Fale Conosco Pelo Whatsapp

O sorriso começa a ficar triste quando, ao redor dele, forma-se o terrível bigode chinês. Este é o nome popular de um problema estético bem conhecido e temido: o sulco nasolabial.

É possível eliminar o bigode chinês? Existem tratamentos estéticos com esta finalidade ou a única solução é a cirurgia plástica?

Isto é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura para entender tudo sobre este assunto.

O que é o sulco nasolabial?

Como o nome sugere, trata-se do afundamento (sulco) que ocorre no terço inferior do rosto, formando uma linha profunda entre o nariz (naso) e os cantos da boca (labial).

Popularmente conhecido como bigode chinês, este é um problema estético que surge, na maioria das vezes, em decorrência do envelhecimento facial.

No entanto, algumas adolescentes e até mesmo crianças podem ter essa área mais profunda, gerando uma espécie de bigode chinês.

Nesses casos, geralmente a causa é uma estrutura facial um pouco diferente, que projeta tanto as bochechas quando a região central da boca.

Porém, como este é um problema muito mais comum em pessoas maduras, vamos tratar das intervenções estéticas e cirúrgicas adequadas a esta faixa etária.

Como surge o sulco nasolabial?

O problema ocorre principalmente por uma combinação de dois fatores: alterações na estrutura da face e perda de firmeza da pele.

À medida que os anos passam, grande parte das pessoas tende a acumular um pouco mais de gordura nas diversas partes do corpo. Porém, no rosto, acontece o contrário.

Conforme envelhecemos, alguns coxins de gordura, que mantinham o rosto mais cheio, são eliminados. Assim, a face tende a ficar mais “murcha”.

E não são apenas os coxins que desaparecem. Os próprios ossos perdem um pouco de seu volume, deixando as maçãs do rosto afundadas.

Os músculos presos a esta estrutura também mudam de posição e ficam mais flácidos, se reacomodando em uma posição descendente.

Para completar este quadro nada favorável, a pele também perde sua firmeza, tornando-se mais fina e mole. Então, o conjunto de todos esses efeitos do envelhecimento faz com que os músculos e a pele caiam.

Esta queda das estruturas da face recebe o nome técnico de ptose facial. Porém, não é incomum ouvirmos que o rosto “derreteu”, pois é isso que parece ter acontecido.

A pele que perdeu a sustentação das estruturas da face é puxada para baixo pela gravidade e se acumula no terço inferior do rosto.

Assim, parte da pele se acumula na região do maxilar, prejudicando o contorno da região e formando o efeito buldogue e as marionetes.

Outra parte desta pele se acumula em volta da parte inferior do nariz e da boca, formando o sulco nasolabial.

Existe tratamento para o bigode chinês?

Quem deseja suavizar ou eliminar o bigode chinês tem uma série de recursos estéticos e cirurgias plásticas que melhoram o aspecto desta região do rosto. Vamos explicar os principais e suas funções:

Preenchimento do sulco nasolabial

Quando se fala em sulco nasolabial, o primeiro tratamento estético que vem à mente é o preenchimento facial.

Neste procedimento, o profissional aplica um preenchedor para dar volume a regiões estratégicas do rosto. Assim, ele elimina imediatamente o sulco, deixando a superfície da pele mais lisa.

Atualmente, o principal preenchedor utilizado em procedimentos estéticos é o ácido hialurônico. Por ser um material viscoso e denso, ele nivela a pele e pode proporcionar um bom resultado.

Vantagens do preenchimento no bigode chinês

O preenchimento tem, pelo menos à primeira vista, uma série de vantagens. Em primeiro lugar, trata-se de um tratamento minimamente invasivo, ou seja, não há incisões na pele.

Afinal, o profissional utiliza uma seringa com microcânulas para aplicar o produto nos locais indicados. Em alguns pacientes, a aplicação ocorre apenas no bigode chinês. Outras vezes, o profissional pode propor o preenchimento também do osso malar.

O preenchimento do osso malar (ou osso zigomático) dá mais volume à parte superior das maçãs do rosto. Portanto, ele puxa a pele para cima, reduzindo o acúmulo na região do sulco nasolabial.

Outra vantagem do preenchimento é o fato de que não há pós-operatório, anestesias e outros transtornos que geralmente ocorrem para a realização de uma cirurgia plástica.

Então, o paciente pode ir ao consultório médico, realizar o procedimento em um período semelhante ao de uma consulta e voltar para suas atividades normalmente, sem necessidade de repouso.

A terceira e última vantagem do preenchimento é o estímulo à produção de colágeno. Quando o profissional aplica o ácido hialurônico, os fibroblastos da pele são impulsionados a produzir esta proteína.

Por isso, a médio e longo prazo, a pele que recebe aplicação de ácido hialurônico se torna mais firme e hidratada, o que contribui para desacelerar o processo de envelhecimento.

Desvantagens do preenchimento do bigode chinês

Embora o preenchimento do bigode chinês seja um tratamento interessante, ele não é adequado para todos os casos.

Afinal, quando a pele já apresenta um envelhecimento significativo, o sulco nasolabial é mais profundo e o próprio entorno apresenta muita flacidez, o ácido hialurônico pode não ser suficiente para reverter o problema.

Também não podemos ignorar o fato de que o preenchimento tem um excelente resultado quando, para nivelar a pele, o profissional não precisa aplicar uma grande quantidade de produto.

Se ele precisa injetar muito ácido hialurônico, as áreas onde o produto foi injetado ficam desproporcionais ou com a aparência inchada.

Inclusive, este resultado indesejado tem um nome. Chama-se efeito pillow face (rosto de travesseiro).

Uma das principais desvantagens do preenchimento com ácido hialurônico é a baixa durabilidade do resultado. O rosto absorve o preenchedor ao longo dos meses.

Este período de duração depende muito de cada organismo. Porém, alguns pacientes precisam repetir o procedimento a cada 8 meses, enquanto outros conseguem esperar até 2 anos.

Cirurgia plástica facial

A cirurgia plástica facial também é uma alternativa para tratamento do bigode chinês. Afinal, como já mencionamos, nem sempre é possível eliminá-lo com preenchimento.

Quando a pele apresenta um grau severo de flacidez ou quando a própria face já perdeu muito volume, a cirurgia plástica costuma ser a melhor opção.

A indicação de cirurgia plástica depende muito das necessidades de cada paciente. Existem procedimentos específicos para a região dos olhos, testa e assim por diante.

Porém, como aqui estamos dando exemplos, e não analisando um paciente específico, vamos considerar que esta pessoa tem a necessidade de um rejuvenescimento facial completo.

Isso é muito comum quando a pessoa apresenta um bigode chinês profundo, pois esse é um indício de que várias estruturas da face estão alteradas pelo efeito do tempo.

Então, o médico realiza a ritidoplastia ou ritidectomia. Nesta cirurgia, o médico:

  • reposiciona os músculos da face, suspendendo-os e suturando-os na posição correta;
  • remove os excessos de pele e, consequentemente, elimina a flacidez;
  • preenche áreas do rosto que perderam volume, seja com ácido hialurônico ou com gordura do próprio paciente;
  • estica a pele sobre a musculatura reposicionada, deixando-a bem mais lisa e rejuvenescendo a face do paciente.

Vantagens da cirurgia plástica facial

A principal vantagem da cirurgia plástica facial é o fato de, por recuperar a estrutura da face, ela ter um efeito bem mais duradouro do que o preenchimento com ácido hialurônico.

Portanto, quando o processo de recuperação cirúrgica se encerra, a pessoa pode parecer muitos anos mais nova.

Isso não significa que, ao longo dos anos, o resultado permanecerá igual. Afinal, o envelhecimento é um processo contínuo.

Porém, caso o paciente adote cuidados com a pele a partir da cirurgia, é possível desacelerar o processo de envelhecimento e manter o rosto jovial por um longo período.

Assim, não é necessário fazer novas cirurgias a cada 8 meses ou nem mesmo a cada 2 anos. O resultado é bem mais duradouro.

A cirurgia plástica também consegue corrigir outros problemas. Então, quando o paciente procura o médico para a operação, ele expõe essas insatisfações e costuma ficar muito mais satisfeito do que após um procedimento estético.

Desvantagens da cirurgia plástica facial

Por se tratar de uma cirurgia, a plástica facial exige muito mais cuidado tanto no pré quanto no pós-operatório. Então, para realizá-la, o paciente passa por uma bateria de exames.

No pós-operatório, o transtorno também é maior. A região operada apresenta manchas roxas, inchaço e outras marcas de trauma que desaparecem ao longo das semanas.

Um procedimento cirúrgico também deixa cicatrizes. Embora elas fiquem escondidas em dobras da face, atrás das orelhas ou sob a raiz do cabelo, ainda assim elas existem.

Mesmo apesar desses pontos, os pacientes costumam ficar muito satisfeitos com o resultado. Afinal, quem não gostaria de rejuvenescer vários anos em algumas poucas semanas?

Procedimentos estéticos ou cirurgia plástica: qual é o melhor para o sulco nasolabial?

A resposta depende muito do seu momento de vida. Se o objetivo é prevenir o surgimento do bigode chinês ou amenizar um problema que apareceu recentemente, os procedimentos estéticos são excelentes.

Além do preenchimento, que já mencionamos, uma pessoa mais jovem pode aplicar um bioestimulador de colágeno nas maçãs do rosto.

Este procedimento estimula o organismo a produzir colágeno e, desta forma, mantém a pele mais firme. Consequentemente, ela não se acumula tanto no terço inferior do rosto.

Existem diversos tratamentos que promovem esse estímulo à produção de colágeno e, como recurso preventivo, eles são bastante efetivos.

No entanto, quando a flacidez atingiu um ponto significativo, esses tratamentos não surtem o efeito desejado. Eles melhoram a qualidade da pele, mas não conseguem nivelá-la com naturalidade.

Por isso, nesses casos, os médicos costumam indicar a cirurgia plástica facial.

E você, sofre com o sulco nasofacial? Quer resolver o problema? Agende agora mesmo sua avaliação com nossos especialistas e tenha a indicação precisa para rejuvenescer e fazer as pazes com o espelho!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)