Por estar no centro do nosso rosto, o nariz sempre está em evidência, sendo, portanto, uma das primeiras características que são observadas em nós. E isso independe dos tipos de narizes, eles sempre serão um destaque na face.

Infelizmente, nem todos se sentem felizes com todo esse protagonismo do nariz. Essas pessoas o veem mais como um defeito que não pode ser ocultado do que como algo que o torna único.

É exatamente para resolver isso que a rinoplastia existe! Trata-se de um processo cirúrgico que tem como objetivo intervir no formato do nariz tornando-o mais harmônico com o restante do rosto.

E se você deseja fazer uma rinoplastia, é essencial que conheça os tipos de narizes, e saiba em qual grupo seu nariz se encaixa. Isso é importante para obter a harmonização adequada ao seu perfil.

Sempre tenha em mente que a rinoplastia não tem a função de construir um nariz novo ou de apagar a sua etnia. Assim, essa cirurgia deve apenas proporcionar ao seu nariz mais harmonia com o restante do rosto.

Dessa forma, para se chegar ao resultado que você espera, sempre deve ser levada em conta a sua etnia e suas características individuais.

Quais são os tipos de narizes e suas características?

Existem diversos tipos de narizes, classificados de acordo com tamanho e formato, alguns sendo extremamente característicos de uma etnia específica.

Os mais comuns e conhecidos no território brasileiro são os asiáticos, negroides, caucasianos e ainda o nariz de batata.

Nariz Asiático

Esse tipo de nariz é curto, não possui seu dorso elevado e sua ponte é larga e baixa. Quando olhamos para narizes asiáticos, temos a impressão de “nariz amassado”, isso acontece devido às narinas largas e ao formato arredondado que possuem na ponta.

A rinoplastia de projeção de ponta é a mais indicada em casos como esse. Esse procedimento se torna possível através da rinoplastia de aumento, feita através de enxertos. Dessa forma, o cirurgião plástico pode moldar o nariz, ajustar altura, afinar largura e, com isso, valorizar o dorso.

Nariz Negroide

Narizes do tipo negroide possuem base e narinas mais largas, dorso curto e ponta arredondada, se assemelhando ao asiático. Nesses casos, a rinoplastia é recomendada para quem pretende dar um aspecto mais fino e desenhado para o nariz.

A rinoplastia utilizada nesses casos é a de projeção de ponta, exatamente como a do asiático. São adicionados enxertos na estrutura do nariz para desfazer o aspecto de nariz redondo e curto. Geralmente, são feitas incisões para diminuição das narinas.

Nariz Caucasiano

Os narizes caucasianos, no geral, são altos e estreitos, possuem a pele fina e cartilagens fortes. Esse tipo de nariz está dividido em dois subgrupos:

Romano

Esse tipo é caracterizado pelo excesso de osso e cartilagem no dorso, ou giba dorsal, formando uma protuberância que fica destacada quando se está de perfil.

Adunco

Em narizes aduncos temos uma ponte saliente e uma ponta curvada para baixo. Geralmente a ponta curvada ganha mais evidência quando a pessoa sorri, em alguns casos encontramos também a giba dorsal.

Em narizes aduncos ou romanos, geralmente é indicada a rinoplastia de redução, esse método é caracterizado pela quebra ou raspagem do osso. O excesso de cartilagem também é removido dando espaço para que o cirurgião possa remodelar a região.

Quando existe a queda da ponta do nariz, é também realizada uma quebra entre a musculatura do nariz e a do lábio superior.

Nariz de batata

Esse é, entre os tipos de narizes que tende a ser alargado nas laterais e achatado no meio. Na maioria das vezes, essa estrutura nasal tira totalmente a harmonia da face e interfere esteticamente na forma que o nariz se projeta.

Para resolver o problema do nariz de batata, o cirurgião vai interferir diretamente na elevação do dorso do nariz por meio de enxertos. Essas intervenções darão a impressão de que o nariz é mais fino.

Geralmente, também são feitas incisões nas narinas com a intenção de estreitar a base, e ainda podem ser adicionados enxertos na ponta para criar um nariz mais projetado.

Como é a anatomia do nariz?

Não importa em qual tipo de nariz o seu se encaixa, há certas características anatômicas comuns a todos eles. Vamos entendê-las? O nariz fica na área externa do corpo e possui um sistema estruturado para que a respiração (inspirar e expirar) seja possível.

Essa estrutura formada por ossos e cartilagens possui raiz, dorso, narinas, asas, columela e ápice. Além disso, o nariz é também o órgão que é responsável pelo olfato, ou seja, pela capacidade de sentir odores. A maior função do nariz é permitir que o fluxo de ar entre e saia dos pulmões.

Qual a simetria ideal de todos os tipos de narizes?

A simetria do nariz está intimamente relacionada ao que conhecemos como o rosto perfeito. No entanto, ainda que exista um padrão considerado como sendo esteticamente perfeito, cada rosto carrega características particulares.

Assim, antes da rinoplastia, o cirurgião plástico parte do princípio de que não é possível fazer um nariz
igual para todas as pessoas. Aliás, muito pelo contrário, é necessário observar caso a caso e avaliar todas as particularidades de cada indivíduo.

Para isso, durante o exame clínico, ele leva em consideração não apenas o tamanho, como também proporções do nariz.

Por tudo o que vimos, ficou claro que a rinoplastia é uma solução para deixar o nariz mais bonito. Isso é possível sempre pensando no aprimoramento da fisionomia de cada paciente em particular. Dito isso, o sonho de ter o nariz perfeito, igual ao de determinada(o) atriz, ator, ou pessoa famosa, nem sempre é possível. Porém, é possível que você se sinta bem e mais confiante com a aparência do seu próprio nariz.

Agora que você já conhece os vários tipos de narizes queremos saber: você sabia que existiam tantos tipos? Em qual deles se encaixa? Pretende fazer (ou já fez) uma rinoplastia para melhorar a aparência do seu nariz? Conte pra nós deixando seu comentário no post!