Fale Conosco Pelo Whatsapp

Emagrecimento rápido e sem sofrimento ― quem não quer este resultado, não é mesmo? Porém, na mesma esteira dos remédios que prometem reduzir o peso em poucas semanas vêm alguns efeitos indesejados, como o famoso rosto de Ozempic.

E você, sabe o que é o tal rosto de Ozempic? Descubra neste post.

O que é o rosto de Ozempic?

Antes de começarmos a falar especificamente sobre o tema, vale a pena destacar que estamos utilizando o nome do medicamento porque esta é a expressão que muitas pessoas usam. Porém, este efeito não ocorre apenas nos pacientes que utilizam Ozempic.

Nos últimos anos, surgiram diversos remédios criados inicialmente para o tratamento do diabetes à base de semaglutida, uma substância semelhante a um hormônio chamado GLP-1, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Porém, à medida que os pacientes utilizavam esses medicamentos, tanto eles quanto seus médicos observaram um efeito colateral, mas com um benefício: a redução na sensação de fome e, consequentemente, emagrecimento.

Por isso, ao longo do tempo, diversos médicos começaram a prescrever o medicamento não somente para pacientes diabéticos, mas também para pessoas obesas ou com sobrepeso. Afinal, elas poderiam se beneficiar deste efeito secundário.

Como resultado, pessoas que utilizam medicamentos à base de semaglutida podem ter, rapidamente, uma redução que varia entre 5 e 12% do peso corporal. Portanto, um emagrecimento significativo.

Os benefícios deste medicamento são evidentes e, quando falamos nos riscos que a obesidade provoca à saúde, os ganhos se tornam ainda maiores. No entanto, alguns resultados também não correspondem ao que os pacientes desejam e um deles é o rosto de Ozempic.

O tema ganhou destaque desde que a hashtag #ozempicface começou a aparecer em milhares de publicações nas redes sociais. Este termo se refere a pessoas que ficaram com um aspecto envelhecido e apresentaram grande flacidez após a perda de peso rápida por uso do medicamento.

Por que o emagrecimento causa flacidez e aparência envelhecida?

Imagine que a pele de uma pessoa é uma roupa que fica bem justa ao corpo, exatamente do seu tamanho. Então, esta roupa envolve seu tronco, pernas e braços, pés, mãos, pescoço, rosto… Tudo na medida exata.

Porém, em um determinado momento, esta pessoa começa a aumentar de tamanho, começa a engordar. A pele, como uma roupa que não abandona o indivíduo, também se estica para comportar o novo volume. Nesse processo de estiramento, além de novas células, ela rompe algumas fibras que a mantinham elástica, com capacidade de se esticar e voltar ao tamanho original.

Então, ao longo de semanas, meses ou anos, esta roupa aumenta seu tamanho. Ela passa de um tamanho P para um tamanho GG, com muito mais tecido. Ainda assim, como a pessoa engordou, ela continua justa.

Agora, imagine que a pessoa começa a emagrecer. A gordura é eliminada gradualmente, provocando uma redução nas medidas. Pernas, braços, glúteos, seios, abdômen e o próprio rosto regridem para o tamanho M. No entanto, a pele não diminui junto com o corpo. Ela continua no tamanho GG.

Se você já foi ou é uma pessoa de tamanho pequeno que já vestiu uma camiseta, camisa ou qualquer outra peça no tamanho GG, sabe que vai sobrar tecido, não é mesmo? E se você usar um cinto ou qualquer outro acessório para manter o tecido perto do corpo, ele ficará extremamente enrugado.

Isso é o que acontece com a nossa pele. Quando emagrecemos muito, especialmente de forma rápida, a pele não volta ao tamanho original. Esta flacidez forma dobras, rugas, nos deixando com a aparência envelhecida.

Como prevenir o rosto de Ozempic?

Se você planeja emagrecer, é importante entender que, com ou sem Ozempic, as chances de ter como resultado uma flacidez na pele são muito grandes. Porém, isso vai depender de diversos fatores.

Quando a pessoa tem um emagrecimento um pouco mais discreto, com uma variação menor de peso, está flacidez pode ser mínima. No entanto, grandes processos de perda de peso inevitavelmente deixam grandes sobras de pele.

Também não podemos negar que algumas pessoas tendem a apresentar maior flacidez que outras. Isso dependerá de questões genéticas, hábitos (alimentação, tabagismo, uso de bebida alcoólica, exposição ao sol) e do próprio processo de envelhecimento.

Porém, se você planeja emagrecer, pode buscar algumas alternativas para melhorar a qualidade da sua pele e estimular a produção de colágeno. Bioestimuladores injetáveis ou ultraformer são alguns exemplos de procedimentos que podem amenizar a flacidez resultante da redução de medidas.

No entanto, vale a pena destacar que esses procedimentos amenizam a flacidez, mas não prometem nenhum resultado milagroso. Quando se trata de um grande emagrecimento, apenas a cirurgia plástica pode eliminar os excessos de pele e melhorar o contorno corporal.

Quais são as cirurgias plásticas recomendadas após emagrecimento?

Diferentemente de tratamentos estéticos, a cirurgia plástica remove excessos de pele, fazendo com que seu tamanho se torne adequado às novas medidas do paciente.

Portanto, voltando àquela analogia da roupa tamanho GG, é como se o médico refizesse a peça, realmente cortando todo o tecido que sobra e costurando as partes novamente, deixando-a no tamanho adequado.

Após esses processos de grande emagrecimento, muitos pacientes recorrem às seguintes cirurgias:

Abdominoplastia

A abdominoplastia é, sem dúvida, uma das cirurgias mais procuradas após o emagrecimento. Afinal, a região abdominal é uma das áreas que mais sofre com o excesso de peso, o que causa uma distensão significativa na pele desta área.

Portanto, após o emagrecimento, muitos pacientes ficam com um grande excesso de pele no abdômen, especialmente se acumulando na região inferior. Este acúmulo é popularmente chamado de pochete.

Então, o cirurgião remove esse excesso de pele na abdominoplastia. Em muitos casos, ele também reaproxima músculos que estavam afastados no centro do abdômen e os sutura com pontos internos, o que torna o perfil abdominal mais suave e firme, além de melhorar o contorno da cintura.

Mastopexia

Entre as mulheres, os seios também são uma área que causa grande insatisfação após o emagrecimento. Afinal, eles podem ficar flácidos, moles, sem preenchimento adequado. Por isso, a mastopexia também está entre as cirurgias plásticas mais procuradas.

A mastopexia, ou lifting de mama, restaura a forma e o tônus dos seios, deixando-os firmes e empinados. Durante a cirurgia, o cirurgião remove o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário. Para as mulheres que perderam volume mamário, existe a possibilidade de modelar a mama com silicone.

Lifting de braços e coxas

Os braços e as coxas são outras áreas comuns que podem apresentar flacidez após a perda de peso significativa. O lifting de braços, que recebe tecnicamente o nome de braquioplastia, remove o excesso de pele que se acumula entre o ombro e o pulso.

Quando não há um excesso de pele tão grande, o corte se restringe à área superior do braço, acima do cotovelo. A cicatriz fica posicionada na parte interna e, portanto, menos evidente.

Já o lifting de coxas, ou dermolipectomia de pernas, elimina o excesso de pele, tonifica e altera o contorno da parte interna ou externa das coxas. Ambas as cirurgias proporcionam um contorno mais definido e jovem.

Lifting para o rosto de Ozempic

Quando se trata de flacidez no rosto, a solução também é a cirurgia plástica, pois ela reposiciona músculos em relação à estrutura da face, elimina excessos de pele e melhora todo o contorno facial.

Portanto, o lifting elimina rugas, pode incluir preenchimentos que deixam a face mais harmônica, estica a pele e remodela regiões dos olhos, bochechas, testa, mandíbula ou têmporas, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Não é incomum fazer também um lifting cervical, ou seja, no pescoço. Afinal, no processo de emagrecimento, muitas pessoas eliminam a gordura da papada, mas ficam com excesso de pele nesta região.

Portanto, ao analisar as suas características, o médico apontará quais são as regiões do corpo que precisam de um rejuvenescimento após o emagrecimento.

Lipoaspiração e lipoescultura

Pode parecer um pouco contraditório, mas muitos pacientes fazem lipoaspiração após o emagrecimento. Isso acontece porque o organismo não elimina gordura das áreas que nós desejamos, mas de acordo com uma programação com grande influência genética.

Por isso, é possível que uma mulher que perdeu quase todo o bumbum no processo de emagrecimento fique com um acúmulo de gordura justamente na região da barriga. Outras vezes, o que sobra é o culote, e a pessoa deseja eliminá-lo.

Também existe a possibilidade de aproveitar esta gordura retirada para dar volume a outras regiões do corpo como bumbum ou seios (pequenas correções). Neste caso, o médico retira a gordura de um local, utiliza um equipamento para purificá-la e a injeta em outro. Este procedimento se chama lipoescultura.

Após grandes emagrecimentos, o objetivo de muitos é sentir-se bem não apenas internamente, mas também externamente. As cirurgias plásticas podem ser um passo valioso nessa jornada, ajudando os indivíduos a alcançar a imagem corporal desejada e a viver com confiança renovada.

E você, já sabia que o emagrecimento rápido causa flacidez e dessas cirurgias para corrigir o problema e redefinir o contorno corporal? Quer acompanhar outras notícias e novidades da área da beleza e estética? Então, acompanhe nossos perfis no Facebook e Instagram.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)