Fale Conosco Pelo Whatsapp

A realização de cirurgias plásticas sempre envolve questões e decisões altamente pessoais. Esses procedimentos podem ser motivados por uma variedade de razões, desde a correção de deformidades congênitas até o desejo de rejuvenescer a aparência.

As preferências e necessidades tendem a mudar com a idade, refletindo as preocupações específicas de cada fase da vida. Então, neste post, decidimos contar a você quais são as cirurgias plásticas mais populares em diferentes etapas.

Embora nossa experiência em clínica de cirurgia plástica já traga uma visão muito semelhante à que vamos apresentar aqui, destacamos que esses dados não se baseiam apenas na nossa percepção.

Grande parte desses dados foram coletados no mundo inteiro e condensados em um relatório anual divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) em 01 de setembro de 2023. Portanto, eles revelam o comportamento das pessoas em diferentes países, assim como nas diversas faixas etárias.

Esses dados se referem a cinco procedimentos ou cirurgias plásticas: mamoplastia de aumento, rinoplastia, lipoaspiração, aplicação de Botox e tratamentos não cirúrgicos com a finalidade de emagrecimento.

Porém, como à medida que as pessoas avançam para faixas etárias, elas passam a necessitar de outros procedimentos que não estão nesta lista inicial, completamos esses dados a partir da nossa experiência de décadas na realização de cirurgias plásticas.

Ficou curioso para saber os resultados? Então, continue a leitura!

Cirurgias plásticas mais realizadas até os 17 anos

A cirurgia plástica mais realizada entre crianças e adolescentes até 17 anos é a rinoplastia. Em todo o mundo, foram 33 mil procedimentos para correção do nariz nesta faixa etária, apenas no ano de 2022.

Infelizmente, muitos adolescentes chegam à clínica de cirurgia plástica motivados não só por sua vontade de alterar o nariz. São frequentes, tanto em pacientes jovens de rinoplastia quanto de otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) a ocorrência de bullying.

Depois da rinoplastia, a cirurgia plástica que os adolescentes de até 17 anos mais realizam no mundo é a lipoaspiração. Não temos como saber se, no Brasil, eles também recorrem a este procedimento nesta idade.

O fato é que, no mundo, ocorreram mais de 25 mil lipoaspirações em adolescentes de até 17 anos em 2022. Porém, vale a pena destacar que esta faixa etária é responsável por 1,1% das lipoaspirações que aconteceram neste período.

Finalmente, completando o top 3 das cirurgias plásticas mais realizadas por jovens de até 17 anos está a mamoplastia de aumento, ou seja, o procedimento para colocar silicone. Ao redor do mundo, ocorreram mais de 21 mil procedimentos.

No Brasil, os médicos tomam muito cuidado para não colocar silicone em adolescentes antes que o desenvolvimento de suas mamas esteja concluído. Isso ocorre, geralmente, entre os 16 e 18 anos de idade.

Cirurgias plásticas mais realizadas dos 18 aos 34 anos

Porém, quem esperou até os 18 anos para colocar silicone, aparentemente não espera nem um minuto a mais! Você tem ideia de quantas mamoplastias de aumento ocorreram no ano de 2022, entre esta faixa etária? Quase 1 milhão e 200 mil!

Realmente, nós vemos esta realidade diariamente na clínica. Mulheres jovens, naquela fase em que mais estão curtindo a vida, nos procuram para aumentar os seios. Elas estão insatisfeitas com o volume atual e querem um contorno corporal mais sensual.

Em segundo lugar, dos 18 aos 24 anos, os pacientes buscam a lipoaspiração, com 980 mil operações registradas. Tanto homens quanto mulheres recorrem a este procedimento para eliminar a gordura localizada, embora elas ainda sejam a maioria dos pacientes.

Finalmente, em terceiro lugar, nós temos a rinoplastia, com quase 700 mil procedimentos registrados. Mais uma vez, tanto homens quanto mulheres fazem a correção do nariz com finalidade estética.

Cirurgias plásticas mais realizadas dos 35 aos 50 anos

Entre os 35 e os 50 anos, o número de mamoplastias de aumento cai. Em compensação, a lipoaspiração assume o lugar mais alto do pódio, com mais de um milhão de procedimentos realizados.

Nós conseguimos imaginar os motivos, pois acompanhamos milhares de pessoas com uma rotina atarefada, sem tempo para praticar exercícios com a regularidade ideal e com dificuldades também para se alimentarem de forma saudável.

Além disso, a partir dos 40 anos o metabolismo começa a desacelerar. A mesma rotina que antes era suficiente para manter o peso estável já não consegue evitar a formação de depósitos de gordura.

Assim, a pochete aumenta e o culote também. Em algumas pessoas, a papada prejudica o contorno do rosto, a gordura salta ao lado da axila, entre tantas situações que revelam a dificuldade para eliminá-la.

Ao mesmo tempo, as pessoas percebem que, independentemente de uma dieta restrita e da prática de exercícios, elas até conseguem emagrecer, mas não eliminam esses depósitos de gordura.

Por isso, elas recorrem à lipoaspiração em diversas partes do corpo para melhorar o contorno corporal, reduzir medidas e se sentirem mais satisfeitas com a própria silhueta.

O relatório da ISAPS destaca ainda que, em segundo lugar, nesta faixa etária, temos a mamoplastia aumento. Em terceiro, a rinoplastia.

Porém, falando da realidade brasileira, percebemos que nesta faixa etária acontecem muitos procedimentos de lifting, especialmente entre as mulheres que já tiveram alguma gestação.

Talvez eles tenham sido mapeados pela ISAPS mas, em seu relatório, eles decidiram exibir as estatísticas apenas dos 5 procedimentos que escolheram, em todas as idades.

Então, com base em nossa experiência em cirurgia plástica, nós podemos destacar que, entre os 35 e 50 anos, ocorrem muitas cirurgias de:

Mastopexia

A mastopexia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas porque soluciona uma das maiores angústias de mulheres que já são maduras, quer tenham tido filhos ou não ― a flacidez dos seios.

Com o tempo, fatores como gravidez, amamentação, mudanças de peso e simplesmente o processo natural de envelhecimento podem levar à perda de elasticidade da pele, fazendo com que os seios percam sua forma e firmeza.

Na mastopexia, o médico remove o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário, resultando em seios elevados e com aparência mais jovem. Em alguns casos, o procedimento pode ser combinado à inclusão de próteses mamárias. Assim, é possível melhorar a forma dos seios ou até mesmo aumentar seu volume.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa remover o excesso de pele da região da barriga e, em muitos casos, restaurar os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e firme.

É especialmente benéfica para mulheres que, devido à gravidez, têm oscilações significativas de peso ou envelhecimento, têm flacidez na região do abdômen.

Também existem pacientes do sexo masculino que realizam a abdominoplastia. Eles, na maioria das vezes, recorrem ao procedimento após passarem por um processo drástico de emagrecimento.

A abdominoplastia pode variar em sua extensão, desde mini-abdominoplastias até procedimentos mais complexos. Afinal, esta definição depende da quantidade de pele que o médico precisa retirar. Por sua vez, essa extensão varia conforme o grau de flacidez.

No caso das mamães, a abdominoplastia também pode ser essencial para corrigir a diástase ― afastamento dos músculos do centro do abdômen.

Mommy makeover

O termo mommy makeover, traduzido para o português como “transformação da mamãe”, refere-se a uma combinação personalizada de procedimentos cirúrgicos destinados a restaurar ou melhorar o corpo de uma mulher após as mudanças físicas decorrentes da gravidez e amamentação.

Embora os procedimentos do mommy makeover de cada mulher sejam definidos de acordo com suas necessidades, os mais comuns são:

  • abdominoplastia: remove o excesso de pele e promove a tonificação e alisamento do abdômen, além de restaurar a posição dos músculos abdominais;
  • mamoplastia de aumento ou redução: restaura ou melhora o volume e a forma dos seios quando a mulher não apresenta flacidez mamária;
  • mastopexia: lifting de mamas para levantar seios caídos ou flácidos;
  • lipoaspiração: remove depósitos de gordura indesejados em várias áreas do corpo.

A combinação exata dos procedimentos varia de acordo com as necessidades e desejos individuais da paciente. O objetivo é ajudar as mulheres a se sentirem mais confiantes e satisfeitas com seus corpos após as transformações que a maternidade pode trazer.

Cirurgias plásticas para rejuvenescimento facial

A partir dos 40 ou 45 anos, também começam a surgir no consultório as pessoas que desejam reverter alguns sinais de envelhecimento facial. Embora elas também procurem procedimentos não invasivos, muitas já entenderam que precisam de cirurgias para corrigir alguns incômodos estéticos.

Segundo o relatório da ISAPS, ocorreram mais de 250 mil cirurgias relacionadas ao rejuvenescimento facial no ano de 2022. Esses procedimentos se dividem entre os 40 e 50 anos e também as faixas etárias posteriores.

Procedimentos mais realizados entre os 51 e 64 anos

Como explicamos no início, a estatística divulgada pela ISAPS mostra 5 procedimentos específicos. Portanto, à medida que nos aproximamos das faixas etárias mais avançadas, essa estatística não é suficiente para representar a realidade.

Nós sabemos que, a partir dos 51 anos, realmente a quantidade daqueles procedimentos mencionados cai muito. Porém, aumenta a procura por cirurgias plásticas que revertem o efeito do envelhecimento, especialmente sobre o rosto.

Portanto, a partir dos 51 anos, aumenta a quantidade de cirurgias como a blefaroplastia, que elimina a flacidez das pálpebras, bolsas de gordura na região dos olhos, pode amenizar olheiras, entre outros sinais de envelhecimento relacionados ao rosto.

Outra cirurgia bastante comum após os 51 anos é a ritidoplastia, ou seja, o lifting facial. Isso significa que muitos pacientes percebem como a passagem de tempo causou um impacto profundo na estrutura da face, que precisa de uma intervenção que inclua posicionamento de músculos, eliminação da flacidez e preenchimento.

Agora você já sabe quais são as cirurgias plásticas mais realizadas em cada faixa etária. E você, já realizou algum desses procedimentos? Tem vontade de fazer algum deles e investir no seu rejuvenescimento?

Então, acesse os canais de contato neste site e agende sua avaliação com nossos especialistas. Eles certamente ajudarão você a recuperar a aparência desejada e a autoestima.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)