqui neste artigo!

Portanto, não deixe de ler e descubra tudo o que você precisa saber para chegar no dia da cirurgia tranquilo e preparado!

Para ter uma cirurgia tranquila e uma recuperação rápida e sem complicações, é fundamental que você comece a sua preparação muito antes do dia da internação.

O processo não é apenas agendar a cirurgia e fazer todos os exames que o médico solicitar. Manter uma vida saudável com a alimentação e exercícios físicos, é uma etapa de grande importância para a sua cirurgia de abdômen.

Esse é um ótimo momento para você conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório também. Estar por dentro de todos os passos e saber exatamente o que você precisa fazer vai te ajudar – e muito – a se recuperar com mais tranquilidade e chegar ao efeito desejado!

Uma boa dica é programar a sua agenda para antecipar compromissos e atividades que você não poderá fazer durante o pós-operatório, como viagens, reuniões importantes ou outras tarefas que exijam um esforço físico maior.

Alimentação

A alimentação é crucial para um bom processo cirúrgico. Muitas pessoas já conhecem a famosa frase popular, que diz: “você é o que você come”. Se você consumir alimentos saudáveis, seu organismo estará saudável e tudo ocorrerá da melhor forma. 

Abdominoplastia Master Health

O corpo saudável não é só bom para a recuperação, como deixa a pele saudável, o sangue fica mais vitaminado e isso faz com que tudo funcione bem, desde o corte até a cicatrização.

Dentre os melhores alimentos para serem consumidos dias antes da cirurgia, estão:

  • Alimentos com gorduras ‘boas’ (ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9);
  • Sucos naturais, chás e água à vontade;
  • Carnes magras e peixes;
  • Óleos vegetais;
  • Leguminosas, como: feijão, lentilha e ervilha;
  • Frutas cítricas, como: abacaxi, limão, laranja, acerola, entre outros;
  • Vegetais verde-escuro, como: couve-manteiga, rúcula, escarola, brócolis, entre outros;
  • Tomate, pimentão, legumes em geral;
  • Fibras, como: pães de grãos integrais e aveia;
  • Leite e iogurtes.

Incluir estes alimentos na dieta é muito importante, pois cada um tem uma função específica. As verduras verde-escuras, por exemplo, são ricas em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e na saciedade. Também contém cálcio, ferro e vitaminas A, B6 e E, que vão fortalecer muito o organismo.

Os alimentos com gorduras benéficas e as leguminosas produzem energia para o corpo, melhoram a saúde cardíaca e diminuem o colesterol sanguíneo. 

Ingerir bastante água e líquidos saudáveis, auxiliam a reduzir o inchaço e aumentam a hidratação da pele. Alimentar-se com carnes magras e peixes, enriquece o sangue com vitamina B12, ferro e zinco.

As frutas cítricas geralmente são ricas em vitamina C, que auxiliam na manutenção das células, sendo muito importante para a saúde. Essa vitamina é essencial também para a formação de colágeno, uma proteína que proporciona elasticidade e firmeza à pele, sendo muito importante para uma boa recuperação. 

Fibras, legumes e leites, são importantes para o funcionamento intestinal regular, para a imunidade, fortalecimento dos ossos, saúde vital, entre outros aspectos.

Entre as qualidades de todos estes alimentos, não se deve dispensar nenhum deles em sua dieta, no preparatório para a cirurgia.

Exercícios

Além de uma alimentação saudável, você pode realizar séries de exercícios para manter o equilíbrio do corpo e fortalecer sua imunidade e seus músculos.

Adotar esse hábito ajuda não somente na recuperação da cirurgia, como vai te proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

Tabagismo e Bebidas Alcóolicas

Para os fumantes, deve-se interromper o consumo de tabacos por pelo menos 30 dias anteriores à cirurgia, para que na data da cirurgia, a circulação seja boa e existam o mínimo possível de toxinas no sangue.

As bebidas alcóolicas devem ser interrompidas por pelo menos 3 dias antes da cirurgia, também para que não ocorram complicações.

Sono

É importante ter uma boa noite de sono na véspera da cirurgia, pois estará com o corpo descansado e isso vai permitir que após o efeito da anestesia, ao acordar, o paciente se sinta melhor.

Sessões de Drenagem Linfática

Realizar sessões de drenagem linfática ajudam a reduzir o inchaço do corpo causado pela retenção de líquidos, elimina toxinas e proporciona bem-estar também. 

A drenagem pode ser realizada antes e depois da cirurgia também, pois traz muitos benefícios. Porém, é importante que seja tudo conforme a indicação médica para o seu caso.

Veja também: Como desinchar a barriga depois da Abdominoplastia? | Blog Master Health

Esses cuidados são fundamentais para que a cirurgia ocorra bem e a recuperação seja tranquila.

Agende sua consulta com um de nossos doutores, aqui na Clínica Master Health!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.