Fale Conosco Pelo Whatsapp

Embora a maternidade não seja compulsória e um número cada vez maior de mulheres decida não ter filhos, o fato é que outras decidem adiar inúmeros planos para depois de uma possível gestação, mesmo que ainda seja no futuro.

A cirurgia plástica está, provavelmente, entre os planos mais adiados devido à possibilidade de uma futura gravidez. Afinal, — muitas mulheres pensam — por que fazer um procedimento agora se o corpo pode mudar drasticamente durante a gestação?

Se você é uma dessas mulheres, este é o post que irá ajudá-la a tomar uma decisão. Vamos explicar quais são as cirurgias plásticas que não terão seu resultado alterado durante e após a gravidez, bem como aquelas que realmente vale a pena esperar.

Então, vamos descobrir essas respostas? Continue a leitura.

Cirurgias para fazer antes da gestação

Existem inúmeras cirurgias plásticas que você pode fazer antes e uma gestação. Afinal, quando optamos por um desses procedimentos, queremos nos sentir mais confortáveis com o nosso corpo ou rosto. Se podemos ter este benefício agora, por que esperar?

Por isso, fizemos uma lista com as principais cirurgias plásticas que você pode fazer tranquilamente antes da gestação, pois as mudanças que o corpo pode sofrer não alteram o resultado desses procedimentos. Veja a seguir.

Rinoplastia

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas que você pode fazer antes de uma gravidez. Afinal, ela corrige o nariz que, em hipótese alguma, será alterado por mudanças que o corpo da mulher sofre enquanto um bebê se desenvolve em seu ventre.

Uma das vantagens de fazer a rinoplastia antes da gestação é o fato de que você terá um pós-operatório mais tranquilo, sem precisar se preocupar com os cuidados que uma família com filhos exige.

Por mais que a rinoplastia seja uma cirurgia segura, o pós-operatório dela não está entre os mais agradáveis. O nariz é a parte do rosto que mais incha, o nariz fica entupido, a paciente precisa usar curativos, splints ou talas.

Tenha a certeza de que, para quem tem filhos, lidar com tudo isso e também com as demandas de uma casa, tudo isso é mais complicado. Então, se você ainda está livre, leve e solta, sem essas preocupações, esse é o melhor momento para fazer sua rinoplastia.

Otoplastia

A otoplastia é outra cirurgia plástica que você pode fazer sem qualquer receio antes da gestação. Mais uma vez, trata-se de uma área do corpo que não sofrerá alterações na gravidez.

Inclusive, talvez você não saiba, mas o pós-operatório da otoplastia é um dos mais rápidos e tranquilos entre todas as cirurgias plásticas. Em poucos dias, a pessoa já tem um resultado muito semelhante ao que ela obterá ao final do processo de cicatrização.

Diferentemente de outras cirurgias, em que você precisa se afastar do trabalho por 2 semanas ou mais, isso não ocorre na otoplastia. Em cerca de 2 a 4 dias, boa parte dos pacientes retorna às suas atividades normais, desde que não exijam esforço, não envolvam exercícios físicos e permitam a utilização da faixa pós-cirúrgica.

Embora esse período seja a média, sempre vale a pena lembrar que seu repouso será estabelecido pelo médico, conforme seu ritmo de recuperação. Este ritmo é determinado por características individuais e pelo seu cuidado no pós-operatório. Portanto, ele pode ser um pouco maior.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é outra cirurgia plástica que você não precisa esperar para fazer. Trata-se de um procedimento eficaz, cujos resultados não se alterarão durante a gravidez. Isso acontece porque, neste procedimento, as células de gordura de um determinado local serão simplesmente eliminadas.

A maioria das células de gordura que todos nós temos hoje, seja aos 30, 40 ou 80 anos, se formaram ao longo da infância e adolescência. Na idade adulta, esse número tende a permanecer estável. Quando engordamos, não é porque o número dessas células aumenta, mas porque as que já existiam incham, aumentam seu volume.

Assim, quando o médico realiza uma lipoaspiração, ele retira a maioria das células de gordura de uma área do corpo ou até de várias regiões. As células que ainda sobram ficam tão danificadas que acabam morrendo ou perdem sua capacidade de inflar novamente.

Portanto, mesmo que uma mulher aumente seu peso durante a gestação, a área operada não terá acúmulo de gordura. O crescimento das células pode ocorrer em outras regiões do corpo, mas não nessa. Outros problemas estéticos, como a flacidez, não dependem de uma lipoaspiração para sua solução.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é outra cirurgia que você pode fazer sem receio antes da gestação. Afinal, o resultado deste procedimento é definitivo, a gravidez não altera características da prótese e ela não impede a amamentação.

Algumas mulheres relatam que, depois do silicone, não conseguiram amamentar. Porém, o que elas não sabem é que uma parte das mulheres que nunca colocaram prótese nos seios também não conseguem amamentar.

Isso não ocorre devido à presença da prótese. Por mais que isso frustre o sonho de alimentar o bebê, entre 5 e 10% das mulheres são fisiologicamente incapazes de amamentar. Isso ocorre com ou sem silicone.

Então, a única recomendação que nós damos às pacientes é quanto ao seu planejamento. Se ela realmente pretende engravidar em breve, nos próximos 2 anos, vale a pena esperar para fazer uma cirurgia nas mamas depois.

No entanto, se ela não tem nem ideia de quando pretende engravidar ou planeja este acontecimento para daqui a 3, 5 ou 10 anos, geralmente é melhor operar agora e ainda aproveitar alguns bons anos com o corpo que sempre sonhou.

Além disso, é importante observar o local de incisão para a inserção da prótese. Atualmente, a melhor opção é o sulco inframamário, pois para abrir a passagem, o médico não precisa cortar nenhum duto lactífero e nem a glândula mamária.

Se o médico utiliza outra incisão, como a periareolar, esses cortes podem ocorrer. Desta forma, a cirurgia poderia prejudicar a amamentação no futuro. Porém, se a incisão é a inframamária, isso não acontece.

Cirurgias plásticas que requerem cuidado antes da gestação

Existem algumas poucas cirurgias que requerem mais cuidado antes de uma gestação. As principais são a abdominoplastia, mamoplastia redutora e mastopexia, também conhecida como lifting de mamas. Vamos entender melhor por que pensar antes de tomar esta decisão:

Abdominoplastia antes da gestação

Uma das cirurgias plásticas que mais requerem cuidado antes de uma gestação é a abdominoplastia. Afinal, nós sabemos que inevitavelmente a pele do abdômen se estende durante a gravidez e até mesmo os músculos se afastam para que o bebê tenha espaço para seu crescimento.

Porém, precisamos destacar alguns pontos importantes. O primeiro é o de que não é impossível engravidar depois da abdominoplastia e a cirurgia não prejudica, de forma alguma, a gestação. Também não é necessário se preocupar com o bebê, que se desenvolve normalmente. Tanto os órgãos quanto a pele e os músculos se adaptam perfeitamente.

O que pode acontecer é que, devido ao crescimento do bebê, a pele se estende. Então, após o nascimento, a mulher pode ter um novo quadro de flacidez e, para corrigi-lo, precisará fazer outra cirurgia plástica.

Ainda assim, atualmente, é relativamente comum fazer abdominoplastia antes da gestação. Isso ocorre especialmente depois que a mulher eliminou muito peso, seja com hábitos saudáveis ou devido a uma cirurgia bariátrica. Afinal, não faz sentido ficar esperando anos para corrigir a flacidez após grandes emagrecimentos.

Os cirurgiões recomendam apenas que a mulher espere preferencialmente cerca de 2 anos para engravidar após a abdominoplastia. Este é o tempo necessário para completar o processo de cicatrização e os tecidos podem se alterar novamente com mais segurança.

Porém, os médicos sabem que este é o cenário ideal e que a vida nem sempre segue este script. Mulheres engravidam até mesmo quando não estão planejando. Então, se este for o seu caso, tome todos os cuidados para não engravidar. Se ocorrer, procure controlar seu peso e tenha a segurança de que seu bebê se desenvolverá sem contratempos.

Mastopexia ou mamoplastia redutora antes da gestação

Da mesma forma que no item anterior, algumas mulheres entendem que, após grandes emagrecimentos, elas têm todo o direito de eliminar os excessos de pele e tecido para deixar as mamas firmes e no tamanho adequado.

Quando a mulher deseja apenas levantar os seios, ela pode optar pela mastopexia. Para reduzi-los, a cirurgia mais adequada é a mamoplastia redutora. Ambas podem acontecer com ou sem a colocação de próteses de silicone.

Já vimos que a prótese não interfere em nada em uma futura amamentação. Afinal, o médico posiciona o implante atrás da glândula mamária ou até mesmo por trás do músculo, ou seja, ele não interfere na produção ou na qualidade do leite.

Porém, diferentemente da mamoplastia de aumento, nessas cirurgias o médico realmente altera a estrutura da mama. Ele retira tecidos, remodela o seio e, nesse processo, tanto a glândula mamária quanto os dutos que levam o leite até o bico do seio são cortados e interrompidos. Portanto, as chances de a mulher não conseguir amamentar são grandes.

Além disso, as próprias aréolas são reposicionadas. Isso significa que toda a anatomia dos dutos que secretam o leite sofre alterações, tornando a amamentação praticamente inviável. Portanto, ao tomar a decisão, a mulher precisa fazer uma escolha — corrigir os seios imediatamente e optar por não amamentar ou aguardar para fazer a correção depois que as crianças passarem desta fase da vida.

Cirurgias plásticas para fazer depois da gestação

Finalmente, nós temos algumas cirurgias plásticas altamente recomendadas após a gestação. Muitas mulheres manifestam os mesmos descontentamentos depois de gestar, parir e amamentar o bebê: flacidez nos seios e barriga, estrias, aumento da circunferência abdominal, diástase…

Por isso, existe um conjunto de cirurgias plásticas que recebe o nome de mommy makeover. Embora ele seja personalizado de acordo com a necessidade de cada mulher, costuma incluir lipoaspiração, mastopexia e abdominoplastia, além de alguns procedimentos adicionais.

Mas afinal, quando a mulher pode fazer o mommy makeover? Ela deve planejar a cirurgia para o momento que não pretende mais engravidar, cerca de 6 meses após encerrar a amamentação do bebê mais novo.

Esses 6 meses são suficientes para que o organismo entenda que não precisa mais produzir leite, o que fará com que ele regularize hormônios e os seios assumam seu tamanho e formato finais. Desta forma, o médico consegue fazer o planejamento da cirurgia de forma realista e calcular os resultados com mais precisão.

Gostou da ideia de fazer uma “reforma” no corpo após a gravidez? Quer saber mais sobre essas cirurgias? Então, continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre o mommy makeover.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)