Fale Conosco Pelo Whatsapp

Por estar no centro do nosso rosto, o nariz sempre está em evidência. Ele é, portanto, uma das primeiras características observadas em nós. O fato é que, independentemente dos diferentes tipos de nariz, eles sempre serão um destaque na face.

Infelizmente, nem todos se sentem felizes com todo esse protagonismo do nariz. Muitas pessoas o veem mais como um defeito que não pode ser ocultado do que como uma característica que as torna únicas.

É exatamente para resolver isso que a rinoplastia existe! Trata-se de uma cirurgia plástica que tem como objetivo alterar o formato ou o tamanho do nariz, tornando-o mais harmônico com o restante do rosto.

E se você deseja fazer uma rinoplastia, é essencial que conheça os tipos de narizes e saiba em qual grupo o seu nariz se encaixa. Isso é importante para obter a harmonização adequada ao seu perfil.

Sempre tenha em mente que a rinoplastia não tem a função de construir um nariz novo ou de apagar a sua etnia. Assim, essa cirurgia deve apenas remodelar este traço facial, proporcionando mais harmonia com o restante do rosto.

Dessa forma, para chegar ao resultado que você espera, o cirurgião sempre considera suas características individuais como etnia, proporção dos outros traços em relação ao rosto, seu gênero e assim por diante.

Quais são os tipos de nariz e suas características?

Existem diversos tipos de nariz, classificados de acordo com tamanho e formato. Embora alguns sejam extremamente característicos de uma etnia específica, outros podem ser considerados bastante democráticos, pois são vistos em praticamente todos os continentes.

Os mais comuns no território brasileiro são os asiáticos, negroides, caucasianos e ainda o nariz de batata. No entanto, a nossa população pode apresentar diversos tipos de nariz, principalmente devido à grande miscigenação que aconteceu em nosso país.

Inclusive, ainda devido a esta miscigenação, nós temos pessoas com a pele branca, cabelos lisos, olhos claros e nariz negroide. O contrário também pode acontecer: descendentes de africanos com narizes finos ou aduncos.

Se, para você, esses nomes ainda não querem dizer nada, continue a leitura! Afinal, aqui você vai descobrir as características dos diferentes tipos de nariz:

Nariz asiático

Esse tipo de nariz é curto, não possui seu dorso elevado e sua ponte é larga e baixa. Assim, quando olhamos para narizes asiáticos, temos a impressão de que eles foram “amassados”. Isso acontece devido às narinas largas, ao formato arredondado que possuem na ponta e à falta de projeção.

A rinoplastia de projeção de ponta é a mais indicada em casos como esse. Esse procedimento se torna possível através da rinoplastia de aumento, feita através de enxertos. Portanto, o cirurgião plástico consegue moldar o nariz, ajustar a altura, afinar a largura e, com isso, valorizar o dorso.

Tipos de nariz negroide

Existe tanto o nariz negroide clássico quanto outros subtipos que se assemelham a uma mistura entre o formato principal e outros. A seguir, você entenderá as diferenças.

Nariz negroide

Narizes clássicos do tipo negroide possuem base e narinas mais largas, dorso curto e ponta arredondada. Então, em algumas características, eles se assemelham ao nariz asiático. No entanto, existem diferenças entre o nariz asiático e o negroide, principalmente quanto ao tamanho e proporções.

Nesses casos, os médicos recomendam a rinoplastia para dar um aspecto mais fino e desenhado para o nariz. Então, mais uma vez, a melhor indicação costuma ser a rinoplastia de projeção de ponta. Para isso, o cirurgião adiciona enxertos na estrutura para desfazer o aspecto de nariz redondo e curto.

Outra alteração frequente nos narizes negróides é a redução da largura das asas nasais, que tendem a apresentar uma abertura maior. Geralmente, o médico faz incisões em cada lateral das narinas com o reposicionamento dessas estruturas mais ao centro do rosto.

Nariz largo

O nariz largo não é uma característica apenas das populações de origem africana. Porém, ele é bastante comum entre esses povos e, por isso, tende a ser classificado como um dos subtipos de nariz negroide.

O nariz largo não possui o dorso baixo, não tem a ponta arredondada… No entanto, ele segue com um tamanho uniforme e mais alargado que o esperado por todo o seu comprimento, da ponta até a giba.

Quando esta largura é desproporcional ao rosto, ele costuma causar uma grande insatisfação. Além da medida excessiva, ele cria um efeito visual em relação aos olhos, que parecem mais afastados do que realmente são.

Ao corrigir o nariz largo, o cirurgião remodela toda a estrutura. Muitas vezes, ele precisa serrar ossos para diminuir a largura. Também é necessário retirar trechos de cartilagem.

Nariz núbio

O terceiro tipo de nariz negroide é o nariz núbio, que pode misturar características do nariz negroide clássico com as do nariz largo.

Portanto, na região próxima aos olhos, ele tem um dorso alto e fino, bem reto. Porém, à medida que se aproxima da base, em baixo, ele se torna largo. A melhor forma de descrevê-lo é pensando em um triângulo.

Vale a pena destacarmos que, embora seja um subtipo do nariz negroide, ele não tem a ponta bulbosa, ou seja, redonda. Então, na maioria das vezes, ele tem até uma ponta bem projetada para a frente.

Sua correção depende, principalmente, de dois fatores. Grande parte dos pacientes chega ao consultório de cirurgia plástica para afinar a parte de baixo. Portanto, o médico faz uma incisão nas laterais das asas nasais, pode retirar um pequeno trecho delas e as reposiciona mais ao centro do rosto.

Quando o médico precisa apenas afinar o nariz, reduzindo as asas nasais e deixando as narinas menos abertas, o procedimento se chama alectomia.

Porém, outras vezes, o nariz núbio também é considerado desproporcional ao rosto. Ele não é apenas largo na base, mas também muito projetado para a frente, com um dorso bem alto.

Quando o paciente apresenta essa insatisfação, o médico precisa alterar, por meio da rinoplastia redutora, toda a estrutura do nariz. Ele retira trechos de ossos e cartilagens para deixá-lo mais baixo, também.

Tipos de nariz caucasiano

Assim como os negróides, existem diferentes tipos de narizes caucasianos. Eles possuem algumas características em comum: são altos e estreitos, possuem a pele fina e cartilagens fortes. Este grupo está dividido em dois subgrupos:

Nariz romano

Esse tipo é caracterizado pelo excesso de osso e cartilagem no dorso, ou giba dorsal, formando uma protuberância que fica destacada quando se está de perfil.

Portanto, o nariz romano tem uma curvatura exagerada nesta região, o que costuma causar um grande incômodo estético. Para sua correção, o médico retira trechos de ossos e cartilagem.

Aqui vale uma observação que serve para todos os tipos de narizes. Ao realizar uma rinoplastia masculina, os médicos tendem a deixar o dorso do nariz o mais reto possível. Afinal, essa é uma característica frequentemente associada à masculinidade.

No entanto, quando a paciente é uma mulher, os cirurgiões modelam o dorso para que ele tenha uma leve curvatura ascendente, ou seja, um dorso levemente fundo na parte superior e média do nariz, com aumento da projeção na ponta.

As diferenças nesta curvatura variam principalmente conforme a etnia da paciente e a harmonia com o restante do rosto. Tudo é planejado para que sua aparência fique muito natural, sem que a correção com a cirurgia plástica fique evidente.

Nariz adunco

Em narizes aduncos, temos uma ponte saliente e uma ponta curvada para baixo. Geralmente, a ponta curvada ganha mais evidência quando a pessoa sorri. Em alguns casos, encontramos também a giba dorsal.

Em narizes aduncos ou romanos, os médicos geralmente realizam a rinoplastia de redução. Esse método é caracterizado pela quebra ou raspagem do osso. O cirurgião também remove o excesso de cartilagem, o que permite a remodelagem desta região.

Como já mencionamos anteriormente, quando ocorre a queda da ponta do nariz, o cirurgião desliga a musculatura do nariz e a do lábio superior, para que a ponta do nariz não seja puxada para baixo conforme as expressões faciais do paciente.

Nariz de batata

O nariz de batata tem, como característica, o alargamento nas laterais e o achatamento na parte central. Por isso, ele é diferente do nariz largo, que mantém seu dorso alto.

Na maioria das vezes, essa estrutura nasal tira totalmente a harmonia da face e interfere esteticamente na forma como o nariz se projeta.

Então, para resolver o problema do nariz de batata, o cirurgião interfere diretamente na elevação do dorso do nariz, adicionando enxertos de ossos e cartilagens. Além de corrigirem a projeção, essas intervenções darão a impressão de que o nariz é mais fino.

Geralmente, também são feitas incisões nas narinas com a intenção de estreitar a base. Outra correção comum acontece na ponta, com enxertos que projetam esta região e alteram seu formato, reduzindo o arredondamento.

Nixon nose

Este é um dos tipos de nariz menos conhecidos. Inclusive, é possível que você nunca tenha ouvido a respeito dele. O nixon nose recebeu este nome porque Richard Nixon, um dos presidentes americanos, apresentava este formato de nariz.

O nixon nose se caracteriza pelo fato de que ele forma uma ponta muito projetada e seu dorso não é proporcional a esta projeção. Na verdade, ele se parece com uma figura alterada desproporcionalmente no Photoshop, em que a ponta foi esticada artificialmente, como em uma caricatura.

Na cirurgia plástica, a correção deste nariz pode exigir tanto a inserção de enxertos no dorso, para deixá-lo mais alto, quanto a redução da ponta e alinhamento da projeção.

Não é incomum que este tipo de nariz aponte para baixo. Neste caso, além das correções que já mencionamos, o médico também desliga o músculo desta região do músculo que comanda os movimentos do lábio superior.

Nariz torto

Existem diversas causas para o nariz torto, seja em formato de C ou de S. Ele pode ter essa sinuosidade naturalmente ou sofrer alguma deformação após traumas e lesões.

Na cirurgia para correção do nariz torto, o médico serra e reposiciona ossos e cartilagens, deixando-o o mais reto possível. Inclusive, muitas vezes, esta cirurgia é combinada à correção de desvio de septo.

Nariz bífido

Este é outro nome pouco conhecido, mas provavelmente você já viu várias pessoas com o nariz bífido. Quando isso ocorre, as cartilagens alares, ou seja, que ficam na ponta do nariz, não ficam unidas, formando uma ponta única.

Como existe um espaço entre essas duas cartilagens, o nariz fica com uma ponta dupla ou até mesmo com um contorno quadrado.

Quando esta alteração no formato é leve, deixando o nariz suavemente quadradinho, algumas pessoas consideram esta característica um charme. No entanto, em situações em que esse espaçamento é muito pronunciado, parece que o nariz apresenta realmente duas pontas, o que causa bastante incômodo.

A correção do nariz bífido depende da gravidade de cada caso. Naqueles pacientes em que o espaçamento é menor, uma correção simples na cartilagem pode solucionar o problema.

Já quando o nariz bífido é muito pronunciado, a correção exige uma osteotomia (corte e remodelagem de ossos), com a reconstrução da ponta do nariz.

Como é a anatomia do nariz?

Não importa em qual tipo de nariz o seu se encaixa, há certas características anatômicas comuns a todos eles. Vamos entendê-las? O nariz fica na área externa do corpo e possui um sistema estruturado para que a respiração (inspirar e expirar) seja possível.

Essa estrutura formada por ossos e cartilagens possui raiz, dorso, narinas, asas, columela e ápice. Além disso, o nariz é também o órgão que é responsável pelo olfato, ou seja, pela capacidade de sentir odores. A maior função do nariz é permitir que o fluxo de ar entre e saia dos pulmões.

Qual a simetria ideal de todos os tipos de narizes?

A simetria do nariz está intimamente relacionada ao que conhecemos como o rosto perfeito. No entanto, ainda que exista um padrão considerado como sendo esteticamente perfeito, cada rosto carrega características particulares.

Assim, antes da rinoplastia, o cirurgião plástico parte do princípio de que não é possível fazer um nariz
igual para todas as pessoas. Aliás, muito pelo contrário, é necessário observar caso a caso e avaliar todas as particularidades de cada indivíduo.

Para chegar ao plano cirúrgico perfeito, durante o exame clínico o médico considera não apenas o tamanho, como também as proporções do nariz e o conjunto do rosto.

Por isso, o sonho de ter o nariz perfeito, igual ao de determinada(o) atriz, ator, ou pessoa famosa, nem sempre é possível. Aliás, seu rosto provavelmente ficaria até estranho se você tivesse um nariz como o dele!

Por tudo o que vimos, ficou claro que a rinoplastia é uma solução para deixar o nariz mais bonito. Isso é possível sempre pensando no aprimoramento da fisionomia de cada paciente em particular.

É possível que você se sinta bem e mais confiante com a aparência do seu próprio nariz. Um cirurgião plástico capacitado terá a solução ideal para remodelar seu nariz e produzir um resultado harmônico e proporcional.

Agora que você já conhece os vários tipos de narizes, nós queremos saber: você sabia que existiam tantos tipos? Em qual deles você se encaixa? Pretende fazer (ou já fez) uma rinoplastia para melhorar a aparência do seu nariz? Conte pra nós deixando seu comentário no post!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)