Fale Conosco Pelo Whatsapp

Não existe dúvida de que colocar prótese de silicone é uma das cirurgias plásticas mais realizadas. Porém, você sabia que as mulheres procuram outros procedimentos para corrigir os mais diferentes tipos de seios?

Sim, a insatisfação com as mamas vai muito além do tamanho. É verdade que existem mulheres com os seios pequenos e que desejam aumentá-los.

Por outro lado, também existem mulheres com seios muito grandes e que desejam diminuí-los. No entanto, as variações de cirurgia plástica para as mamas vão muito além disso.

Se a mulher está insatisfeita com os próprios seios, ela tem todo o direito de deixá-los mais bonitos. Mas como fazer isso? Como a cirurgia plástica pode corrigir cada tipo de mama?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então continue a leitura para saber mais!

Quais são os tipos de seios mais comuns?

Apenas para facilitar a compreensão, vamos dividir os tipos de seios em algumas categorias. Isso irá nos ajudar a entender quais são os procedimentos indicados para caso.

Mamoplastia Master Health

Tipos de seios de acordo com o tamanho

Esta é, com certeza, a categoria mais fácil de definir. Afinal, as mulheres podem ter seios pequenos, médios ou grandes.

Mas como fazer essa classificação considerando o fato de que cada pessoa tem um gosto próprio? Assim, o que algumas mulheres consideram seios de um bom tamanho pode parecer um exagero para outras.

Na verdade, a resposta não depende do gosto das pessoas. Na cirurgia plástica, existem algumas medidas pré-definidas, mas o médico também considera o biotipo da paciente.

De modo geral, mamas entre 300 e 600 gramas são consideradas médias. Entre 600g e 1200g são grandes e a partir desta medida são consideradas gigantes.

Porém, uma mama de 600g tem um impacto diferente no corpo de uma mulher alta, de 1 metro e 80 centímetros e no corpo de uma mulher de 1 metro e 60 centímetros.

Por isso, o médico calcula qual seria o tamanho de um seio proporcional de acordo com a altura, largura dos ombros e tórax e até mesmo a relação da medida entre cintura e quadril.

Assim, para uma mulher alta, bem magrinha, com pouca cintura e quadril estreito, um seio grande pode não combinar muito bem. É uma questão de harmonia.

Da mesma forma, uma mulher toda curvilínea, com quadril mais avantajado e cintura fina pode ficar com o corpo não tão harmônico se o volume dos seios não respeita esta proporção.

Então, o que define se o seio é pequeno ou grande é o biotipo da paciente. Mas agora que já sabemos isso, como corrigir o tamanho das mamas e deixá-las em harmonia com o corpo?

Cirurgia plástica para os tipos de seios pequenos

Quando os seios são pequenos, a mulher pode fazer a cirurgia plástica menos complexa entre todos os tipos de mamoplastias: a mamoplastia de aumento.

Assim, ao colocar silicone, ela aumenta o volume das mamas e deixa os seios firmes e bem modelados ao mesmo tempo. E tudo isso com um resultado definitivo e rápida recuperação.

Cirurgia de mamas para os seios grandes

Já quando os seios são grandes, o médico precisa reduzi-los. Muitas vezes, esta cirurgia de mamoplastia redutora não é motivada simplesmente pelo gosto ou insatisfação estética, mas por necessidade.

Afinal, mamas muito grandes pesam e podem dificultar a realização das atividades do dia a dia, além de causarem dores nos ombros e costas, assaduras e outros transtornos funcionais.

Para você ter uma ideia, algumas mulheres chegam a ter mamas que pesam até 2,5 kg de cada lado. Seios grandes configuram um quadro de gigantomastia.

Inclusive, quando a mama é tão grande a ponto de causar problemas de saúde, a cirurgia plástica sequer é considerada estética. Trata-se de um procedimento reparador.

Cirurgia plástica para seios grandes com pouca densidade mamária

E se nós dissermos a você que uma mulher com seios grandes pode ter que colocar silicone? Parece contraditório, não é mesmo? Afinal, a prótese aumenta ainda mais o volume dos seios.

Porém, isso acontece quando a mulher tem os seios grandes, mas uma baixa densidade mamária. Você sabe o que isso significa?

Nos seios, nós temos vários tipos de tecidos. Temos a glândula mamária, que produz o leite, o estroma, que é um tecido de sustentação, gordura, pele… além dos vasos sanguíneos, nervos etc.

A mama densa é aquela que tem uma grande concentração de células da glândula mamária. Portanto, ela tem menos gordura e estroma e os seios são mais firmes.

Assim, quando esta mulher vai diminuir a mama, o médico realmente só reduz as medidas. Tira gordura, estroma e uma parte da glândula, mas o que sobra é suficiente para modelar um seio bonito e durinho.

Já a mulher com mamas pouco densas tem mais gordura e estroma. Às vezes, ela tem poucas células de glândula mamária, proporcionalmente. Então, se o médico retirar o volume, não dá para formar um seio bem modelado.

Por isso, ele precisa realmente tirar muito volume, mas ele coloca ali uma prótese de silicone para formar a estrutura do seio e deixá-lo no tamanho e consistência adequados.

Classificação dos seios de acordo com problemas estéticos

Agora que você já sabe quais são os tipos de seios de acordo com o tamanho, vamos falar de problemas estéticos. O primeiro desses incômodos é a flacidez, que é comum a muitas mulheres, não é mesmo?

A flacidez acontece quando a pele das mamas é maior que o conteúdo que ela deveria cobrir. Assim, se a mama tem 600g, por exemplo, mas a pele seria suficiente para cobrir 900g de mama, existe uma sobra considerável.

Como o conteúdo não é suficiente para deixar a pele esticadinha, os seios caem, o que deixa as mulheres geralmente muito insatisfeitas com o próprio corpo.

Se você quer saber mais sobre a flacidez dos seios, nós sugerimos que você confira nosso artigo completo sobre a ptose mamária.

Agora, como corrigir este problema?

Cirurgia plástica para seios flácidos

Para solucionar a flacidez dos seios, a mulher precisa realizar uma mastopexia, que também recebe o nome de lifting de mamas. Nesta cirurgia, o médico retira justamente os excessos de pele.

Portanto, em primeiro lugar, ele elimina toda a sobra e deixa exatamente a extensão necessária para cobrir a mama, de forma bem justinha. Assim, ela fica firme novamente.

Além disso, o médico modela a mama e, dependendo da paciente, ele pode utilizar técnicas ultramodernas de sustentação dos seios, como o sutiã interno.

Porém, da mesma forma que acontece na mamoplastia redutora, se a mulher tiver a mama pouco densa, ela precisará colocar uma prótese de silicone para estruturar o seio. Trata-se da mastopexia com prótese.

Mas voltando aos problemas estéticos, vamos falar da assimetria no próximo tópico. Confira!

Cirurgia plástica para seios assimétricos

Existem diferentes tipos de assimetria mamária. Alguns deles podem ser corrigidos com a cirurgia plástica, enquanto outros nem sempre têm solução.

Como os tipos de assimetria podem ser bastante diferentes, vamos falar dos principais.

A primeira assimetria mamária é a de tamanho. Ou seja, um seio é maior que o outro. Então, esses são os casos que exigem uma solução menos complexa.

Caso a mulher tenha seios pequenos ou o seio maior tenha um tamanho bom, ela pode corrigir o problema com silicone. Porém, ela precisa colocar silicone de tamanhos diferentes.

Assim, o médico define os tamanhos de acordo com o resultado final, considerando a diferença de volume entre as mamas.

No entanto, se a mulher tem o seio grande, ela pode fazer uma mamoplastia redutora. Então, neste caso, o médico retirará mais material de um seio do que de outro para equilibrá-los.

Existem outros tipos de assimetria, como o formato dos seios. Mas como são situações muito individuais, o cirurgião define a melhor estratégia para cada caso.

Tipos de seios de acordo com o formato

Finalmente, vamos falar sobre os diferentes formatos de seios. Para nós, a mama sensual e “perfeita” é aquela bem redondinha, completamente preenchida e com uma curvatura acentuada na parte inferior, como uma gota.

Porém, existem mamas completamente diferentes desses formatos. Existem os seios delgados, que são compridos e caídos, em um formato semelhante ao de tubos.

Por ser pouco preenchido na parte superior, ele não fica arredondado. As mulheres se queixam ainda mais quando a parte próxima à aréola é tão estreita que quase não extrapola os limites do bico do seio.

Também existem os seios em formato de sino. Portanto, na parte próxima ao colo, eles são finos, têm pouco volume e preenchimento insuficiente.

No entanto, o volume se concentra na parte mais próxima à aréola, o que empurra a mama para baixo, deixando-a caída. Na verdade, ele passa a ideia de que o conteúdo escorreu para baixo e se acumulou no fundo.

Para todos esses tipos de seios, o médico planeja uma mamoplastia capaz de remodelar a mama. Então, ele retira trechos de pele para que, ao remontar o seio, ele fique em um formato arredondado e na altura adequada.

Mais uma vez, caso falte preenchimento, o médico pode recorrer à prótese de silicone para chegar ao formato ideal da mama.

O que importa, de fato, é que independentemente do tipo de seio que você tem, a cirurgia plástica tem uma solução para deixá-la como você sempre sonhou.

E então, conseguiu identificar o seu tipo de seio neste post? Ficou em dúvida? Marque sua consulta com nossos especialistas e descubra qual é a solução ideal para você!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.