Fale Conosco Pelo Whatsapp

Procurada tanto por homens quanto por mulheres, a lipoaspiração sempre está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Em alguns anos, ela perde apenas para a mamoplastia de aumento, que é o procedimento realizado para colocar silicone. Outras vezes, ocupa o topo do ranking.

A explicação para essa procura é simples: quem já se cansou de lutar com aquelas gordurinhas localizadas que não somem nem com dieta e exercícios descobre que, nesse procedimento, elas simplesmente desaparecem!

Mas será que a lipoaspiração é uma boa alternativa para, de certa forma, driblar o efeito sanfona? Ou seja, a pessoa faz a lipo, engorda outra vez e recorre à cirurgia novamente? Quantas vezes o paciente pode repetir a cirurgia de lipoaspiração?

Confira o post completo para saber a resposta!

Qual é o objetivo da lipoaspiração?

É importante destacar que a lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento ou para tratamento da obesidade. Então, ela é indicada apenas para retirar pequenos depósitos de gordura localizada e melhorar o contorno corporal.

Antes mesmo da cirurgia, a recomendação dos médicos é de que o paciente aprenda a seguir uma rotina saudável para não engordar. Assim, a alimentação adequada e a prática de exercícios evitarão o ganho de peso e manterão os resultados do procedimento por mais tempo.

O que acontece se a pessoa engordar de novo?

Já explicamos em outros posts como é feita a lipoaspiração. O médico usa uma cânula para quebrar o tecido adiposo que está sob a pele. Depois, esse material é aspirado, fazendo com que a gordura desapareça imediatamente.

Assim, se a pessoa engordar novamente, ela vai acumular algumas células de gordura na região. No entanto, possivelmente não chegará à quantidade anterior, pois muitos dos adipócitos que existiam ali perderam seu núcleo e não conseguem inchar novamente.

Porém, nesse processo de quebra de gordura e sucção, as cânulas causam um trauma interno, debaixo da pele. Para recuperar essa lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colágeno nessa região. Esse tecido conjuntivo formado para promover a cicatrização é chamado de fibrose.

No entanto, ao longo do tempo o corpo reabsorve parte do colágeno. A fibrose se torna cada vez mais maleável, ou seja, ela amolece. Porém, ela nunca terá a mesma consistência da própria pele ou da gordura, ela apresenta uma certa rigidez.

É possível repetir a lipoaspiração?

Sim, é possível repetir a cirurgia. Porém, o paciente deve ter esse processo de cicatrização em mente. Ele precisa entender que, da próxima vez que for fazer essa cirurgia, o médico não encontrará ali apenas gordura, mas também um tecido fibroso.

Portanto, quando o médico fizer a lipoaspiração, ele terá uma dificuldade maior. Afinal, a cânula não foi feita para quebrar a fibrose, que é um tecido mais rígido. Essa dificuldade aumenta a cada repetição do procedimento, pois cada um deles cria uma nova cicatriz interna.

Além disso, a cada nova lipoaspiração naquele mesmo local, o resultado é menos perceptível. Isso acontece porque a fibrose aumenta e dificulta a retirada de gordura.

Enfim, não existe um limite para o número de lipoaspirações que um paciente pode fazer em uma mesma região do corpo. Porém, é importante saber que essa dificuldade aumentará, tornando o resultado menos efetivo.

Entendeu que é possível repetir a lipoaspiração, mas não se recomenda recorrer ao procedimento muitas vezes? Quer saber como é feita a lipo para compreender melhor esse processo? Então, continue aqui no blog e leia nosso guia completo para remodelar o corpo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.