Fale Conosco Pelo Whatsapp

Envelhecer é inevitável. Porém, felizmente, passar por esse processo no século XXI é bem diferente. Hoje, temos desde recursos para cuidar melhor da saúde até tratamentos e cuidados revolucionários para manter a pele madura com um aspecto jovial por mais tempo.

E você, conhece as características e necessidades de uma pele madura? Sabe como cuidar dela da melhor forma possível? Conhece os procedimentos estéticos que retardam o envelhecimento?

Se você tem interesse em todos esses temas, continue a leitura! Selecionamos dicas infalíveis de cuidado com a pele madura!

O que é uma pele madura?

A pele madura refere-se à pele que está passando por um processo de envelhecimento. Então, consequentemente, ela sofre as mudanças naturais relacionadas à idade.

Portanto, neste período da vida, ocorre uma diminuição na produção de colágeno e elastina, levando ao surgimento de rugas dinâmicas e estáticas, flacidez, perda de elasticidade, do viço e dos contornos da face.

Além desses sinais, a pele se torna mais propensa a manchas de idade, hiperpigmentação e perda de brilho. Por isso, é muito importante recorrer a produtos e procedimentos que revertem e desaceleram esse processo.

Como cuidar da pele madura?

A pele madura exige uma série de cuidados adicionais, com os quais uma pessoa jovem não precisaria se preocupar. Afinal, além da perda de colágeno, outras estruturas da face também deixam de proporcionar a mesma sustentação.

Por isso, o cuidado com a pele madura envolve diferentes aspectos, desde a manutenção de um estilo de vida mais saudável até a realização de procedimentos que ajudam a repor as perdas de estruturas e colágeno.

Veja a seguir algumas dicas e opções:

1. Cuide da pele madura de dentro para fora

Seus hábitos interferem na qualidade de sua pele. Portanto, para manter-se com uma aparência jovem, tente sempre priorizar o que é saudável, natural e capaz de preservar as boas condições do seu organismo.

Então, mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e antioxidantes. Evite alimentos industrializados, ultraprocessados, repletos de açúcar, sódio e gorduras.

Um prato extremamente colorido de forma natural contém todos os elementos que você precisa para produzir células saudáveis, inclusive para a pele. Por isso, se você não aprendeu a consumir vegetais ao longo da vida, esta é a hora de mudar este hábito.

Ainda cuidando da pele de dentro para fora, não se esqueça de tomar muita água. Afinal, sem a quantidade adequada, seu corpo utiliza a pouca água que recebe para processos vitais e sua pele não recebe o suprimento adequado, tornando-se quebradiça, seca, rígida e enrugada.

Lembre-se de que tanto o fumo quanto a bebida alcoólica aceleram o processo de envelhecimento. Por isso, limite esses hábitos ao consumo mínimo possível ou, se possível, abandone esses produtos.

Você também pode dar uma ajudinha com suplementos como vitamina C e vitamina E. Afinal, eles reparam os danos causados na pele e são excelentes aliados contra o envelhecimento da pele.

2. Proteja sua pele

Todos os dias, nossa pele sofre agressões: o vento, o calor, o frio, a poluição, a luz solar… Portanto, ela precisa ser protegida com produtos eficazes, formulados para atender às necessidades da pele madura.

Então, use hidratantes ricos em nutrientes. Eles ajudam a conservar a elasticidade da pele, minimizam a aparência das linhas finas e formam uma barreira que impede a perda de uma quantidade maior de água.

Também não podemos nos esquecer do protetor solar, mesmo em dias nublados. Ele protege a pele dos danos causados pelo sol, prevenindo manchas da idade, rugas e principalmente o câncer.

Atualmente, existem diversas opções de protetores solares no mercado. É possível encontrar produtos de toque mais seco ou cremoso, com ou sem cor, de acordo com as necessidades da sua pele e rotina.

3. Invista em uma boa rotina de skincare

Todas as pessoas deveriam cuidar da pele diariamente. Porém, para quem tem a pele madura, este cuidado deixa de ser opcional e se torna simplesmente essencial.

Uma rotina de skincare é indispensável para quem deseja que sua pele não envelheça tão rápido. Então, aposte em cremes com funções específicas anti-idade, redutores de pigmentação e com potencial de preenchimento de sulcos finos. Consulte seu dermatologista para obter as melhores indicações.

4. Conheça o poder dos procedimentos

Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos que desaceleram o processo de envelhecimento, melhorando o aspecto da pele e evitando a formação de rugas e da flacidez. Veja quais são os principais:

Preenchimento dérmico

Utiliza substâncias como o ácido hialurônico para preencher linhas finas e rugas profundas, fazendo com que a pele se torne mais lisa. Assim, com um procedimento minimamente invasivo, é possível ter bons resultados.

Toxina botulínica

Quem aplica Botox uma vez não vive mais sem o produto. Afinal, ele relaxa os músculos e, ao ser aplicado em pontos estratégicos, impede que a pessoa exagere em sua expressão facial, formando rugas.

Além disso, devido ao relaxamento que provoca no músculo, o Botox consegue atenuar até mesmo rugas que já existem. Portanto, os médicos costumam indicar sua aplicação na testa, ao redor dos olhos e dos lábios, nas laterais do nariz etc.

Laser

Outro tratamento excelente para a pele madura é o laser. Afinal, ele promove um aquecimento da pele, inclusive em camadas um pouco mais profundas e, desta forma, estimula a produção de colágeno, evitando que o rosto se torne flácido.

Existem diferentes tipos de lasers. Alguns exemplos são o laser de CO2 e o laser fracionado. Eles também reduzem manchas na pele, cicatrizes de acne, além de outras imperfeições.

Microagulhamento

À medida que os anos passam, nós produzimos cada vez menos colágeno. Porém, quando nosso organismo se sente agredido ou ocorre uma lesão, o corpo turbina a produção de colágeno para regenerar os tecidos.

O microagulhamento é uma das técnicas que, conhecendo este mecanismo do corpo, promove microlesões controladas na pele para que o corpo aumente sua produção de colágeno naquele local. Então, neste caso, o profissional perfura a pele com um dispositivo que contém agulhas muito finas.

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores de colágeno também estão entre os queridinhos do momento. São substâncias que, quando aplicadas na pele, estimulam o corpo a produzirem esta proteína que deixa a pele mais firme.

Peeling químico

Neste procedimento, o profissional aplica uma solução química na pele. Ela promove, em um primeiro momento, uma “queimadura” controlada. Em seguida, a pele afetada por essa substância é naturalmente substituída por uma camada nova, com células regeneradas, deixando o rosto mais liso.

5. Não perca tempo com soluções simplistas

Não há dúvidas de que a área de estética evoluiu muito. Assim, os tratamentos se tornam cada vez mais eficazes para evitar o envelhecimento da pele. Inclusive, na Master Health, nós temos não apenas uma clínica de cirurgia plástica, mas também um centro estético.

Porém, os procedimentos estéticos são excelentes quando realizados com indicação precisa para o caso de cada paciente. Não existem milagres e eles não substituem a cirurgia plástica.

Oferecer ao paciente uma solução simplista para problemas mais complexos não traz a ele os resultados desejados. Na maioria das vezes, esta abordagem só provoca frustrações.

Portanto, só vale a pena fazer procedimentos estéticos quando o grau de flacidez da pele, bem como outros sinais de envelhecimento, ainda não ultrapassaram a capacidade de reversão que aquele tratamento proporciona.

Se a flacidez já chegou a um grau mais elevado, somente a cirurgia plástica pode promover o rejuvenescimento do rosto. Afinal, desta forma o médico consegue eliminar o excesso de pele e, principalmente, reposicionar os músculos da face.

Por isso, é fundamental entender que para cada etapa do envelhecimento existem prescrições que realmente fazem a diferença. Para prevenção e manutenção, procedimentos estéticos. Para reverter um envelhecimento mais avançado, cirurgia plástica.

As cirurgias plásticas mais indicadas, nesses casos, são:

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a correção das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas para rejuvenescer o olhar. Assim, nesta cirurgia, o médico retira o excesso de pele que causa flacidez, bem como bolsas de gordura.

Frontoplastia

A frontoplastia ou lifting coronal é a cirurgia plástica que reposiciona e elimina a flacidez da região da testa e sobrancelha. Portanto, ela costuma ser indicada para pacientes com rugas profundas nesta região, bem como com o olhar caído, cansado.

Dependendo de cada caso, o médico pode indicar a frontoplastia, que corrige os dois problemas ao mesmo tempo. No entanto, muitas vezes, ele pode realizar o procedimento separado, corrigindo apenas a testa ou somente as sobrancelhas, por meio de liftings.

Ritidectomia para pele madura

Para quem já apresenta sinais de envelhecimento em toda a face, uma boa alternativa é a ritidectomia. Também conhecida como lifting facial ou ritidoplastia, esta cirurgia rejuvenesce todo o rosto.

Na verdade, a ritidectomia é uma cirurgia totalmente personalizada. O médico analisa todo o rosto do paciente e identifica em que pontos precisa eliminar flacidez, reposicionar músculos e recompor estruturas.

Então, ele faz todas essas correções com o objetivo de rejuvenescer o rosto em sua totalidade, adequar a extensão da pele à estrutura da face, fazendo com que a pele se torne mais lisa e sem rugas.

Agora você já sabe o que fazer para manter sua pele madura com aspecto jovial e, acima de tudo, saudável. Gostou das dicas? Quer saber mais sobre a cirurgia plástica facial? Acesse o link e veja o conteúdo completo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)