Fale Conosco Pelo Whatsapp

Se o seu sonho é se livrar da flacidez e conquistar a sonhada barriga negativa, a cirurgia plástica abdominoplastia é a solução. Porém, por questão de segurança e também para garantir um excelente resultado, é fundamental ter alguns cuidados com o corpo antes do procedimento.

Quer saber que cuidados são esses? Então, não perca este post! Vamos explicar como é o pré-operatório e como se preparar para uma cirurgia e recuperação tranquila.

Pré-operatório da cirurgia plástica abdominoplastia: cuidados de segurança

Antes da abdominoplastia, o médico fará algumas recomendações visando a sua segurança. Veja quais são as principais:

1. Realização de exames

Antes de qualquer cirurgia, o médico solicita exames. Hemograma, eletrocardiograma, raio-X de tórax e ultrassonografia mostram suas condições gerais de saúde, bem como possíveis fatores de atenção durante o procedimento.

É natural que os médicos solicitem uma avaliação da coagulação, pois ela mostra se o paciente tem um risco maior de sofrer hemorragias. A maioria das pessoas tem resultados normais e pode realizar a cirurgia sem nenhum problema.

Além disso, por meio do eletrocardiograma e raio-X de tórax, eles verificam se o coração está em boas condições. A ultrassonografia também mostra a presença de hérnias, bem como o afastamento dos músculos abdominais (diástase), que geralmente são costurados durante a cirurgia.

Dependendo da história clínica do paciente e de sua família, o médico pode pedir outros exames. É importante fazê-los para tomar todas as precauções e garantir uma cirurgia e recuperação tranquilas.

2. Suspensão de remédios

Existem alguns remédios que precisam ser suspensos antes da cirurgia. Por isso, é importante que em sua consulta de avaliação você leve a lista dos medicamentos que usa continuamente, para que o cirurgião consiga avaliá-los.

Abdominoplastia Master Health

É possível que o médico solicite a suspensão de vários deles, como anticoagulantes, ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina), medicamentos para emagrecer, entre outros. Até mesmo produtos supostamente naturais, como Kava-Kava, Gingko Biloba e Ginseng devem ser evitados.

O objetivo dessa suspensão é garantir a coagulação adequada do sangue, bem como evitar a interferência de efeitos de medicamentos no procedimento. Por isso, relate o uso de qualquer uma dessas substâncias ao cirurgião.

3. Suspensão do cigarro

O fumo aumenta uma série de riscos cirúrgicos. Ele favorece a formação de trombos ou coágulos no sangue, o que pode causar trombose e outras complicações muito sérias.

Além disso, quando a pessoa fuma, o sangue não consegue transportar todo o oxigênio que as células precisam. Por isso, os tecidos terão uma dificuldade maior no processo de cicatrização, tornando a recuperação mais lenta e o resultado poderá ficar comprometido.

É importante destacar que, nesses casos, o problema não é a cirurgia, e sim o cigarro. Por isso, os médicos recomendam deixar esse hábito pelo menos 15 dias antes do procedimento, mas quanto antes você puder fazer isso, melhor.

4. Preparação para o pós-operatório da cirurgia plástica de abdominoplastia

Durante o pós-operatório, você precisará cumprir um repouso moderado. Isso significa que poderá andar pela casa, até mesmo para estimular a circulação. Porém, não será possível fazer esforço físico e nem mesmo manter o tronco reto.

Por isso, prepare-se para a recuperação. Programe sua cirurgia para um período em que possa se ausentar do trabalho e de outros compromissos pessoais ou sociais. O foco deve ser a sua saúde e bem-estar.

5. Comunicação de intercorrências

Caso perceba qualquer problema de saúde nas semanas que antecedem a cirurgia, comunique seu médico. Atraso na menstruação, resfriado, herpes e infecções impedem a realização do procedimento que, nesses casos, precisa ser remarcado.

Cirurgia plástica de abdominoplastia: cuidados com o corpo

Além dessas questões de segurança, outros cuidados são importantes para que você tenha um bom resultado. Confira!

Tenha uma boa estratégia para manutenção do peso

O objetivo da abdominoplastia não é eliminar gordura, e sim o excesso de pele. Portanto, é importante que o paciente já esteja próximo ao peso ideal antes do procedimento.

Porém, além desse cuidado, é importante ter uma boa estratégia para manutenção do peso ideal. Caso contrário, o abdômen voltará a acumular gordura e a pele sofrerá uma nova distensão, que pode levar ao retorno da flacidez.

Providencie os acessórios e tratamentos indicados

Depois da cirurgia plástica abdominoplastia, o paciente já sai do centro cirúrgico com a malha compressora. Ela é fundamental para reduzir o inchaço e estabilizar os tecidos lesionados pelo procedimento, facilitando a cicatrização.

Portanto, essa malha deve ser providenciada antes da cirurgia, de acordo com a orientação do médico. Um profissional que realiza a drenagem linfática também deve ser contatado para iniciar o tratamento logo após a liberação do cirurgião.

Mantenha a tranquilidade

Desde que você tenha seguido essas recomendações, tudo está favorável para que sua cirurgia seja muito tranquila. Por isso, procure manter-se calmo e confiante de que, nas mãos de um profissional qualificado e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, sua segurança e satisfação serão garantidas!

Entendeu quais são os cuidados essenciais com o corpo antes da cirurgia plástica de abdominoplastia? Quer saber mais sobre esse procedimento? Então, continue aqui no blog e confira nosso guia completo para ter o abdômen dos sonhos!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.