Fale Conosco Pelo Whatsapp

Olhar no espelho e ver estrias na barriga não é um “privilégio” apenas das mulheres. Embora elas sejam muito mais comuns no corpo feminino, especialmente devido à gravidez, os homens também podem desenvolvê-las.

As estrias são, sem dúvida alguma, um dos mais temidos problemas estéticos. Afinal, muitos outros incômodos com a aparência são revertidos com um pouco mais facilidade.

Quando se trata de estrias, não há facilidade nenhuma. É possível tratá-las e obter um resultado razoável principalmente quando são muito recentes. Porém, além desta limitação, não há como eliminá-las completamente com procedimentos.

E você, tem estrias na barriga ou em qualquer parte do corpo? Quer saber se é possível eliminá-las? Existe cirurgia para isso? Então, continue neste post! Vamos explicar mitos e verdades sobre este assunto.

Mitos e verdades sobre as estrias na barriga

Embora este post tenha o objetivo de falar sobre estrias na barriga, grande parte das informações que traremos aqui se aplicam também a outras regiões do corpo. Veja a seguir!

1. Só mulheres têm estrias na barriga

Mito. Tanto mulheres quanto homens podem desenvolver estrias. Afinal, trata-se de um rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele que acontece quando essas estruturas são estiradas, estendidas além de seu limite de distensão.

Então, quando uma pessoa aumenta muito seu peso em um intervalo curto de tempo, ela pode ter estrias. Quando a barriga cresce demais, seja por gestação ou qualquer outro motivo, a pele se rompe e assim por diante.

Portanto, qualquer pessoa que em algum momento da vida crie condições que exijam esta distensão da pele da barriga pode ter estrias nesta região. Não se trata de um problema exclusivo de mulheres.

2. Mulheres têm mais propensão a desenvolver estrias

Verdade. Como já falamos, homens também podem ter estrias. Porém, a nossa pele recebe uma grande interferência de fatores hormonais. E como sabemos, as mulheres passam por essas mudanças em vários momentos da vida.

Portanto, quando a mulher entra na adolescência e passa pela puberdade, durante a gravidez, menopausa e outros marcos de seu desenvolvimento, ocorrem alterações hormonais que deixam a pele mais sujeita à ruptura.

Anticoncepcionais favorecem o surgimento de estrias

Verdade. Como a pele sofre a influência de fatores hormonais, não podemos nos esquecer de que o uso de anticoncepcionais contribui para a formação de estrias na barriga e em outras regiões do corpo.

Isso não acontece apenas com os hormônios contraceptivos. Na menopausa, quando a mulher faz a reposição hormonal, isso também pode acontecer. A pele mais susceptível à ruptura.

Praticar musculação favorece o surgimento de estrias

Parcialmente verdadeiro. Apenas praticar musculação não faz a pele se romper e o corpo produzir estrias. Porém, se houver um aumento significativo e repentino do músculo (hipertrofia), essas marcas podem surgir.

No entanto, quem pratica musculação sabe que não é nada fácil promover um “aumento significativo e repentino” na musculatura. Com muito treino, a massa muscular pode crescer entre meio quilo e 1 quilo por mês nos homens. Nas mulheres, o crescimento é a metade dessa taxa.

Portanto, um aumento tão expressivo dificilmente acontecerá sem o uso de esteroides anabolizantes. Então, com a pele mais fragilizada pelos hormônios e o crescimento dos músculos, realmente há um cenário perfeito para o surgimento de estrias.

A gravidez inevitavelmente causa estrias na barriga

Mito. Não podemos negar que a gravidez realmente reúne condições muito favoráveis ao surgimento de estrias. Afinal, a barriga cresce muito e, em alguns meses, esse crescimento é acelerado. Além disso, a mulher passa por uma grande variação hormonal.

Porém, a formação das estrias na barriga depende do estiramento da pele e da distensão que ela é capaz de suportar. Assim, uma pele hidratada e com boa elasticidade pode se esticar mais sem se romper tão facilmente.

Portanto, a gravidez pode, sim, causar estrias na barriga. No entanto, uma pele bem cuidada, com cuidados externos e internos (boa alimentação, consumo adequado de água etc) torna-se mais capaz de resistir à pressão.

Tomar colágeno evita estrias

Mito. Falar sobre colágeno é sempre um assunto polêmico, mas você merece a verdade. Quando nós ingerimos esta proteína, seja em pó ou em cápsulas, ela não terá um efeito mágico sobre a pele ou as estrias.

Na verdade, nosso corpo produz uma quantidade muito grande de colágeno. Porém, esta proteína é utilizada em inúmeros processos do organismo.

Isso significa que o colágeno que o corpo produz ou que ingerimos não é direcionado em sua totalidade para a pele. Antes, o corpo o utilizava em processos muito mais importantes para nossa sobrevivência.

Portanto, quando tomamos colágeno, o corpo em primeiro lugar decompõe essa substância em aminoácidos para somente depois recompor o colágeno.

Neste sentido, tomar colágeno não é exatamente uma vantagem. O corpo faz exatamente o mesmo processo quando comemos proteínas como castanhas, ovos, feijões, carnes ou whey protein, entre outras.

Depois que o corpo faz esse processo de sintetizar o colágeno, ele direcionará esta proteína para os ossos, cartilagens, tecido muscular, unha, cabelos… Somente uma pequena parte disso realmente comporá a pele.

Assim, se o seu objetivo é dar condições para que o corpo produza colágeno, o que realmente pode fazer diferença é uma alimentação equilibrada, com proteínas em quantidade ideal e com seus aminoácidos intactos.

Se você quer que o seu organismo tenha bastante colágeno e forme uma pele de boa qualidade, invista em uma alimentação equilibrada. Essa é a maneira mais efetiva de obter este resultado.

Hidratação e nutrição da pele evitam estrias

Verdadeiro, mas com limitações. Uma pele bem hidratada e nutrida realmente se torna mais elástica e, portanto, consegue suportar uma distensão maior.

Porém, os benefícios da hidratação e nutrição da pele também têm seus limites. Caso a distensão seja muito maior que o normal e repentina, a pele não conseguirá suportar esta pressão e se romperá.

Também não podemos nos esquecer de que existem fatores genéticos e hábitos que influenciam na qualidade da nossa pele. Assim, algumas pessoas têm mais resistência, outras menos.

Os hábitos também desempenham um papel importante. O tabagismo, por exemplo, prejudica a nutrição, oxigenação da pele, além de fazer com que o corpo produza radicais livres, que destroem o colágeno.

Portanto, uma boa hidratação é importante. Sem ela, a pele se romperia com mais facilidade, formando uma quantidade maior de estrias. Porém, nem mesmo produtos bons conseguem combater completamente o efeito de hábitos ruins.

Existem procedimentos estéticos que eliminam estrias na barriga

Mito. Até o momento, não existem procedimentos estéticos que eliminam estrias, seja na barriga ou em qualquer outra parte do corpo. Afinal, depois que a pele se rompe, esse é um processo irreversível.

No entanto, já existem procedimentos como a radiofrequência, luz intensa pulsada, laser fracionado e microagulhamento que realmente atenuam as estrias, deixando-as menos evidentes.

Esses procedimentos são mais eficazes quando as estrias são recentes e ainda apresentam a cor avermelhada. Porém, eles também melhoram o aspecto das estrias antigas, caracterizadas pela cor branca.

Cirurgia plástica causa estrias

Parcialmente verdadeiro. Uma pessoa pode ter estrias na barriga e em outras regiões do corpo após determinadas cirurgias plásticas. Porém, assim como acontece na gravidez, isso dependerá de vários fatores.

Em primeiro lugar, precisamos analisar qual é o tipo de cirurgia plástica. Só existe risco de desenvolver estrias quando o procedimento exige que a pele seja esticada.

Portanto, cirurgias que colocam próteses de silicone no glúteo, nos seios, na panturrilha e outras regiões do corpo têm maior probabilidade de causar estrias. Afinal, de um momento para o outro, a pele precisa se esticar para comportar um volume que não existia ali.

Alguns liftings também podem causar estrias. Ao fazer a abdominoplastia, por exemplo, o médico deixa a pele do abdômen bem esticadinha e lisa. Então, se o paciente não tiver todos os cuidados necessários, estrias podem aparecer.

Já em uma lipoaspiração, não existe por que a pessoa desenvolver estrias. Afinal, quando retiramos o depósito de gordura, a pele não fica esticada. Mesmo com o inchaço natural do procedimento, ocorre uma sobra de espaço.

Agora que você já entendeu que algumas cirurgias plásticas podem, sim, favorecer o surgimento de estrias, temos uma boa notícia: na maioria das vezes, é possível evitá-las.

Sempre recomendamos que, ao começar a pensar em cirurgia plástica, o paciente já comece a preparar sua pele para a recuperação. A melhor maneira de fazer isso é com uma boa hidratação.

Então, se você tem a intenção de fazer cirurgia plástica em algum momento, hidrate sua pele a partir de agora. Utilize cremes de boa qualidade e aplique-os duas vezes por dia. Prefira a aplicação após o banho com água morna, nunca quente demais.

Cirurgia plástica remove estrias na barriga

Parcialmente verdadeiro. Em alguns casos, é possível remover as estrias com a cirurgia plástica. Um bom exemplo é o abdômen, especialmente depois de uma gravidez ou de um grande emagrecimento.

Vamos falar, por exemplo, da abdominoplastia após a gestação. A mulher percebe que ficou com a barriga flácida e gostaria de recuperar seu antigo contorno corporal.

Para isso, o médico indica uma abdominoplastia. Portanto, a paciente programa uma cirurgia plástica que elimina o excesso de pele responsável pela flacidez.

Então, ao retirar este trecho de pele, o cirurgião também eliminará as estrias que se formaram naquela região do abdômen. A pele que cobrirá o abdômen será puxada a partir de áreas superiores.

Assim, as estrias que ficavam na parte inferior do abdômen simplesmente desaparecerão. Porém, estrias em outras regiões do corpo não serão afetadas pelo procedimento e continuarão ali.

Vale a pena destacar que os médicos não fazem cirurgias plásticas apenas para retirar estrias. Este benefício é um efeito secundário da cirurgia para eliminar a flacidez.

Inclusive, quando se fala em cirurgia plástica após a gravidez, a abdominoplastia é uma das campeãs. Na maioria das vezes, ela está inclusa no procedimento conhecido como mommy makeover.

Agora você já desvendou uma série de mitos e verdades sobre estrias na barriga e em outras regiões do corpo. Quer saber mais sobre os assuntos de estética, cirurgia plástica e beleza?

Então, não perca tempo! Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)